Resenha: Vilão - V.E. Schwab

quinta-feira, 3 de outubro de 2019



Título: Vilão
Autora: V.E. Schwab
Classificação: 4.4 [Skoob]
Páginas: 364
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção Científica, Adulto, Paranormal, Urban Fantasy

4.5
Victor Vale ficou preso por 10 anos, até conseguir fugir e finalmente tentar ir atrás da pessoa que causou a maior reviravolta em sua vida, seu antigo amigo, agora inimigo, Eli Cardale.
Os dois foram atraídos pela ambição de ser algo mais, e fazer a diferença, ao descobrirem através de uma experiência, como as pessoas chamadas de EO, ExtraOrdinárias, apareciam subitamente com poderes paranormais. Porém após essa descoberta, algo acontece que leva a prisão de Victor, e o momento de glória de Eli, já que agora, 10 anos depois, ele é praticamente considerado um heroi na cidade, que além de ajudar a polícia, secretamente está caçando os EOs existentes, e aniquilando-os, já que considera essas pessoas aberrações que não foram criadas de forma natural.
Se Eli era um heroi, e Victor estivesse determinado a pôr um fim nele, aquilo fazia dele o vilão?
E por mais que foram amigos no passado, agora cada um conta com um aliado diferente para atingirem seus objetivos, Eli com a misteriosa Serena que tem uma habilidade bem peculiar, ao qual ele faz um belo uso dela. E Victor, com seu parceiro de cela, Mitch, e a pequena Syd que surge em seu caminho e se prova de grande ajuda, já que parecia que seus destinos estavam praticamente interligados.
"das ruínas das prisões que nós mesmos construímos...Trazemos... ruínas... a... tudo... que tocamos."
Para compreender toda essa história criada pela V.E. Schwab teremos capítulos intercalados entre todos os personagens principais, além de capítulos que se dividem entre o passado e o presente, já que temos que conhecer a história de Victor & Eli, e COMO eles chegaram ate aquele ponto de um odiar o outro, além de também saber como está o desenrolar do enredo depois da fuga de Victor, e o que ele vai fazer para encontrar Eli.
Ódio era uma palavra simples demais. Ele e Eli estavam ligados um ao outro, por sangue, morte  e ciência. Eles eram iguais, agora mais do que nunca. E Victor sentia falta de Eli. Queria vê-lo sofrer. Queria ver a cara de Eli quando ele o preenchesse de dor. Queria chamar sua atenção.
Vilão foi uma bela surpresa pra mim, eu apenas li um livro da autora, que foi "Um Tom Mais Escuro de Magia", e apesar de eu ter gostado muito, esta leitura tem um peso diferente na história. Aqui Schwab mistura o scifi com fantasia, e traz personagens profundos e muito bem construídos. Eu me apaixonei total pelo Victor, Mitch e Syd, acho que foi um squad muito bem balanceado e fez a leitura ser bem mais prazerosa. E apesar de ter amado toda a vibe de super poderes dos personagens, todas características pessoais e envolvimento deles, o livro não ganhou minhas cinco estrelas pelo simples motivo de "flashbacks"... por mais que fosse totalmente necessário ter as intercalações entre passado/presente, para conhecer mais sobre os dois personagens principais, depois que descobrimos a causa/motivo do resultado dos acontecimentos do presente, novos flashbacks perdem totalmente o peso, e deixam a história densa. Sendo assim, depois que já sabemos de tudo, só necessitava do desenrolar da história atual, e não de mais flashbacks aleatórios.

Mesmo com essas ressalvas a história é muito boa, e traz um final praticamente perfeito, o que pra mim descartava uma continuação, apesar de que já existe um segundo livro, e possivelmente um terceiro. Aqui eu também acostumei um pouco com a escrita arrastada da Schwab, ela caminha bem devagar para o ponto alto da história, praticamente um slow-burn, para nos dar o BAM final do que todos aqueles acontecimentos resultariam.

Sendo assim convido vocês a conhecerem um pouco mais sobre Vic e Eli, e todos os outros personagens criados pela Schwab, e apreciarem essa narrativa tensa mas satisfatória.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.