A Moda das Princesas Disney - Entenda os Períodos Históricos

terça-feira, 4 de abril de 2017

Oi Pessoal!

Como esse mês estamos dedicando mais posts aos nosso queridos Romances de Época e um dos assuntos mais comentados é sobre a moda dos períodos, resolvi fazer esse post falando um pouquinho mais sobre o assunto.


As Princesas Disney foram praticamente nossa primeira referência sobre Romances de Época, apesar de o mundo de suas histórias ser quase sempre fantasioso, sabemos que a inspiração para seus vestidos e histórias surgiu em lendas europeias antigas, e um dos responsáveis por sua divulgação foram os Irmãos Grimm. Pensando nos períodos onde suas histórias supostamente se passam, trazemos informações sobre, qual seria supostamente o período correto e as vestimentas comuns a época. Os dados colocados nesse post são baseados em diversas pesquisas (vocês encontram link para as referências no final) e sobre meus conhecimentos em História da Moda, pois sou formada pelo curso de Design de Moda.


A ilustradora Claire Hummel é obcecada por figurinos históricos e apaixonada pelas princesas da Disney. Quando resolveu pesquisar mais a fundo e descobriu que os vestidos das princesas não condiziam com a história da moda, ela redesenhou os figurinos, retratando seu período de uma forma mais próxima, confira então como esses looks ficaram!



Branca de Neve

A história supostamente se passa no século XVI na Alemanha, período do Renascimento ganhando força na Europa, um dos fatos que indica esse contexto histórico é por exemplo o fato que os anões cantam em iodelei, um estilo típico que surgiu em 1545 na Alemanha. As roupas eram marcadas por mangas bufantes e muitas vezes pela longa gola ou até mesmo o rufo (uma gola circular cheia de babados), no caso do desenho ao lado a gola é o modelo médice uma derivação do rufo, que surgiu mais tarde. Nesse período surgiram as reformas protestantes, a forma de se vestir das mulheres alemãs era conservadora e religiosa, além da gola e cintura alta o cabelo era puxado para trás, muitas vezes guardado dentro de um acessório. A curiosidade é que no século XIX diversos romances que surgiram se passavam no século XVI, esse período com seus eventos dramáticos levou a muita inspiração.






Aurora -  A Bela Adormecida
Dicas como o manuscrito de ouro que começa o filme, e o Príncipe Felipe falando para o pai que ele está vivendo no passado, que supostamente seria o século XIV, quando ele acreditava que Aurora era apenas uma camponesa, dão uma ideia de quando a história se passa. A Aurora ser chamada de Briar Rose, uma rosa comum na Inglaterra desde os tempos antigos, dá a localização da trama, nesse período a peste negra havia dizimado a população européia, os que sobreviveram queriam ter luxo e requinte, e com a rota dos comerciantes asiáticos cruzando o mundo, tecidos, brocados e novas cores começaram a chegar a Europa, satisfazendo a nobreza. A era gótica medieval começava a migrar para o renascimento, o que também influenciou a moda.






Bela - A Bela e a Fera

A primeira coisa que percebemos é o local da história, França e é mencionado ao longo de todo o filme, desde o vilarejo de  Bela, as canções e é claro as palavras em Francês. Acredita-se que a história se passe aproximadamente nos anos 1700, final do século XVII, e a corte  França é mundialmente conhecida por suas vestimentas voluptuosas, o fato de a Fera ser um príncipe confirma o fato de que a história se passa antes da Revolução Francesa. Seria comum portanto que Bela usasse os painers.  O painers amplos foram usados por mulheres de classes burguesas ou nobres, era um símbolo de beleza que durante esse período fez parte da silhueta, a França foi um dos países onde a moda era levada em alta conta e onde diversos países se inspiravam.







Cinderela

Esse já se passa num período mais conhecido por nós que somos fãs de Romances de Época, quando a Rainha Vitória governou a Inglaterra e a moda sofreu diversas mudanças. A Era Vitoriana (segunda metade do século XIX), onde passamos a viver novamente um grande contraste visual de volumes, cores, tecidos e ornamentos, os decotes femininos passaram a ser mais profundos, os saltos mais altos e chapéus eram usados de dia, além do bustle, acessório que dá volume a parte de trás do vestido, muito usado nesse período, comumente chamado de "anquinha". Podem observar que durante esse período alguns modelos também eram bem diferentes para cada ocasião, por exemplo, um vestido de montaria era diferente de um luxuoso vestido de baile, por isso os modelos podiam variar bastante. O século XIX foi o que mais mudanças ocorreram na moda, então cuidado pra não se confundir!





 Ariel - A Pequena Sereia

O desenho da Pequena Sereia se passa por volta de 1890, século XIX, período na moda conhecido como Belle Époque e que possuía muitas referências vindas da França. Supõe-se que a história de Ariel se passe no Oceano Atlântico, entre a Noruega e a Dinamarca, portanto, seu vestido foi baseado nos trajes de festa da época. Com mangas bufantes, decote enfeitado (que na época era usado apenas nos vestidos de noite), ar romântico e saias amplas, ainda mantendo o volume na parte de trás como na Era Vitoriana, mas sem o uso da armação e a adesão da calda.











Rapunzel

A história se passa no período que chamamos de Era Barroca, período entre o  Renascimento e o Rococó, no nosso caso entre a Branca de Neve e a história da Bela. Um período onde a moda era muito requintada, cheia de volumes e exageros principalmente na parte superior da silhueta. foi um período de prelúdio, portanto a moda era mais sóbria no começo desse século. Acredita-se que a história dessa princesa se passe entre 1600 e 1700 na Alemanha, portanto o figurino da Disney ficou bem simples mesmo ela se vestindo praticamente como uma camponesa. Eu teria feito a cintura da ilustração um pouco mais baixa, a roupa da época era composta de camisa de linho, espartilho com decote, mangas bufantes, corpete super decorado, manto, saia aberta no meio deixando exposta uma anágua decorada com laços e fitas, sapato alto, cabelo cacheado e armado… quanto mais melhor! 




Mulan 
Sabemos que o filme se passa na China logo desde o princípio, e é interessante vermos como a moda era retratada no Oriente, e que é completamente diferente dos padrões europeus. O período imperial na China é bem extenso, marcado por diversas dinastias que governaram por longos períodos, acredita-se que a história se passe entre os séculos III e IV, já que o filme nos mostra a guerra da China contra os hunos de forma fictícia, que historicamente aconteceram nesse período.

Apesar da Disney ter acertado no figurino, era comum que as roupas fossem estampadas, então essa foi a adição da ilustradora no desenho.





 


Jasmine

Nossa outra história que se passa num período diferente e muito anterior dos Romances de Época convencionais mas que acredito ser interessante mostrar é a vestimenta da Jasmine, sua história se passa na Arábia, sabemos disso logo que o filme começa, acredita-se que o período seja por volta dos anos 300, período pré-islamico. Jasmine obviamente usaria muito mais roupas, a vestimenta da princesa é inspirada nas dançarinas e odaliscas da época, mas o véu por exemplo seria indispensável e a autora não o utilizou na ilustração mas muitos bordados foram adicionados, a calça ganhou ainda mais volume e menos pele à mostra. A princesa ganha um bolero, tranças e até acessórios mais detalhados, a riqueza de detalhes e acessórios foi sempre considerada muito importantes para a nobreza.









Merida, Tiana e Pocahontas
Como faltava algum tipo de informação sobre cada uma dessas, preferi fazer um breve comentário.



Merida não teve seu vestido remodelado pela ilustradora, mas sua história se passa no período medieval e sem dúvidas na Escócia do século XII ou XIII período conhecido como Alta Idade Média. Seu vestido é muito adequado e de acordo com o período, uma espécie de túnica com mangas longas e broches e acessórios para prendê-los,  o corpete só veio surgir mais tarde, eram tecidos bem fluídos e as saias não tinham muito volume ou armações, cabelos eram geralmente usados soltos, mas geralmente eram presos completamente por acessórios após o casamento.

Tiana não se passa necessariamente num período histórico, visto que romances de época só são assim considerados até o começo da primeira guerra mundial, e a história dessa princesa se passa na Nova Orleans - EUA, de 1920. Os cabelos eram bem curtos, os vestidos muito fluídos e geralmente com comprimento até o joelho, com franjas e acessórios brilhantes ou com penas.

O filme de Pocahontas é baseado na história de sua tribo que realmente existiu e foi descoberta pelos Ingleses no século XVI, ela realmente se casou com um inglês e infelizmente sua história tem um final triste. Mas seu estilo foi parcialmente representado pelo filme, ela provavelmente utilizaria pinturas características de sua tribo e acessórios, além de usar bem menos roupa, mas as franjas fariam bastante sentido de acordo com as vestimentas históricas usadas pelos índios americanos no período do descobrimento da América, sua tribo ficava localizada no estado da Virgínia.




Espero que tenham gostado desse post tanto quanto eu! Foi muita pesquisa pra conseguir transmitir todas essas informações adequadamente, e se você curtiu, me conta aqui nos comentários! Ficou com alguma dúvida? Tem sugestão de posts com essa temática pro nosso mês de Época, conta pra gente aqui também. 

4 comentários :

  1. Ahhhhh adorei a post!! Muito legal nos mostrar essa faceta de moda dee época, se é que posso chamar assim, com as princesas da Disney.
    Amei Carla.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla!
    Amei esse post! Nunca havia ido atrás pra saber sobre a época das princesas, mas lembro que uma vez eu vi um vídeo no facebook sobre isso. As modelos vestiam as roupas que se usavam na época de cada princesa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  3. Bárbara Nogueira6 de abril de 2017 09:33

    Oi, Carla!!
    Gostei demais do post, acompanho seu trabalho e o Paradise desde o Encontro de Romances de Época da Arqueiro, no ano passado e nesse ano conheci tanta coisa através de vocês. Achei esse post super interessante e foge um pouco do modelo de resenhas que encontramos por aí, pois contextualiza historicamente algo de que gostamos tanto...posso dar uma ideia para post, já que esse mês teremos mais posts sobre o tema? Pensei que de repente você podia falar um pouquinho do Prêmio RITA e de autoras e livros interessantes que ganharam o prêmio e estão sendo ou serão publicados por aqui, ou que mesmo sem previsão, no Brasil, vale a pena ler...Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla!!

    Adorei o post!!! Conhecia o básico dessa história da moda, mas não imaginava que os índios norte-americanos usassem pouca roupa também por causa do inverno com neve.

    Achei super divertido conectar a história com as princesas da Disney. Apesar de todas as novas animações bacanas, Mulan continua sendo minha favorita <3
    Embora ela também não tenha tido um final feliz. =/

    Bjs!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.