Resenha: O Cemitério - Stephen King

domingo, 30 de junho de 2019


Título: O Cemitério
Autor: Stephen King
Classificação: 4.4 [Skoob]
Páginas: 424
Editora: Suma de Letras
Gênero: Suspense, Thriller

Após ver a felicidade da sua família na nova casa, em uma pequena cidade do Maine, Louis Creed tem a certeza de que tomou a decisão certa ao aceitar o trabalho de médico na Universidade da região, e se mudar para lá.
Em um dos primeiros passeios para conhecer os arredores da nova casa, são levados pelo seu mais novo vizinho, Jud, ao bosque que é localizado próximo a eles. Ali eles são apresentados ao Cemitério de animais, onde há gerações crianças enterram seu animais de estimação, que segundo Jud é uma espaço para se despedirem dos seus bichos.



Louis,  sua esposa, Rachel, sua filha, Ellie, e seu pequeno, Gage se tornam amigos facilmente de Jud, e sempre se divertem com as histórias fantasmagóricas de seu vizinho, e sobre as estranhas situações que envolvem o Cemitério, e os habitantes das proximidades. Porém, Louis nunca imaginou que a sua vida seria afetada pelos mesmos mistérios que envolvem as terras do bosque, que estão logo atrás do cemitério dos bichos.

Após a morte inesperada de Church, o gato de Ellie, Louis acaba seguindo a ideia de Jud, e enterrando o gato no terreno que fica depois dos túmulos. O que ele não esperava é que antes de sua filha voltar de viagem, Church estaria andando livremente pela casa como se não tivesse sido atropelado por um caminhão no dia anterior. E mesmo com este acontecimento bizarro, que ficou apenas entre ele e seu vizinho, Louis tenta pensar em mil modos na sua mente que faça tudo aquilo ter alguma lógica ou explicação.

Sendo assim vamos acompanhar Louis Creed na busca da razão, e motivos de tudo o que vai ocorrendo na sua vida, dentro do tempo que passa desde quando se mudou para aquela casa, e até que ponto ele está disposto a seguir para ver do que é realmente capaz o poder sobrenatural que assombra as redondezas do bosque.

O Cemitério é um livro que trata do sobrenatural e traz um pouco de terror pra trama, mas também é uma obra que fala sobre a morte em si, e como cada pessoa reage a isso. Os personagens são muito bem trabalhados apesar de Louis ser o narrador, e o principal, temos uma participação importante de toda a família e personagens secundários, e consequentemente como eles lidam com a morte de um ente querido. Foi simplesmente impossível pra mim, ler o livro sem fazer uma interpretação própria daquilo na minha vida, ou me colocar no lugar de cada personagem, ou me identificar com algum deles. É uma história que aborda um assunto difícil para muitos, e para melhor trazer esclarecimentos sobre algo que ninguem tem explicações, Stephen King coloca o sobrenatural para trabalhar muito bem, e traz um lado macabro e perturbador para o enredo, sem falar do final espetacular!

Este é o terceiro livro do Stephen King que li, mas ainda estou tentando me acostumar com sua escrita e ritmo de leitura que nos é apresentado com ela. Com certeza não é um livro fácil de se esquecer, e espero poder ler mais do autor em breve, sem falar que preciso conferir agora como ficou a adaptação de 2019.

ps: e foi um prazer participar da leitura coletiva do livro, organizada pela Suma de Letras ~mesmo que eu tenha atrasado um pouco~.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.