Resenha: A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma - Douglas Adams

segunda-feira, 3 de abril de 2017


Título: A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma (Dirk Gently #2)
Autor: Douglas Adams
Classificação: 4.1 (Skoob)
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção Cientifica, Comédia/Humor

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently 
(Dirk Gently #1)

Em mais uma obra completamente louca, e inicialmente desconexa, Douglas Adams nos presenteia com mais um pouco do humor sarcástico e da personalidade icônica do Detetive Holístico, Dirk Gently. Refletindo sobre a vida, Dirk se encontra no norte de Londres, sem dinheiro, no fundo do poço, e completamente desolado. É então que ele finalmente se recorda de ter um cliente. Lamentavelmente, Dirk se atrasa para o encontro em que deveria ser pontual. Porém, nada é por acaso, e seu atraso claramente está conectado com diversos eventos (estranhos) que ele presencia no local de encontro. E para o nosso detetive, que age totalmente diferente dos padrões de investigações, tudo que ele presenciou possui uma ligação. E novamente seu objetivo é provar a interconexão fundamental de todas as coisas.


Adams novamente vai nos apresentar algumas coisas absurdas, que não fazem sentido algum, mas que para Dirk Gently sempre faz, como uma máquina de refrigerante que aparece nos lugares mais improváveis e inusitados, uma águia hostil que insiste em atacá-lo, um hospital sinistro para casos exóticos, entre outras coisas mais bizzaras. E é aos poucos o leitor vai acompanhando o desenvolvimento e ligação dos acontecimentos. É de com uma escrita incrível, que Douglas não decepciona e não deixa pontas soltas, sempre levando o leitor à análisar melhor, todos os acontecimentos improváveis que acabam se tornando prováveis e com (um pouco de) sentido. 

A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma, apesar de possuir uma narrativa um pouco mais arrastada, compensa no lado cômico - que é uma marca registrada de Douglas Adams. No entanto, esse volume não me conquistar tanto como o livro anterior. É inquestionável que a perspicácia do autor para a ficção científica, é sempre intrigante e gostosa de ler, além de irônica e divertida, e se deliciar com um pouquinho mais de Dirk Gently é mais do que recomendado, principalmente pra quem é fã da sua obra homônima Guia dos Mochileiro das Galáxias.

Como já mencionei aqui no blog anteriormente, Dirk Gently possui uma recente série de tv adaptada. E que eu recomendo muito assistirem. Apesar de não possuir tanta similaridade com o conteúdo dos livros, a identidade de Dirk criada por Douglas Adams, permanece presente no personagem, assim como os casos holísticos que a série aborda. Engraçada e com um cast bem escolhido, é produzida pela BBC América, e a season está disponível na Netflix. :)     


Um comentário :

  1. Oi, Mih!
    Eu amei essa série. Quero logo a segunda temporada.
    Já os livros, não sei se leria por agora... curto o Douglas Adams, mas tem algo nele que me incomoda.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.