Resenha: Coração de Tinta [Inkworld #1] - Cornelia Funke

sexta-feira, 20 de outubro de 2017


Título: Coração de Tinta [Inkworld #1]
Autor: Cornelia Funke
Classificação: 4.3 [Skoob]
Páginas: 456
Editora: Seguinte
Gênero: Young Adult, Aventura, Fantasia, Juvenil
"Havia livros espalhados por toda a casa. Eles não ficavam apenas em estantes, como na casa das outras pessoas. Não, ali eles se empilhavam debaixo das mesas, em cima das cadeiras, nos cantos dos quartos. Havia livros na cozinha e no banheiro, em cima da televisão e dentro do guarda roupa, pilhas pequenas, pilhas altos, livros grossos e finos, velhos e novos... LIVROS. Eles acolhiam Maggie de páginas abertas na mesa do café da manhã, espantavam o tédio nos dias cinzentos..."

Meggie é uma amante dos livros, adora uma boa história, e passar horas lendo e se aventurando pelos enredos, e todo esse amor foi herdado de seu pai, Mo, que também é um leitor voraz, e trabalha restaurando livros antigos.
Apesar desse grande amor pela leitura Maggie nunca teve a felicidade de ouvir uma história contada por seu pai, ela aprendeu a ler quando era pequena, portanto foi sempre assim que pode viajar pelas páginas e se encantar por novas histórias. Mas a curiosidade de descobrir os motivos disto tudo, vai ser saciada, quando aparece uma visitante estranho no meio da noite em sua casa, exigindo nada mais que um livro de Mo.


Esse misterioso livro desejado pelo estranho visitante, que se revela como Dedo Empoeirado, se chama Coração Tinta, e ele foi o grande motivo pelo qual Mo nunca mais voltou a ler em voz alta. Através de Coração de Tinta, o pai de Maggie descobriu uma habilidade impossível de controlar, quando lê algo em voz alta, as palavras tomam vida, e ele consegue trazer seres da história para o mundo real. Ao ler este livro, ele trouxe para o nosso mundo alguns cruéis personagens, e um deles, Capricórnio, deseja não só o livro, mas também o famoso leitor, para que ele possa trazer um ser muito pior que o próprio Capricórnio, para o mundo real.

No momento em que Dedo Empoeirado apareceu em sua porta, Maggie tentou não achar estranho o comportamento de seu pai, porém após sua chegada, sua vida se transforma totalmente, pois agora precisa fugir de um maligno ser que era para estar apenas em uma história dentro de um livro, e no meio desta bagunça seu pai é sequestrado pelos capangas deste vilão. Agora Maggie irá embarcar em uma perigosa aventura para libertar seu pai, e no meio do caminho irá fazer amigos, reencontrar pessoas do seu passado, descobrirá mais sobre si mesma e no vai passar a amar cada vez mais os livros e suas maravilhosas histórias.
Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados,
E digeridos totalmente.
Coração de Tinta foi um livro maravilhoso de acompanhar, a escrita de Cornelia é leve e encantadora, ela cria uma história única e com personagens maravilhosos. Por ser uma aventura, somos levados a vários rumos durante a leitura, o que foi ótimo pois não deixa o enredo parado. E não posso esquecer do fato principal, que os nossos personagens são leitores vorazes, então a todo o tempo nos identificamos com algo. A diagramação do livro é a coisa mais linda, com pequenas ilustrações que indicam algum momento da história, e tudo foi feito pela própria autora, e além disso, temos no início de cada capítulo um trecho de algum livro de aventura ou algum clássico, que faz totalmente sentido para o que vai acontecer naquele momento.

Se você está à procura de uma aventura, com personagens encantadores, e uma história mágica e diferente de todas as outras, Coração de Tinta é com certeza o livro indicado.

Mundo de Tinta ou Inkworld é uma trilogia, e já temos toda publicada pela Companhia das letras/Seguinte. O primeiro livro já teve adaptação para as telonas em 2008, que é bem divertido e realmente tem um pouco da essência do livro. 

8 comentários :

  1. E a primeira resenha que leio sobre esta obra, e fiquei impressionada pelo seu conteúdo, já que se trata de uma personagem em que ela e uma leitor voraz, da qual poderemos nos identificar facilmente com ela em alguns momentos, além de se tratar de uma aventura muito bem construída, que não deixa a trama parar muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  2. Eu, assim como muitas pessoas, conheci a série pelo filme lançado mas nunca cheguei a ler. Uma amiga me disse também que era um livro maravilhoso e sensasional, eu só não sabia que era uma trilogia kkk Enfim, amo fantasias e essa parece ser um belo exemplar de uma aventura divertida. Espero ter a oportunidade de ler em breve. Curti a resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oiee!
    Não conhecia esse livro, mas me parece ser uma livro incrível, com uma história que prende o leitor do início ao fim e com personagens maravilhosos. A capa também é bem bonita e diferente, gostei muito.
    Se tiver a chance, lerei com toda certeza.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste livro, ainda mais por a história conter protagonistas leitores, fiquei bem curiosa para conferir a história deste livro após ler sua resenha, então adicionei Coração de Tinta em minha lista de leituras, pretendo ler este livro em breve.

    ResponderExcluir
  5. Adoro, só falta o terceiro pra eu acabar a série.
    Eu amo tanto os personagens e esse universo <3
    Ótima resenha, Nikolle :)

    ResponderExcluir
  6. Que enredo maravilhoso! Eu, por exemplo, já quis trazer alguns personagens à vida, mas só alguns personagens, e não todos como acontece quando se lê o livro mágico em voz alta hahahahaha
    Procurando o filme pra assistir ;)

    ResponderExcluir
  7. Saudações Lady Nikolle,

    A trilogia é uma das minhas preferidas. Acho que esses livros sempre tocam o coração dos leitores, porque é muito fácil imaginar como seria mágico todo o universo criado pela autora.
    Recomendo ainda, que leia as outras obras dela, são igualmente gostosas de ler!

    Venha visitar o Castelo!

    Att.
    A Rainha ♛ The Queen's Castle
    Um amor, um café e Nova York 3

    ResponderExcluir
  8. Olá Nikolle,
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro desde que eu assisti o filme (que eu gostei muito e pela sua resenha o livro parece ser bem melhor, mesmo que o filme tenha conseguido manter a essência)
    Gostei de saber que o livro tem ilustrações da autora, me deixou mais curiosa pra ler.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.