Resenha: Fraude Legítima - E. Lockhart

sexta-feira, 6 de outubro de 2017



Título: Fraude Legítima
Autora: Emily Lockhart
Classificação: 4.3 (Skoob)
Páginas: 280
Editora: Seguinte
Gênero: Suspense, Young Adult


Jule West Williams tem dezoito anos, acredita em filmes de ação, no poder da maquiagem, em direitos iguais e que vídeos do YouTube podem ensinar um milhão de coisas que ninguém aprende na faculdade. Durante sua formação, ela se tornou o tipo de mulher que nunca deve ser subestimada, capaz de se adaptar em diversas situações e jamais sair em desvantagem. Se considera a heroína de sua própria história, extremamente poderosa. Imogem Sokoloff  é uma herdeira milionária, que não gostava que as pessoas lhe dissessem o que fazer. Vivendo sobre a pressão dos pais adotivos de se tornar alguém importante, crescer e viver o sonho americano (uma vida de sucesso, com conquistas que vão te levar ao topo), ela simplesmente decide largar a faculdade e fugir de responsabilidades. 

Ambas são órfãs e idealizam uma vida em que podem fazer o que quiser, sem se prender à pessoas e lugares. Constroem um laço de amizade intenso após sem reencontrarem anos depois de uma certa época na escola. Viagens e passeios repletos de luxo e privilégios, é o cenário do período em que elas passaram juntas. Tudo estava como elas planejaram, até o momento em que Imogem desaparece e deixa uma carta de suicídio para Jule. O mundo parece se virar, e ela não sabe qual rumo seguir sem a companhia da sua melhor e única amiga. "Immie fazia com que ela se sentisse querida. A alegria dessa sensação preenchia os seus dias."




E. Lockhart desenvolveu uma narrativa bem construída e inteligente. Com doses de suspense e boas descrições, a autora aposta em um modo de contar a história, que nos deixa intrigado e que desperta a curiosidade a cada capítulo lido, abordagem que inverte a linha de tempo e os capítulos são contados de trás pra frente. Louco não é?! Após a carta de suicídio deixada por Imogem, uma série de eventos começa a tomar curso em volta da vida das duas amigas, e a história vai te levar para os acontecimentos anteriores àquele ponto, te dando pistas que farão você tirar algumas conclusões, mas mantendo o mistério que é uma delicinha de ler. Com capítulos bem curtos, a leitura flui com bastante rapidez. 

Fraude Legítima é um livro, que quanto menos você souber, melhor será na hora de realizar a leitura, onde qualquer comentário feito sem pensar, pode te revelar um ponto importante da trama. É um suspense young adult que descreve passagens comuns na vida de duas adolescentes. Como lidar com o luto, como seguir em frente após escolhas ruins, como é ter uma família adotiva, como é viver à margem da pressão dos pais em relação ao seu futuro, como lidar com responsabilidades e alcançar seus objetivos a todo custo. Imogem e Jule possuem personalidades exímias, que atingem os extremos da insanidade, confiança e amor. Elas me surpreenderam em um nível que eu não esperava, principalmente Jule, que é a personagem mais central. E o desfecho, foi algo inusitado (me senti enganada. Não vou dizer por quem).

Recomendo bastante a leitura, pra quem está em busca de um livro rápido e único, com um desenvolvimento interessante e bem construído com doses de mistério. 

12 comentários :

  1. Pelo o que eu já percebi, um dos pontos mais importantes do livro é esse tal final surpreendente, então eu meio que já estou esperando algo estilo "Mentirosos" que é da mesma autora. Os livros dela são bem cabeça mesmo, questão de detalhes e muita atenção. E nisso a listinha de desejados só aumenta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, eu ainda não realizei a leitura de Mentirosos, mas ao comentar com quem já leu, cheguei a conclusão que a autora não perdeu o estilo, e manteve a boa escrita. :)

      Espero que goste!

      Excluir
  2. Eu já tinha visto este livro, mas não havia lido nada sobre ele, então não sabia sobre o que a história se tratava, que bom que a forma de escrita da autora deixa o leitor intrigado e desperta a curiosidade a cada capítulo, fiquei bem curiosa para conferir esta história, ainda mais por conter suspense, adicionei ele em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariele, espero muito que você siga a indicação e que aprecie a leitura, assim como eu!

      Excluir
  3. Bom já li o livro Mentirosos da mesma autora, e fiquei impressionada com o desfecho inesperado da estória, porém já li outras resenhas a respeito deste livro dizendo que o desenrolar da trama era confuso, e que o leitor ficava desnorteado com as situações que a apareciam. Mas pela sua resenha vejo que a trama lhe surpreendeu, e que a forma com que a autora desenvolveu a estória te prendeu do começo ao fim. Eu admito que fiquei super curiosa para saber mais sobre os personagens e estórias de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, algumas pessoas realmente acharam confusas, mas porque a autora optou por contar a história narrando os acontecimentos de trás pra frente, mas é uma característica interessante e que faz o livro ser diferente, e muito bom!

      Espero que leia e também goste!

      Excluir
  4. Oiee!
    Desde que vi essa capa fiquei curiosa para saber do que se trata o livro, agora depois da sua resenha, meu interesse só aumentou. Apesar de ser suspense e meu momento não estar para isso, acho que posso abrir uma exceção rsrs
    Gostei muito da capa e já quero saber de tudo o que rodeia essa história.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste Iêda, eu também estava em outra "vibe" de gênero literário quando comecei esse livro, mas foi impossível parar. Espero que você goste! :)

      Excluir
  5. A narrativa parece ser boa, mas acho que precisa de muita atenção para conectar todos os fatos com as datas e os fatos já narrados. E tem a novidade de a leitura ser de trás pra frente. Enfim, é um quebra-cabeças, só pode hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jois, o livro não chega a ser um quebra cabeça. Mas logo no começo da narrativa, você se acostuma e não se perde durante os fatos. :)

      Excluir
  6. Olá Mirian,
    Sempre vejo a capa desse livro no Facebook, mas nunca me interessei em conhecer a estória.
    Não sou fã de suspense e não planejo ler esse livro
    Fora essa capa que eu achei meio estranha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que pena que não curtiu. Apesar de ser um suspense, quando você realiza a leitura a escolha pra capa, faz bastante sentido e não entrega completamente o conteúdo do livro. :)

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.