Resenha: Blade Runner | Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? - Philip K. Dick

domingo, 26 de maio de 2019


Título: Blade Runner | Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
Autora: Philip K. Dick
Classificação: 4.3 [Skoob]
Páginas: 272
Editora: Aleph
Gênero: Ficção Científica, Clássico


Philip K. Dick nos apresenta um mundo onde a maioria da população decidiu emigrar para colônias interplanetárias, após o planeta ter sido afetado por uma guerra atômica. E depois da Terra passar por essa destruição muitas áreas foram contaminadas pela poeira radioativa, o que resultou na extinção de milhares de espécies de animais e plantas. E neste mundo decadente vamos conhecer Rick Deckard, um caçador de recompensas.



O que Rick mais deseja é poder comprar um animal de verdade, para substituir sua ovelha elétrica, já que o que as pessoas mais prezam são seus animais que mantém em suas casas, o ser que os traziam felicidade e sentiam empatia. Ter um animal sendo uma réplica ou de verdade, significava que você era humano e te encaixava no padrão da sociedade. E Deckard vê uma oportunidade de ganhar uma grande quantia em dinheiro, para poder adquirir seu animal, quando aceita o trabalho de encontrar seis androides do modelo Nexus-6, fugitivos que se passam por humanos na Terra, e assim que os encontrasse, ele deveria "aposentá-los". Porém após começar suas buscas e se levar ao limite, pois não era fácil executar essa tarefa, Rick começa a se questionar por vários motivos, tanto sobre a sua obrigação atual com os androides, quanto na sua vida pessoal e sua estabilidade mental. Ele precisa finalizar seu trabalho, já que era uma responsabilidade que assumiu, mas quando terminasse tudo, qual seria o custo que estaria pagando?

Paralela a historia de Deckard também acompanhamos Isidore, um humano considerado "especial", já que sua inteligência não se comparava a normalidade da sociedade, ele tem um emprego comum, e leva uma vida solitária no prédio em que vive. Mas tudo muda quando passa a ter um misterioso vizinho.


Fazer uma resenha de Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? é algo bem difícil, porque ao mesmo tempo que eu queria me manter na base da história, também queria ficar a vida toda falando sobre os mil questionamentos e filosofias que o enredo traz, porque é simplesmente impressionante. Eu já era muito fã do longa, Blade Runner, mas acebei lendo o livro que basearam só este ano, e apenas sinto que todos os quebra cabeças se encaixaram. O livro completa o filme, e vice versa, é algo totalmente mind-blowing.

 

Não posso esquecer de comentar das mil abordagens que toda a história traz, principalmente sobre o ser humano, a sua relação com seres da sua própria espécie, com a religião, a tecnologia, natureza, e sua própria realidade, pensamentos, sentimentos e ações. E o mais importante, é que o livro não é auto explicativo, ele te dá espaço para criar suas próprias teorias, questionamentos e conclusões sobre tudo o que ele apresentou ali.

Toda a história está mais próxima da nossa realidade, do que imaginamos.

Esta edição que li, é com a nova capa que a Aleph publicou, que além de ter uma ótima diagramação, também conta com a última entrevista feita com o Philip K. Dick. E também temos as outras duas edições abaixo.

 

Trailer da adaptação:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.