Resenha: Jane Austen Roubou Meu Namorado - Cora Harrison

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Título: Jane Austen Roubou Meu Namorado
Autora: Cora Harrison
Classificação: 3.9 [Skoob]
Páginas: 288
Editora: Rocco
Gênero: Romance de Época

Que Jane Austen foi uma das maiores romancistas de sua época, não temos dúvida, suas poucas histórias repercutem até hoje e seus livros hoje são considerados Clássicos. Mas como terá sido a a juventude de Jane? Seria ela tão aventureira e a frente de seu tempo quanto suas personagens? Será que ela já sonhava em ser uma grande escritora? Nessa divertida ficção biográfica, Cora  Harrison nos ajuda a imaginar como terá sido a vida da jovem Jane na Inglaterra do século XIX, com seus bailes, costumes rígidos, pretendentes e fofocas.

A história começa como um diário, o diário de Jenny Cooper, prima de Jane Austen, é ela que vai narrar toda a história e nos contar mais sobre sua família e a sociedade inglesa. A jovem e apaixonada Jenny acaba de receber uma proposta de casamento de um cavalheiro muito distinto, entretanto seu irmão mais velho e responsável por sua tutela não aceitou o pedido, a família suspeita que assim o irmão perderá a oportunidade de manter para si o dote de Jenny e por isso está desqualificando Thomas, o capitão Williams, o seu adorado e quase futuro noivo. Ao longo de uma temporada em Bath, vamos acompanhar Jenny e sua prima Jane Austen enquanto tentam convencer a família a permitir o casamento, as jovens garotas também vão se meter em algumas confusões e tentar solucionar um grande mistério de furto e acusação enganosa.



Jane Austen é uma das minhas autoras favoritas da vida! Foi uma das grandes responsáveis pela minha paixão pelos romances de época, e assim que li o nome da autora nesse livro, não pude deixar de desejar esse lançamento! Me diverti com as aventuras das duas jovens primas, damas numa sociedade totalmente diferente, além de ter apaixonado pela história de amor de Jenny. A única questão que me decepcionou foi que esperava realmente que o foco da história fosse em Jane Austen, mas na verdade esse é um livro sobre a história de amor de Jenny, sua prima, o título portanto ficou um tanto quanto inadequado, mas ao longo da história fez um pouco mais de sentido.

A história é divertida, romântica e muito bem escrita, vemos claramente uma pesquisa da autora embasada na vida de Jane, e conseguimos imaginar exatamente como a autora teria sido como uma adolescente. A história ainda tem um lado misterioso, um roubo mal solucionado e uma acusação contra a família das garotas vai deixar todo mundo ansioso para descobrir o desfecho dessa história. 

Acompanhar um diário é muito legal, ainda mais o de Jenny sendo tão espirituosa e estando tão apaixonada, conseguimos nos identificar com a personagem e torcer para que seu enlace dê certo. Gostaria que Jane Austen tivesse aparecido mais, apesar de seu papel essencial e das divertidas partes em que ela menciona trechos que pretende escrever em seus romances, a aparição da personagem é bem pequena, o que me confundiu um pouco.

Numa história engraçada, romântica e muito descritiva sobre os costumes da Inglaterra do século XIX, a autora me encantou com seu "chic-lit" de época, e tenho certeza que todos os fãs do gênero vão se apaixonar também!


Outros Livros da Autora:


6 comentários :

  1. Oi Carla.
    Uma pena que a Jane Austen não apareceu tanto quando gostaria, porém pelo pouco que falou sobre a Jenny, já me vi torcendo por esse romance, eu estou atualmente lendo Orgulho e preconceito, e entendo agora o porque da Jane ser uma autora tão aclamada e romances de época, enfim, adorei e pretendo ler com toda certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que diferente, fiquei curiosa pra ler.
    Ótima resenha, Carla!

    ResponderExcluir
  3. Achei esse livro lindo de morrer! E também deve ser muito gostoso de ler. Já li muitas críticas positivas.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Também adoro os livros da Jane Austen, e primeiro fiquei com vontade de ler só porque tem o seu nome na capa, mas depois de ler a resenha, vou ter que coloca-lo na frente da minha listinha de leitura, parece ser uma história muito divertida, apesar da Jane não aparecer tanto assim no livro ele deve ser incrível (e essa capa, muito linda!).

    ResponderExcluir
  5. Que postagem linda. Eu nunca li nada da Jane mas quando vi essa capa e que era sobre ela eu fiquei curiosa. Essa capa ficou muito fofa. A do outro livro dela também.

    As fotos compôs muito bem a resenha. Parabéns.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla,
    Ainda não li os livros da Jane Austin, mas já assisti os filmes baseados nas obras dela.
    Comecei recentemente romances de época e já coloquei os dela na minha lista.
    Gostei de saber que a estória desse livro é engraçada.
    Gostei muito da capa desse Livro. Já entrou para minha lista.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.