Resenha: A Bússola de Ouro [Fronteiras do Universo I] - Philip Pullman

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017


Título: A Bússola de Ouro (Trilogia Fronteiras do Universo I)
Autor: Philip Pullman
Classificação: 4.2 (Skoob)
Páginas: 344
Editora: Suma de Letras
Gênero: Fantasia, Aventura, Young Adult
Lyra Belacqua tem doze anos, e desde quando nasceu vive na Faculdade de Jordan, a mais grandiosa e rica faculdade de Oxford. Cercada de catedráticos e acompanhada de seu daemon, Pantalaimon, seus dias se resumem em escalar os telhados na faculdade, brincar com os filhos dos serviçais e arrumar brigas com todas as crianças que não a seguissem. Esse era seu mundo, e ela esperava viver assim pra sempre.

Fora de Oxford, rumores sobre pessoas que roubavam crianças, nomeados como Papões, começaram a se espalhar, e isso não assombrava e muito menos incomodava Lyra, eram apenas histórias, até o momento em que seu melhor amigo Roger é raptado. É partindo desse evento, que Lyra sai de sua zona de conforto da faculdade de Jordan, em busca de seu amigo e de respostas sobre os Papões.


Lyra é apenas uma criança, mas que aparentemente tem um futuro premeditado e obscuro. Ao ter seu primeiro contato com mundo externo à Oxford, ela tem um vislumbre de uma Londres encantadora, rodeada de pessoas bem vestidas, importantes e inteligentes. No entanto ela não pode permanecer naquele lugar, por mais tentador que fosse, ela se mantém focada em encontrar seu melhor amigo e descobrir mais sobre uma substância que as pessoas se referiam secretamente como "Pó", que vem causando certo rebuliço e pode estar conectado aos desaparecimentos causados pelos Papões.

Sendo assim, ela e Pantalaimon decidem que precisam trilhar um caminho que pode, e vai, ser perigoso rumo à terras desconhecidas, ela parte em posse de um objetivo misterioso e mágico, similar a uma bússola, conhecido como aletiômetro, que aparentemente lhe releva verdades. Ao fazer amizades com outros povos, ursos que usam armaduras e feiticeiras, que vão lhe acompanhar em uma jornada pelo congelante e distante norte, onde inúmeros seres estão prestes a iniciar uma guerra, ela vai descobrir mais sobre sua origem, seus verdadeiros laços familiares, e desvendará as fronteiras do universo, tanto do seu como de muitos outros.

A lua enchia todo o céu do norte; sua imensidão mal podia ser concebida. Como se vindas do próprio paraíso, grandes cortinas de delicada luz pendiam e estremeciam. Com seus tons de verde-claro e rosa, transparentes como as chamas do inferno, elas balançavam e cintilavam com mais graça do que a mais graciosa bailarina. Aquilo a comovia, [...] a Aurora boreal era linda.

O mundo criado em A Bússola de Ouro, é bem similar ao nosso, ao mesmo tempo que é bastante diferente. Cada ser humano possui um daemon, um animalzinho com o qual conectam sua alma, um tipo de companheiro que é inseparável. O norte é habitado por criaturas diversas que não possuem um laço de completa paz e harmonia. Elementos reais e fantásticos são conectados de um modo incrível, fazendo dessa narrativa algo moderno e único. Phillip Pullman nos apresenta uma protagonista corajosa e obstinada, que apesar de ter apenas doze anos, em meio a tantos adultos, vai fazer uso de sua esperteza, do seu aletiômetro e da companhia de seu daemon, para conseguir enfrentar toda a crueldade que vai aparecer no seu caminho.
Image result for a faca sutil

É uma leitura mais do que recomendada para todos os fãs de fantasia. A Bussola de Ouro é finalizada de um modo que o leitor vai ansiar pela continuidade, sobre o caminho e as fronteiras que Lyra e Pan irão cruzar. Vale lembrar, que o livro também possui uma adaptação feita em 2007, mas que eu particularmente assisti tem muitos anos, e não consigo fazer grandes comparações com a obra. De qualquer modo, eu recomendo a leitura antes da sessão pipoca da adaptação.


Próximo volume - A Faca Sutil, (capas das novas edições): 

     

4 comentários :

  1. Saudações Lady Mírian,
    As novas capas ficaram TÃO bonitas!
    O filme chega a ser fiel? Lembro bem pouco, preciso rever e também comprar os livros. Sei que a primeira versão está perdida por aqui em algum lugar hahahah E também lembro que gostei do filme, dificilmente não gostarei do livro - por motivos óbvios -.

    Venha visitar o Castelo!

    Att.
    A Rainha ♛ The Queen's Castle
    Mirror Kingdoms: The Best of Peter S. Beagle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, eu lembro de ter assistido ao filme também, mas tem tanto tempo que não recordava praticamente de nada quando realizei a leitura. O livro é muito bom, espero que o filme não decepcione quando rever.

      :)

      Excluir
  2. Eu tenho vontade de ler desde pequena e essas novas edições ficaram perfeitas. Preciso comprar logo!
    Adorei a resenha <3
    - Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, compreeee que vale muito a pena. A editora brilhou muito com essas novas capas.

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.