
Título: Fraude Legítima
Autora: Emily Lockhart
Classificação: 4.3 (Skoob)
Páginas: 280
Editora: Seguinte
Gênero: Suspense, Young Adult

Jule West Williams tem dezoito anos, acredita em filmes de ação, no poder da maquiagem, em direitos iguais e que vídeos do YouTube podem ensinar um milhão de coisas que ninguém aprende na faculdade. Durante sua formação, ela se tornou o tipo de mulher que nunca deve ser subestimada, capaz de se adaptar em diversas situações e jamais sair em desvantagem. Se considera a heroína de sua própria história, extremamente poderosa. Imogem Sokoloff é uma herdeira milionária, que não gostava que as pessoas lhe dissessem o que fazer. Vivendo sobre a pressão dos pais adotivos de se tornar alguém importante, crescer e viver o sonho americano (uma vida de sucesso, com conquistas que vão te levar ao topo), ela simplesmente decide largar a faculdade e fugir de responsabilidades.
Ambas são órfãs e idealizam uma vida em que podem fazer o que quiser, sem se prender à pessoas e lugares. Constroem um laço de amizade intenso após sem reencontrarem anos depois de uma certa época na escola. Viagens e passeios repletos de luxo e privilégios, é o cenário do período em que elas passaram juntas. Tudo estava como elas planejaram, até o momento em que Imogem desaparece e deixa uma carta de suicídio para Jule. O mundo parece se virar, e ela não sabe qual rumo seguir sem a companhia da sua melhor e única amiga. "Immie fazia com que ela se sentisse querida. A alegria dessa sensação preenchia os seus dias."

E. Lockhart desenvolveu uma narrativa bem construída e inteligente. Com doses de suspense e boas descrições, a autora aposta em um modo de contar a história, que nos deixa intrigado e que desperta a curiosidade a cada capítulo lido, abordagem que inverte a linha de tempo e os capítulos são contados de trás pra frente. Louco não é?! Após a carta de suicídio deixada por Imogem, uma série de eventos começa a tomar curso em volta da vida das duas amigas, e a história vai te levar para os acontecimentos anteriores àquele ponto, te dando pistas que farão você tirar algumas conclusões, mas mantendo o mistério que é uma delicinha de ler. Com capítulos bem curtos, a leitura flui com bastante rapidez.
Fraude Legítima é um livro, que quanto menos você souber, melhor será na hora de realizar a leitura, onde qualquer comentário feito sem pensar, pode te revelar um ponto importante da trama. É um suspense young adult que descreve passagens comuns na vida de duas adolescentes. Como lidar com o luto, como seguir em frente após escolhas ruins, como é ter uma família adotiva, como é viver à margem da pressão dos pais em relação ao seu futuro, como lidar com responsabilidades e alcançar seus objetivos a todo custo. Imogem e Jule possuem personalidades exímias, que atingem os extremos da insanidade, confiança e amor. Elas me surpreenderam em um nível que eu não esperava, principalmente Jule, que é a personagem mais central. E o desfecho, foi algo inusitado (me senti enganada. Não vou dizer por quem).
Recomendo bastante a leitura, pra quem está em busca de um livro rápido e único, com um desenvolvimento interessante e bem construído com doses de mistério.
Pelo o que eu já percebi, um dos pontos mais importantes do livro é esse tal final surpreendente, então eu meio que já estou esperando algo estilo "Mentirosos" que é da mesma autora. Os livros dela são bem cabeça mesmo, questão de detalhes e muita atenção. E nisso a listinha de desejados só aumenta...
ResponderExcluirOi Marcos, eu ainda não realizei a leitura de Mentirosos, mas ao comentar com quem já leu, cheguei a conclusão que a autora não perdeu o estilo, e manteve a boa escrita. :)
ExcluirEspero que goste!
Eu já tinha visto este livro, mas não havia lido nada sobre ele, então não sabia sobre o que a história se tratava, que bom que a forma de escrita da autora deixa o leitor intrigado e desperta a curiosidade a cada capítulo, fiquei bem curiosa para conferir esta história, ainda mais por conter suspense, adicionei ele em minha lista de leituras.
ResponderExcluirMariele, espero muito que você siga a indicação e que aprecie a leitura, assim como eu!
ExcluirBom já li o livro Mentirosos da mesma autora, e fiquei impressionada com o desfecho inesperado da estória, porém já li outras resenhas a respeito deste livro dizendo que o desenrolar da trama era confuso, e que o leitor ficava desnorteado com as situações que a apareciam. Mas pela sua resenha vejo que a trama lhe surpreendeu, e que a forma com que a autora desenvolveu a estória te prendeu do começo ao fim. Eu admito que fiquei super curiosa para saber mais sobre os personagens e estórias de vida.
ResponderExcluirOi Lana, algumas pessoas realmente acharam confusas, mas porque a autora optou por contar a história narrando os acontecimentos de trás pra frente, mas é uma característica interessante e que faz o livro ser diferente, e muito bom!
ExcluirEspero que leia e também goste!
Oiee!
ResponderExcluirDesde que vi essa capa fiquei curiosa para saber do que se trata o livro, agora depois da sua resenha, meu interesse só aumentou. Apesar de ser suspense e meu momento não estar para isso, acho que posso abrir uma exceção rsrs
Gostei muito da capa e já quero saber de tudo o que rodeia essa história.
Bjs!
Espero que leia e goste Iêda, eu também estava em outra "vibe" de gênero literário quando comecei esse livro, mas foi impossível parar. Espero que você goste! :)
ExcluirA narrativa parece ser boa, mas acho que precisa de muita atenção para conectar todos os fatos com as datas e os fatos já narrados. E tem a novidade de a leitura ser de trás pra frente. Enfim, é um quebra-cabeças, só pode hahahahahaha
ResponderExcluirJois, o livro não chega a ser um quebra cabeça. Mas logo no começo da narrativa, você se acostuma e não se perde durante os fatos. :)
ExcluirOlá Mirian,
ResponderExcluirSempre vejo a capa desse livro no Facebook, mas nunca me interessei em conhecer a estória.
Não sou fã de suspense e não planejo ler esse livro
Fora essa capa que eu achei meio estranha.
Oi Camila, que pena que não curtiu. Apesar de ser um suspense, quando você realiza a leitura a escolha pra capa, faz bastante sentido e não entrega completamente o conteúdo do livro. :)
Excluir