Resenha: O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick

quinta-feira, 31 de outubro de 2019


Título: O Homem do Castelo Alto
Autora: Philip K. Dick
Classificação: 3.6 [Skoob]
Páginas: 312
Editora: Aleph
Gênero: Ficção Científica, Distopia

4.5
Em um universo no qual o Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e quem domina os continentes são a Alemanha nazista e o Japão, iremos acompanhar uma pequena parte da vida de alguns personagens que estão vivendo nesse mundo, e mesmo com vários absurdos acontecendo precisam aceitar aquele regime, pois aquela era a realidade deles.

No meio disso tudo, nos deparamos também com um livro que circula pela história, onde um autor escreveu sobre um mundo onde a Alemanha e Japão perdem a II Guerra, e detalha como seria o sistema se os países Aliados tivessem ganhado, gerando mil indagações para os personagens que leram o livro.

A maioria dos livros que li que retratam um novo mundo comandado pela Alemanha nazista, normalmente me deparo com algum tipo de revolução, sendo o plot principal, para mudar tudo aquilo. Porém, finalmente encontrei algo totalmente diferente em O Homem do Castelo Alto. Aqui somos apresentados a várias barbaridades que foram consolidadas com a perda dos Aliados na Guerra, e ficamos apenas chocados e horrorizados com o que passa a ser considerado certo e errado ali. A população que conhecemos não está fazendo algo para mudar a história, do mesmo modo que nós aceitamos, e muito bem, o regime do mundo após a Segunda Guerra, os personagens se adaptaram e aceitam sua realidade.


Philip K. Dick trouxe uma experiência singular pra mim, principalmente porque apesar de mostrar cotidianos de personagens totalmente diferentes, chega um ponto que você fica interessado em acontecimentos que só iremos presenciar através de hipóteses da nossa própria mente. A magia de deixar o leitor criar suas teorias. E além disso novamente o autor abrangeu a filosofia, em alguns protagonistas o assunto sendo mais profundo e em outros nem tanto, mas de um certo modo que quase fez minha mente dar pane no sistema, especificamente no final. Sempre chega o ponto quando começamos questionar a realidade de  tudo que lemos, fica até confuso.

O Homem do Castelo Alto é um livo que divide arcos em um mesmo universo, e aprofunda o pensamento e a natureza humana em várias situações dentro dele.

Indicados para os fãs de ficção científica, que precisam de algo rápido pra ler, já que achei a história bem fluida. Lembrando que o livro foi adaptado para série de TV pela Amazon Prime, e até o momento tem três temporadas.

Um comentário :

  1. Oi
    não conhecia esse livro, parece ser interessante ver um outro lado da história e não sabia nem da existência de uma série, gostei da dica.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.