[Espaço: A Fronteira Final] Conhecendo o Universo de Star Trek

sexta-feira, 17 de março de 2017

Hello Trekkers!
Star Trek - Jornada nas Estrelas - completou 50 anos em setembro de 2016. Mas nunca é tarde pra conversar, relembrar e também apresentar para quem não conhece um dos marcos da televisão, que quebrou padrões com um elenco multicultural e multirracial, que conquistou e ainda conquista uma legião de fãs. Nessa postagem vou apresentar um pouquinho do universo Trekker, da série original que derivou outras seis séries e mais de dez filmes, e você também confere a resenha da edição comemorativa da editora Globo LivrosJornada nas Estrelas (volume I) A história completa, não autorizada e sem censura, escrito por Edward Cross, um jornalista de entretenimento que possui uma longa carreira de publicações voltadas para a cultura geek, e Mark A. Altman, que é considerado um dos maiores especialistas em Star Trek de todo o mundo.


 The Original Series (1966–69) 

Em 8 de setembro de 1966, chegou às TVs americanas, a mais nova série de ficção científica nomeada Star Trek, conhecida nacionalmente como Jornada nas Estrelas. A franquia não tinha somente o proposito de abordar a vida em sociedade e o uso da tecnologia de personagens viajantes no espaço. A série claramente refletia o que se passava na sociedade americana na época. Foi a bordo da nave USS Enterprise e sua tripulação composta por personagens diversificados etnicamente e únicos, que Gene Roddenberry - criador da série - abordou temas como racismo, igualdade entre gêneros, preconceito, militarismo, as dificuldades de viver em uma democracia e de lutar contra um regime totalitário, além da importância que a tecnologia tinha na vida do ser humano. 

O primeiro pilot da série, considerado inteligente demais para o público da época, foi recusado pela emissora NBC e mais tarde reescrito com mais humor e aventura, para ser aceito e exibido na televisão. Com índices baixos de audiências, a série foi cancelada e só dez anos mais tarde que voltou a ser exibida por reprises. Um público influente foi sendo conquistado. O sentimento de liberdade que a série pregava, em conjunto com as questões humanistas do criador e a crítica à diversidade de gênero, cativava o telespectador e a essência de Star Trek foi se disseminando e crescendo rapidamente.   
"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos, para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve" - Esse é o monólogo de introdução da série, que melhor define Star Trek e que estabelece o propósito da nave. É narrado pelo Capitão Kirk - personagem icônico da série - no incio de cada episódio.

SÉRIES DO UNIVERSO TREKKER

A série original gerou seis derivadas - A Nova Geração, A Série Animada, Voyager, Deep Space Nine, Enterprise e a vindoura Discovery - e 13 filmes. (Todas elas disponíveis na Netflix, olha que maravilha! Os fãs agradecem!!! )

  Image result for star trek voyager poster Image result for star trek serie enterprise poster

The Next Generation (1987–94) | Deep Space Nine (1993–99) | Voyager (1995–2001) 

Prequels da Série Original: Enterprise (2001–05) | Discovery (2017–) | Animated series The Animated Series (1973–74)


Image result for star trek animated series

A série animada, durou duas temporadas (1973 e 1974), com 22 episódios de meia hora. A franquia retornou à TV com a Nova Geração, cujos eventos se passam algumas décadas depois da série original. Em 1993, ainda com a Nova Geração sendo exibida, uma nova série foi apresentada ao público. Deep Space  (sete temporadas) quebrou um dos paradigmas de Star Trek: Não havia nave, mas uma estação espacial. Foi a primeira série sem o envolvimento de Gene Roddenberry, falecido em 1991. Voyager, lançada após DS9, também durou 7 temporadas. Logo em seguida, uma nave com o nome de Enterprise volta à franquia. Desta vez, a ação se passa antes dos eventos da série original, mas depois do encontro entre humanos e vulcanos, tema do filme Star Trek, o primeiro contato. Os humanos estão fazendo os seus primeiros testes com a dobra espacial e as viagens além do nosso sistema solar.

Star Trek - DISCOVERY (2017) é a próxima série da franquia, depois de mais de uma década sem Star Trek na TV. A nave é a Discovery do título. A série ainda está sendo produzida, e novidades sobre o cast estão sendo divulgadas aos poucos. Inicialmente seria lançada em janeiro desse ano, mas o lançamento foi adiado e a previsão é para o mês de maio. Confira o trailer exibido na Comic Con : AQUI

Image result for star trek discovery banner



FILMES DA FRANQUIA

Image result for star trek beyond poster
Em 1977, a Paramount e Roddenberry começaram a desenvolver um nova série batizada de Phase II, que não contaria com todo elenco original, sendo assim com mais alguns novos personagens. A ideia no entanto não foi pra frente, e o pilot foi aproveitado para o primeiro filme da saga: Star Trek, o filme. Desde então a produção de filmes se tornou mais frequente, com seis filmes produzidos entre 1979 e 1991. 

Star Trek teve seu reinicio, com seu décimo filme, com uma campanha de divulgação não mirada somente em fãs. Dirigido por J.J.Abrams, Star Trek (2009) foi o mais rentável de todos os filmes já produzidos, um sucesso de bilheterias e críticas. Star Trek 2 – Além da Escuridão (2013) foi considerado o melhor filme do reboot, também produzido e dirigido por J.J.Abrams. 

Star Trek - Sem Fronteiras (2016) (banner) é o mais recente filme da franquia, dirigido por Justin Lin (Velozes e furiosos), foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Maquiagem, que infelizmente perdeu para Esquadrão Suicida. 

Segue aqui aquela lista completinha de todos os filmes, com todas as infos, além de comentários de fãs: Cinematografia Trekker


EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 50 ANOS PUBLICADO PELA GLOBO LIVROS

Título: 50 Anos de Jornada nas Estrelas - A História Completa, não autorizada e sem censura
Autor: Edward Gross , Mark A. Altman
Classificação: 3.9 (Skoob)
Páginas: 392
Editora: Globo Livros
Gênero: Autobiografia, Ficção Científica
Este não é apenas um livro para fãs de Jornada nas Estrelas, mas também uma obra imperdível para todo apaixonado por cultura pop e todos que se interessam pelas histórias e segredos dos bastidores de um marco da televisão.

Nesta edição comemorativa, o leitor vai encontrar diversas informações e curiosidades sobre o universo Trekker, desde o seu lançamento e cancelamento; as dificuldades e motivações de Gene Roddenberry; comentários de produtores, roteirista, diretores, atores e fãs da franquia; e você irá entender o modo que Gene viu a mídia como uma ferramenta poderosa para comentar sobre injustiças que ele via no mundo.

Com Jornada nas Estrelas, Gene concebeu uma visão do futuro que era descaradamente otimista: um esquema detalhado que demonstrava como seria a humanidade caso tivesse sucesso em evoluir além das suas superstições e xenofobias adolescentes. A série celebrava e glorificava as virtudes da engenhosidade humana, os avanços científicos e o progresso moral. Esta definitivamente é uma leitura recomendada para todos aqueles que querem conhecer mais a fundo um dos fenômenos da ficção científica.


 star trek spock leonard nimoy live long and prosper GIF
Eu particularmente conheci Jornada nas Estrelas através do meu pai, que acompanha com frequência e ele é um fã de carteirinha. :)

O Universo Trekker tem muito material produzido, que rende muitas maratonas, tanto de filmes, quanto de série, além de livros com informações extras. Em suma, Jornada nas estrelas não é apenas uma série de tiros a laser, ela tem conteúdo que abre espaço para conversas sobre ética, moral e que desconstrói padrões.  Vida longa e próspera! 

Um comentário :

  1. Oi, Mih!!!

    Eu assistia as reprises de Star Trek com meu pai (que até hoje chama de Jornada nas Estrelas e não sabia que era o mesmo que Star Trek), mas vou ser sincera e dizer que não lembro muito do original. Fiquei até com vontade de rever agora que sou grande, acho que compreenderia melhor a série.

    Peguei muito mais Star Wars que Star Trek, mas adoro ficção científica e com certeza vou procurar rever esse universo.
    Pelo menos assisti os últimos filmes e reconheci quando o Spock original apareceu! Hahahahaha

    Mas adorei o post. Acho que Star Trek não é tão bem divulgado no Brasil como deveria ser.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.