Resenha: Guerra Sem Fim - Joe Haldeman

quinta-feira, 25 de julho de 2019


Título: Guerra Sem Fim
Autora: Joe Haldeman
Classificação: 4.4 [Skoob]
Páginas: 360
Editora: Aleph
Gênero: Ficção Científica, Guerra

William Mandela é um jovem que acaba de ser convocado para uma Guerra Espacial. Antes de finalmente travar algum tipo de batalha com a raça extraterrestre, ele irá passar por todos os modos possíveis de treinamento para poder sobreviver fora da Terra, além de aprender técnicas de combate, e como utilizar as  melhores, e tecnológicas máquinas e trajes que existiam.

Apesar de passar por todos os treinamentos físicos, a resistência corporal não é a unica que irá ficar abalada com a Guerra, os soldados ainda precisam superar psicologicamente os horrores que vão passar durante o tempo que ficarão fora sem saber quando vai voltar, ou SE isso pode acontecer. E como se isso não fosse o suficiente eles ainda precisam tentar se adaptar rapidamente com a dilatação temporal, pois para eles podem ter passado meses, só que na Terra pode ter sido anos e até séculos, o que resulta em uma grande evolução da humanidade e do Governo, algo que não presenciaram a criação, ou até mesmo o desenvolvimento de tudo.
Então, que diabos é você, nós, eu?, indagou o outro lado. Um professor de física especialista em solda no vácuo e amante da paz arrebatado pelo ato de conscrição de Elite e reprogramado para ser uma máquina mortífera. Veja só, eu matei e gostei.



Joe Haldeman trouxe para sua obra as próprias experiências que passou durante a Guerra do Vietnã, trazendo um personagem, que como ele mesmo, foi obrigado a ir para Guerra lutar com um inimigo "invisível", mas claramente achando que estava fazendo o certo pela nação. Durante todo o livro percebemos o quão William Mandela está preso a Guerra, já que quando tem a oportunidade de voltar para casa, a adaptação com as drásticas mudanças é praticamente intragável, sendo assim ele é arrastado novamente para o espaço, como se lutar fosse a única coisa que soubesse fazer, a Guerra Espacial ERA a única coisa que conhecia.

Outra coisa super interessante são as explicações científicas e matemáticas para tudo o que ocorre na história, já que como o autor, o personagem é um Físico, sendo assim todos os cálculos e resoluções sobre o espaço são explicadas detalhadamente nos fazendo acreditar que aquilo tudo é REAL, e POSSÍVEL, te prendendo totalmente ao que está acontecendo.

Além disso são abordados mil assuntos que englobam não só as batalhas, mas também a humanidade em si e seu comportamento girando em torno de várias situações. Fala sobre governantes, e claramente que as Guerras sendo fictícias ou históricas é um meio lucrativo, que muitas vezes surge por motivos supérfluos, mas que gera vítimas de ambos os lados, e que a solução pode estar englobada na pura e simples comunicação.
Guerras não são vencidas com simples séries de batalhas ganhas, mas com uma inter-relação complexa entre vitória militar, pressões econômicas, manobras logísticas, acesso a informações inimigas, posturas políticas...dezenas, literalmente dezenas de fatores.
Guerra Sem Fim é um livro difícil de resenhar, pois claramente não quero dar spoilers sobre os acontecimentos da história, mas também queria comentar sobre várias abordagens que o autor faz, pois os questionamentos são gigantescos. Sem dúvidas é uma indicação necessária da vida, que vai te fazer pensar, e enriquecer sua mente. E de bônus temos uma edição perfeita, capa dura com um prefácio maravilhoso, e uma nota do autor bem importante para os tempos de hoje, além de saber um pouco sobre o processo que o livro passou antes de ser publicado, o que  é instigante!

PS: olhando no Goodreads vi que é uma trilogia, com o segundo volume chamado de Forever Peace, que se passa em um cenário diferente de Guerra Sem Fim, e Forever Free que é tecnicamente uma continuação desse primeiro volume contando com William Mandela como principal.

Um comentário :

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.