Maratona | Oscar 2018

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Olá pessoal, tudo bem? 
Passou o feriado, férias acabando, o ano realmente começando de vez pós carnaval, blog saindo do hiatus. Então vamos falar das festividades no cinema!?! A cerimônia de entrega do 90º Academy Awards está chegando, a maior e mais prestigiosa premiação do cinema mundial será realizada no dia 04 de março de 2018. Essa é uma das premiações que eu venho acompanhando já faz tempo, e por esse motivo fiz uma seleção de alguns dos principais filmes indicados e farei um breve comentário sobre as categorias que eu mais gosto, assim como dos filmes que já assisti e que todo mundo também deveria fazer uma sessão!


O Oscar possui indicações de filmes em várias categorias, atualmente somam 24, divididas em prêmios principais, coadjuvantes e técnicos. Por mais que eu adore quase todas as categorias, e a maioria das pessoas ficam ansiosas pelos principais, eu adoro os prêmios técnicos, mas na postagem de hoje vou deixar pra comentar só algumas, que eu considero as mais legais. 

Principais | Melhor:
* Filme
* Diretor
* Ator
* Atriz
* Ator Coadjuvante
* Atriz Coadjuvante
* Roteiro Original
* Roteiro Adaptado
Coadjuvantes | Melhor:
* Filme de Animação
* Filme Estrangeiro
* Documentário de Longa-metragem
* Documentário de Curta-metragem
* Curta-metragem em Live Action
* Curta-metragem de Animação
Técnicos | Melhor:
* Trilha Sonora
* Canção Original
* Edição de Som
* Mixagem de Som
* Design de Produção
* Fotografia
* Maquiagem e Penteados
* Figurino
* Edição
* Efeitos Visuais


Na mais esperada categoria de Melhor Filme, temos excelentes filmes indicados, e que na minha opinião, eles devem entrar como prioridade na sua maratona, porque além de serem indicados para melhor filme, eles também se encontram em outras categorias importantes como melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, entre outras:

- O Destino de Uma Nação
- Dunkirk
- Corra!
- Lady Bird: É Hora de Voar

- Trama Fantasma
- The Post: A Guerra Secreta
- A Forma da Água 
- Três Anúncios Para Um Crime

Lady Bird é um dos que já marquei como visto, e te asseguro que é sensacional, eu particularmente gostei muito. Você se identifica com muitos acontecimentos decorridos durante a trama, o que deixa ele mais interessante. O longa se passa em Sacramento, Califórnia, no ano 2002. Saoirse Ronan que interpreta Lady Bird, está no último ano do colégio e não faz ideia do que fazer depois que se formar. O filme aborda nada mais, nada menos que o período mais conturbado da vida: a adolescência. Assistam a esse filme gente, e me chamem pra comentar

Image result  Related image  Related image  Related image

Image resultNas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, encontram-se indicados que em sua maioria atuaram nos filmes indicados em Melhor Filme. Todos na minha opinião, são excelente atores, mas eu queria destacar a indicação de Margot Robbie, em "Eu, Tonya". É um dos filmes que assisti, que retrata a vida de Tonya Harding, que teve uma infância pobre e difícil em Portland para chegar ao topo e se tornar uma ícone da patinação artística, mas que todo o seu legado é marcado por uma competição com Nancy Kerrigan e pelo relacionamento abusivo com seu marido, interpretado por Sebastian Stan.

"Eu, Tonya" é um retrato irreverente e penetrante da vida e carreira de Harding, em toda sua glória e decadência.


Melhor Ator: 
- Daniel Day-Lewis ("Trama Fantasma")
- Daniel Kaluuya ("Corra!")
- Gary Oldman ("O Destino de Uma Nação")
- Denzel Washington ("Roman J. Israel, Esq.")
- Timothée Chalamet ("Me Chame Pelo Seu Nome")
Melhor atriz:
- Frances McDormand ("Três Anúncios Para um Crime")
- Margot Robbie ("Eu, Tonya")
- Meryl Streep ("The Post")
- Sally Hawkins ("A Forma da Água")
- Saoirse Ronan ("Lady Bird")

Melhor Diretor, é uma categoria que contempla aqueles responsáveis por criar a obra cinematográfica, analisar roteiro e interpretações, supervisionar toda escolha de cenário, direção e processamento do filme até sua versão final, é pra mim um das categorias mais aguardadas. Os indicados são: 

- Christopher Nolan ("Dunkirk")
- Greta Gerwig ("Lady Bird: É Hora de Voar")
- Guillermo del Toro ("A Forma da Água")
- Paul Thomas Anderson ("Trama Fantasma")
- Jordan Peele ("Corra!")



Dunkirk é mais um que marquei como visto, que possui uma direção incrível, estou na torcida por Nolan. Se passa no inicio da Segunda Guerra Mundial, e a história acompanha três momentos de uma batalha: um confronto no ar, outro na terra e um no mar. Não acho que esse seja só mais um filme de guerra, além de possuir uma direção de fotografia de encher os olhos, Nolan, no meu ponto de vista, faz um trabalho brilhante na escolha de sequenciar os atos. Dunkirk, também está indicado nas categorias técnicas referentes a Mixagem e Edição de Som, e aposto que ele também leva essas estatuetas! Torcendo pra isso!

Ainda nos prêmios principais, temos duas categorias que muita gente não sabe qual a diferença, ou tão pouco se importa risos. O irreverente Roteiro, conhecido como o texto do filme. Por mais que um diretor seja encarregado de muitas coisas, são os roteiristas responsáveis pelas divisões de cenas, diálogos, montagem de cenários e entonação dos personagens em cada cena. É a sequência de atos e acontecimentos que juntas compõe roteiro. O Melhor Roteiro Original é aquele que não foi baseado em nenhum trabalho já publicado, seja peça ou filme, é tudo notoriamente original. Melhor Roteiro Adaptado é aquele que foi adaptado de outra fonte, um romance, uma peça de teatro, um conto, ou até outro filme. Essa é uma das categorias que vem ganhando destaque em toda premiação. Segue os indicados:

Melhor Roteiro Adaptado:
- Me Chame Pelo Seu Nome
- O Artista do Desastre
- Logan
- A Grande Jogada
- Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi

Melhor Roteiro Original
- Doentes de Amor
- Corra!
- Lady Bird: É Hora de Voar
- Três Anúncios Para Um Crime
- A Forma da Água

Image result for call me by your name poster hd
Em Me Chame Pelo Seu Nome (Call me by your name), vamos ver s história de um garoto que é filho único, Elio (Timothée Chalamet), que está passando o verão na casa de seus pais na Itália. E tudo começa a mudar quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico, chega para ajudar a pesquisa de seu pai. Elio e Oliver, acabam se aproximando e se envolvendo.

Image result for get out poster Image result for Molly's Game Related image

Logan foi uma das indicações que mais me deixou surpresa por ter sido nomeada, não por achar que não merece, mas pra mim não era um filme com "a cara da Academia". No entanto é um dos filmes que conta a história de um dos meus personagens preferidos, e que realmente possui uma excelente história/roteiro e fiquei feliz demais por essa valorização e indicação. Get Out (Corra!) também é um dos indicados que eu particularmente gostei, é um bom filme de suspense psicológico, que eu assisti sem fazer nenhuma consulta de gênero antes, e estava esperando um filme de terror sobrenatural me enganei

Nos prêmios técnicos, Fotografia, Design de Produção e Efeitos Visuais que são as minhas categorias técnicas preferidas, temos os seguintes indicados:

Melhor Fotografia:
Blade Runner 2049
- O Destino de Uma Nação 
- Dunkirk
- Mudbound
- A Forma da Água 


    Melhor Design de Produção:
    - A Bela e a Fera 
    - Blade Runner 2049
    - O Destino de Uma Nação
    - Dunkirk
    - A Forma da Água

      Melhores Efeitos Visuais:
      - Blade Runner 2049
      - Guardiões da Galáxia Vol. 2
      - Kong: A Ilha da Caveira
      - Star Wars: Os Últimos Jedi
      - Planeta dos Macacos: A Guerra

      Em A Forma da Água (The Shape of Water) Guillermo del Toro além de diretor, também é roteirista da obra. Ele nos apresenta o surgimento de uma história de amor entre um ser fantasioso e uma humana, que tem como plano de fundo o contexto histórico da guerra fria. Com uma atuação bastante expressiva de Sally Hawkins (Elisa) e Doug Jones, combinados com uma trilha sonora maravilhosa (obra de Alexandre Desplat), A Forma da Água é uma fantasia que apresenta simplicidade e sentimentalismo, recebendo 13 indicações no total e é um dos favoritos em muitas das categorias.

      Blade Runner 2049 é um dos meu favoritinhos nas indicações de Fotografia e Design de Produção, apesar de estar concorrendo com obras mais do que excelentes, eu ainda coloco a minha fé que ele leva uma estatueta. Para os fãs de ficção científica, esse filme é uma obra que merece ser apreciada. BR 2049 se passa 30 anos após os acontecimentos do primeiro filme - produção de 1982. Ryan Gosling, um oficial Blade Runner, acaba desenterrando um segredo que tem o potencial de mergulhar a sociedade no completo caos. A descoberta acaba levando-o a uma busca frenética por Rick Deckard (Harrison Ford), desaparecido há 30 anos. Essa obra de arte do cinema, entrou pra minha lista de filmes preferidos! ♥

      Related image

      Image result for star wars the last jedi poster 
      Nos Efeitos Visuais, eu só ainda não posso opinar sobre Kong, mas todos os outros indicados, são filmes que eu AMO e que os efeitos são incríveis: Star Wars, Guardiões das Galáxias, Planeta dos Macacos ♥. Essa categoria todos merecem a estatueta no meu coração. Mas minha aposta ainda vai pra Blade Runner.

      Related image Related image Image result for beauty and the beast poster

      Não vou comentar todas as categorias aqui, mas segue mais alguns filmes indicados que vale a pena assistir. Na categoria de Melhor Animação, todos os filmes são incríveis, podem tirar aquela tarde de domingo após o almoço pra assistir. Baby Driver (Em Ritmo de Fuga) tem um repertório de músicas que se encaixa perfeitamente nas cenas e se sincroniza com todo o roteiro de um modo sensacional, a indicação em Melhor Montagem é super merecida, ASSISTAM!. Wonder (Extraordinário) é um drama de adaptação literária, que você pode se sentar com o balde de pipoca e ficar preparado(a) pra se emocionar, indicado em Melhor Cabelo e Maquiagem.

      Image result for wonder poster Image result for coco poster hd Related image Related image

      Pra não alongar mais essa postagem, deixo aqui uma listinha do filmow - rede social voltada para filmes - com todos os filmes indicados para as respectivas categorias, aproveitem a façam uma conta e acompanhem a porcentagem de filmes já visto da lista pra se organizarem pra uma maratona. Os nomeados para Melhor Curtas de Animação Melhor Curta Live Action, valem a pena serem assistidas, assim como os indicados a Melhor Filme Estrangeiro. Muitos dos filmes são realmente excelentes, e eu estou fazendo o possível pra tentar terminar minha maratona antes da premiação. Quem tiver fazendo uma maratona, ou já assistiu alguns dos filmes, comenta aqui o que esperam do Oscar 2018 e quais são seus palpites! 

      Nenhum comentário :

      Postar um comentário

      Hey, gostou da postagem?
      Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
      O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
      obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.