Resenha: O Clube dos Oito - Daniel Handler

domingo, 3 de junho de 2018


Título: O Clube dos Oito
Autor: Daniel Handler
Classificação: 3.2[ Skoob]
Páginas: 400
Editora: Seguinte
Gênero: Young Adult, Thriller Psicologico

Flannery Culp está no último ano do ensino médio, e ao passar suas férias de verão na Europa, ela se deu conta que estava apaixonada por Adam, e cometeu um dos maiores erros que adolescentes bêbados podem cometer, lhe enviou cartas e postais declarando seu amor. Ao retornar a escola, ela sabe que inevitavelmente encontrará Adam nos ensaios do coral, e pretende não contar aos seus amigos que ela era a louca enviando cartas sem fundamento perseguindo o cara. Mas Flannery é muito mais complexa do que imaginávamos, e ao longo dessa história vamos acompanhar o seu diário e descobrir, como foi que ela se tornou uma assassina.




Eu confesso não sabia o que esperar da história, não havia lido sequer a sinopse para tentar me surpreender, e de fato um livro diferente de tudo que eu estava acostumada no gênero e que me prendeu do começo ao fim.

Flannery foi uma personagem um tanto quanto cansativa, mas me atrevo a dizer que até mesmo sua chatice se tornou um aspecto interessante na história, ela é uma adolescente completamente normal a principio, e como acompanhamos a história pelo seu ponto de vista, acreditamos no começo que tudo o que ela transmite é verdade, mas não é exatamente assim, e nesse ponto o autor de fato me conquistou. Acompanhamos Flan e seus amigos V., Gabriel, Natasha, Jenn, Flora, Douglas e Kate, vamos aos poucos compreendendo do que se trata o clube dos oito, e conhecendo as pistas que revelam porque o grupo está tão envolvido nesse assassinato.

Apesar de ser uma história interessante, em muitos pontos eu senti que o autor se perdeu um pouco na tentativa de tornar o mistério relevante, e na verdade acabou deixando o leitor um tanto quanto confuso. Ao acompanharmos nossos personagens em seu último ano do ensino médio, encontramos pessoas muito reais com emoções cruas e humanas, e isso me agradou muito na premissa da história, adolescentes normais, que possuem seu lado positivo e negativo e que nos contam através de sua ótica o desenrolar dos fatos que acabaram levando a um assassinato.

O autor trabalhou temas muito polêmicos, uso de drogas, excessos, alcool, estupros, assédio nas escolas, e distúrbios psicológicos, tudo inserido em um contexto que achei bastante natural e que nos faz nos colocarmos no papel desses adolescentes e experimentar essas questões pela sua visão, afinal de contas, o que é certo ou errado quando nos vemos numa situação de abuso?

Com uma escrita atual e envolvente o autor me prendeu a narrativa de Flan e me fez mergulhar em seu universo estudantil cheio de problemas e falhas que acontecem de forma recorrente no mundo real, deixando um alerta pra que prestemos mais atenção aos nossos jovens e adolescentes e pra que abordemos esse tipo de assunto sempre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.