Resenha: Manipuladores de Sombras [Shadowshaper #1] - Daniel José Older

segunda-feira, 7 de outubro de 2019


Título: Manipuladores de Sombras #01
Autor: Daniel José Older
Classificação: 4.0 [Skoob]
Páginas: 304
Editora: Fantástica Rocco
Gênero: Fantasia


Sierra Santiago já tem todos os planos pronto para as férias de verão, passar um tempo com seus amigos e terminar de pintar seu dragão em um prédio abandonado do Brooklyn. Sua família sempre esteve envolvida no meio da arte, e para ela, pintar é uma de suas coisas preferidas. Apreciando os murais que tem espalhados por seu bairro ela começou a notar coisas diferentes neles, alguns parecem que estão se desbotando mais rápido do que deveria, e por mais incrível que isso possa parecer ela jura que viu um deles chorando. 


Seu avô sofreu um AVC e não tem falado mais nada coerente, e de vez em quando tem alguns lapsos de lucidez, e justo em um desses momentos ele pede a sua neta que termine o mais rápido possível seu mural, e comenta que desde que Lucera desapareceu, ela e sua família estão em perigo, mesmo ela não sabendo quem é Lucera. Robbie é um garoto que estuda em sua escola e tem o mesmo amor pela arte, e surpreendentemente será a pessoa que a ajudará a terminar seu mural, e que lhe explicará o que é ser um Manipulador das Sombras. 

Quando o livro começa Sierra não sabe o que é ser um Manipulador de Sombras, e até para quem está lendo e não leu a sinopse tudo é muito confuso, esse leitor vai descobrir junto dela o que é esse universo e como as coisas ocorrem ali.
— A magia é mais forte se você desenhar. Porque você está, tipo, mais conectado com o seu próprio desenho, e os espíritos ficam mais fortes com essa conexão.
Um Manipulador de Sombras é alguém que consegue enxergar mais que as outras pessoas, ele consegue ver espíritos, além de tudo conectá-los as suas pinturas e ali eles podem se mover e se expressar novamente. Sendo assim quando o famoso vilão surge, Sierra já consegue dominar um pouco essa técnica, e  junto com Robbie e seu dragão irão lutar contra ele.


Uma história inovadora e cheia de ação, no começo foi bem confuso e lento para mim, pois assim como Sierra eu não sabia o que era ser um Manipulador de Sombras e descobri conforme as páginas foram passando, mas assim que fui conhecendo mais o universo criado pelo Daniel José Older fui me apaixonando pela narrativa criada. Cada desenho, cada cor, cada movimento criado foi me envolvendo, e lá estava eu querendo saber quem é Lucera e porque precisávamos tanto encontrá-la. (Me senti parte da história)

Sem leite o suficiente. Não era clara o bastante. Morena. Negra. Não importa o que ela fizesse, aquela vozinha se esgueirava de volta, persistente insatisfeita.
Sem o suficiente.
Naquele dia, ela resolveu olha para o espelho ameaçadoramente e dizer:  Eu sou Sierra María Santiago. Eu sou quem eu sou. O suficiente.
Sierra é latina e eu amei essa representatividade no livro, gostei dela ter cabelos crespos e não se importar do modo rebelde como é narrado. Ela tem a personalidade forte, e não se deixou abater depois de descobrir que todos os homens de sua família sabiam sobre os manipuladores e ela por ser menina foi deixada no escuro. Definitivamente foi uma verdadeira heroína com seu dragão ao lado combatendo tudo e todos.

Uma leitura recomendada para fãs de aventura e que procuram algo novo.  





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.