Resenha: Além da Magia - Tahereh Mafi

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Image result for Além da Magia Tahereh Mafi
Título: Além da Magia
Autor: Tahereh Mafi
Classificação: 4.1 (Skoob)
Páginas: 368
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia, Infanto Juvenil 


Alice acabara de completar doze anos, não possuía amigos e era bastante sozinha, a única pessoa que mais amava no mundo era Pai, que havia desaparecido há três anos sem deixar pistas. Ela era uma garota peculiar, mesmo para Ferenwood, onde o sol ocasionalmente chovia e as cores eram mais fortes do que o normal e a magia era tão comum. Em Ferenwood, todos nasciam com sua própria centelha de magia, os cidadãos tinham pele e cabelos e olhos tão coloridos quanto a própria cidade; era a magia nas frutas e plantas que lhes davam essa tonalidade. Cada um tinha um dom. Um grande talento. Ser colorido era a marca dos seres mágicos, e Alice era a única habitante que não tinha cor, e certamente não tinha magia. 

"A luz do sol não tocava as pessoas, pois era feita para a terra. Era ela que levava a magia ao mundo; era filtrada pelo ar e entrava no solo. Fazia as plantas e as árvores crescerem e acrescentava dimensão e vibração à explosão de cores que ela compunham. Vermelho era rubi, verde era fluorescente, amarelo era simplesmente incandescente. Cor era vida. Cor era tudo. Cor, entenda, era o símbolo universal da magia."



Ela tinha sonhos, entre eles, reencontrar Pai; e mostrar para toda Ferenwood que ela era talentosa, como seu pai sempre acreditou. Nas vésperas de um dia importante para Alice - um que ela provaria seu valor aos cidadãos do vilarejo - ela é apresentada a uma irrecusável oportunidade. Essa oportunidade vem acompanhada por Oliver Newbanks, um garoto mesquinho, mentiroso e irritante que ela nunca gostou. Ele tem uma tarefa para cumprir, e ela envole o pai de Alice, sendo então de total interesse da garota, ela decide abraçar a ideia, e se aventurar por Furthermore, uma terra desconhecida, para que os dois possam alcançar seus objetivos. E por mais que ela odiasse o garoto, ela não poderia recusar a oportunidade de realizar um dos seus maiores sonhos.


Em Além da Magia, Tahereh criou um mundo envolto em magia, diferente dos usuais, um em que Cor é vida, Cor é magia, Cor é tudo. A história de Alice, uma garota sem cor, que ama muito seu Pai, que não tem amigos e que aparentemente não tem nenhum dom ou talento, é narrada de um modo bem simples, descritivo e bastante fluído, com capítulos curtos que não deixam a leitura maçante ou muito menos entediante. 

Image result for tahereh mafi furthermoreÉ na jornada por Furthermore, que a protagonista vai se aventurar por lugares com proporções inimagináveis de perigo, na companhia de Oliver, um garoto que ela odiava, mas que aos poucos aprendeu a conviver e confiar. Nesse lugar completamente diferente da realidade de Alice, ela vai se deparar com níveis incríveis de magia, utilizando sua inteligência em uma jornada de auto descoberta.

Este livro, por mais que infantil, aborda a importância da familia, da confiança, da amizade, da autoestima e principalmente do amor próprio. É você se reconhecer como uma pessoa talentosa, que pode alcançar seus objetivos sem negar suas características e dons, e sem se importar com o que os outros acham de você, é sobre criar expectativas, se decepcionar falhando, conviver com o erro e abraçar as novas oportunidades para atingir seu objetivo. 

Não posso deixar de comentar que a editora possui duas edições  de Além da Magia publicadas, um capa dura e uma capa comum. Vale muito a pena possuir um exemplar do livro, ele é completamente lindo com uma diagramação super bem trabalhada. Ao lado, a capa da edição americana, que eu particularmente adoro, e gostaria que a editora tivesse mantido na edição brasileira, por mais que a ilustração da Universo dos Livros seja linda. Recomendo bastante a leitura se você curte fantasia juvenil, você não vai conseguir largar o livro até terminar. Acompanhar Alice e Oliver é divertido e, posso dizer que também, emocionante.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.