Resenha: Sombra da Noite [Trilogia das Almas #2] - Deborah Harkness

segunda-feira, 17 de julho de 2017


Título: Sombra da Noite (Trilogia das Almas #2)
Autor(a): Deborah Harkness
Classificação: 4.4 [Skoob]
Páginas: 574
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia, Romance Sobrenatural


A Descoberta das Bruxas (Trilogia das Almas #1)


Diana Bishop, historiadora e bruxa, e o vampiro Matthew Clairmont quebraram as leis da congregação dos seres sobrenaturais, a partir do momento em que se apaixonaram e começaram uma busca por um misterioso manuscrito perdido - Ashmole 782. Vivendo esse romance proibido, e sendo caçados pelos membros da congregação, o casal se vê em meio à um fogo cruzado. Diana possui um poder imensurável que por meio de um feitiço se manteve adormecido. Agora ela precisa de alguém que possa lhe ensinar a entender e dominar sua própria magia. A coexistência dos seres sobrenaturais é ameaçada e o Ashmole 782, ainda perdido, pode conter as respostas para a criação de todas as especies. Em busca de segurança, eles decidem tomar um rumo que não é esperado por seus inimigos, Diana e Matthew viajam no tempo rumo à Londres elisabetana de 1590. 



Em Sombra da Noite vamos acompanhar as dificuldades e desafios de Diana não apenas em relação à sua magia, mas em como se adaptar e ser uma mulher forte e decidida em 1590. Ela vai se encontrar em uma época que as bruxas estavam começando a ser caçadas e as mulheres praticamente não tinham direitos. A personagem cresce, se destaca e aprende muito sobre si mesma, passando por cima de inúmeras dificuldades. Matthew passa por algumas mudanças de comportamento que faz ele retornar a ser um pouco do vampiro obscuro que ele era naquela época. Mas juntos, eles vão viver momentos de auto descoberta, sendo elas individuais e como um casal.

Isaac Newton acreditava que o tempo era uma força essencial da natureza que não podia ser controlada. Depois de nossa batalha pra retornar a 1590, já estava pronta pra concordar com ele. ( Diana).  

Deborah Harkness continua com sua escrita  super descritiva, mostrando nitidamente seu lado historiada utilizado nessa sequência de A Descoberta da Bruxas.  A autora proporciona uma imersão completa nessa viagem por uma Londres Elisabetana que é realmente impressionante, e o leitor vai saber com detalhes, o comportamento, a vestimenta, a culinária, os costumes e o modo de vida daquela época. Personagens icônicos, como William Shakespeare, Walter Raleigh - escritor inglês, Christopher Marlowe - escritor da obra Fausto, Thomas Harriot - matemático e astrônomo, George Chapman - dramaturgo e poeta, Rainha Elizabeth I, entre outros, fazem desse segundo volume da trilogia uma ponte da realidade e a ficção que é interessante acompanhar, e me fez parar em alguns momentos da leitura e realmente ir pesquisar sobre lugares, pessoas e acontecimentos da época. 

Viagens no tempo sempre são instigantes pra mim, são inúmeros fatores que eu imaginei que talvez a autora pudesse deixar passar sem explicações. Mas tudo que eles fazem no passado, tem consequências no presente, afinal Diana e Matthew não apenas se adaptaram pra passar por um breve momento em 1590, ele construíram um período de suas vidas lá. Mexer com o tempo não é brincadeira, e eu gostei da autora não ignorar esses pontos na história. Apesar de ser uma leitura bem densa, rica em informações e detalhes, a narrativa não decepciona nem um pouco, foi uma trama bastante superior à do primeiro livro da trilogia, mais emotiva, com mais ação e desenvolvimento dos personagens, além de passar pro leitor pequenas lições como a importância dos laços familiares, de confiança, amizade e lealdade.

O Livro da Vida
O livro é dividido em partes, algumas alternam entre o casal principal no passado, e os secundários no presente, além disso, possui um apêndice auxiliar com informações dos novos personagens inseridos na história, que são muitos. Em relação ao livro físico em si, a diagramação está bem feita, no entanto alguns trechos de tradução da editora me incomodaram um pouco. Espero que no último - e terceiro - livro a revisão esteja um pouco melhor. Ao lado a capa, similar á original em inglês, da sequência de Sombra da Noite: O Livro da Vida (Trilogia das Almas #3) que em breve estará disponível a resenha aqui. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.