Resenha: O Livro do Juízo Final [Oxford Time Travel #01] - Connie Willis

domingo, 8 de outubro de 2017

Título: O Livro do Juízo Final
Autora: Connie Willis
Classificação: 4.5 [Skoob]
Páginas: 576
Editora: Suma de Letras
Gênero: Ficção Científica
O ano é o de 2054 e saltos no tempo são feitos por historiadores para pesquisar e entender melhor o que aconteceu no passado. Todos os anos têm um grau de risco, Krivin tem o desejo de ir para o ano de 1320, porém esse ano nunca foi visitado e seu grau de risco é alto. Dunworthy, seu professor, tenta de todas as formas fazer a jovem mudar de ideia, porém nada do que ele lhe diz a desestimula da viagem. A historiadora aprende o idioma da época, a costurar, a cavalgar, tudo o que ela irá precisar para se passar por uma jovem do período em que irá saltar. Os cuidados médicos para as pessoas que irão realizar esta viajem são todos meticulosos. Krivin está pronta para se aventurar no Século XIV e até a história que ela irá contar para as pessoas que a encontrarem está preparada, enfim chegou o seu grande momento.


Alguns saltos tem um pequeno desvio de algumas horas, já ouve salto com um desvio de alguns dias, mas nada tão alarmante, porém quando o operador do salto termina de mandar Krivin para o passado e vai ler o Fix (Coordenadas do salto) nota que algo está errado, ele chega a chamar o Professor Dunworthy, mas assim que ele vai explicar o que aconteceu acaba desmaiando. O operador do salto é o caso 0 de um vírus desconhecido, Oxford entra em quarentena, ninguém sai dela e ninguém quer entrar, eles estão no período de férias e não tem nenhum outro operador de saltos disponível para ler o Fix. Dunworthy fica extremamente preocupado com sua aluna, porém com a quarentena assustando a todos, a única coisa que ele pode fazer é ajudar a descobrir logo a fonte do vírus e terminar com a quarentena, e depois tentar entender o que deu de errado no salto.

Krivin chega no passado se sentindo muito mal, ela precisa marcar o local em que chegou, pois precisa voltar para ali exatamente e poderá voltar para o ano de 2054. Mas ela acaba desmaiando e sendo resgatada, indo parar na casa de uma família que está se escondendo de algo. A historiadora chegou com o mesmo vírus que está assustando Oxford, ela ficou vários dias de cama, mas se recuperou bem, sua função na casa e ser a ama das duas garotinhas da família, entre seu tempo livre ela tenta de todas as formas falar com a pessoa que a resgatou, mas nunca consegue. 
"E, para que coisas que devem ser lembradas não sucumbam ao tempo e nem se desvaneçam da memória dos que virão depois de nós", escreveu ele, "eu, vendo tantos males e vendo o mundo, por assim dizer, sob a garra do Maligno, e estando eu próprio como se já entre os mortos, eu, esperando pela morte, deliberei deixar por escrito todas as coisas que testemunhei".
Seu Fix mostrou um erro, qual será esse erro? O livro mostra o presente e como está avançando o vírus na população, a preocupação de seu professor e todas as coisas que ele está fazendo para descobrir esse erro e trazer sua aluna de volta. Vemos no passado Krivin encantada com a vida no século XIV, até que ela descobre que algo está errado e agora precisa realmente descobrir o local do salto para voltar ao seu tempo.

Essa foi uma leitura densa e morosa, porém foi uma leitura envolvente, livros com algum mistério sempre me prendem e eu queria muito saber o que deu errado com o salto. E posso dizer que quando descobri fiquei chocada, foi nesse momento que eu encarei o livro de outro prisma, esse foi o click para mim. Demora essa descoberta, mas valeu muito a pena não desistir de encontrá-la. O final do livro é fechado/aberto, ele termina no momento exato em que nos revela algo, mas deixa o resto aberto para descobrirmos mais. Apocalíptico!

Oxford Time Travel possui 4 livros, mas pelo que li eles são livros independentes, então essa parte que a Connie deixou aberta em O Livro do Juízo Final vai continuar aberta. Connie Willis é uma premiada autora de livros de Ficção Científica, e esse livro teve sua primeira publicação no ano de 1992. 

6 comentários :

  1. Como você, livros que contém mistério sempre me prendem na leitura, então sem dúvidas pretendo ler este livro, pois fiquei muito curiosa para conferir a história de Krivin, fiquei curiosa para saber o que foi o erro, adicionei O Juízo Final em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Um livro com um bom mistério sempre é bem vindo. Mas algo essencial é uma boa resolução para os segredos. Se valeu a pena continuar e chegar ao fim com certeza esse merece ser lido. super curti.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esta obra, exatamente por se tratar de um mistério, envolto de um vírus, algo que já me deixa intrigada. Mesmo que a obra tenha um desenvolvimento denso, ainda sim me pareceu envolver o leitor, ao ponto de não querer mais larga o livro. Vejo que o desfecho disto tudo lhe surpreendeu, e isto a deixou mais afouta a respeito da obra. Acredito que vou gostar muito desta estória.

    ResponderExcluir
  4. Oiee!
    Esse é um tipo de leitura que faço bem pouca, apesar de gostar de mistério, não é sempre que estou com cabeça para tentar desvendar nada.
    No momento não o lerei, mas fiquei bem interessada com todos os acontecimentos, pra minhas férias já tenho um ótimo livro para devorar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Não é o tipo de leitura que costumo ter e sofro muito quando preciso sair da minha zona de conforto. A leitura se arrasta, penso em desistir mil vezes, deixo o livro pra pegar outro e vejo que acontece algo semelhante com vc. É um mega enredo, eu amo viagens no tempo, os fatos estão bem entrelaçados e eu fiquei bem, bem, curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá Paula,
    Já tinha lido a sinopse do livro e fiquei muita curiosa para ler já que gosto desse gênero de livros.
    Bom saber que a revelação do que aconteceu acabou surpreendendo.
    Não sei ainda o que achar do fato do final do livro ficar em aberto, mas quero ler logo para tirar as minhas próprias conclusões.
    Não sabia que tinha outros livros, e bom saber que as estórias são independente.
    Esse livro foi para o topo da minha lista.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.