Resenha: Meio Mundo [Mar Despedaçado #01] - Joe Abercrombie

domingo, 12 de março de 2017


Título: Meio Mundo
Autor: Joe Abercrombie
Classificação: 4.3 (Skoob)
Páginas: 368
Editora: Arqueiro
Gênero: Fantasia Épica


Em Meio Rei conhecemos Yarvi, um jovem considerado inferior perante os outros e que batalhou para chegar onde queria e vingar a morte de seu pai e irmão. Ele decidiu realmente ser Ministro de Gettland. Suas lutas agora serão diferentes, o Rei Supremo não gosta da forma em que a Rainha Dourada de Gettland é adorada e da forma como consegue acumular bens, então ele irá tentar acabar com seu reino, e  Yarvi precisará viajar Meio Mundo atrás de aliados.

No primeiro livro da Trilogia Mar Despedaçado conhecemos a história de Yarvi, agora o autor irá nos apresentar a história de Thorn Bathu e seu amigo Brand, confesso que quando fiquei sabendo que os protagonistas seriam diferentes eu fiquei um pouco receosa com a leitura. No entanto, Yarvi estava presente no livro, lado a lado com os jovens protagonistas desse volume.
Seu pai sempre dizia: O momento em que você fizer uma pausa será o momento da sua morte. E ela vivia seguindo esse conselho, para o bem ou, principalmente, para o mal. Exibiu os dentes num rosnado de luta - sua expressão predileta, afinal das contas - e partiu para cima de Brand com mais intensidade do que nunca.
Thorn Bathu não é uma jovem convencional, ela sempre quis fazer parte da Guarda Real e apesar de todas as reclamações de sua mãe - que uma jovem moça deve aprender a costurar e não lutar -, ela agora está fazendo o tão esperado teste. O mestre das armas não gosta muito da jovem e lhe propõe um desafio praticamente impossível e Thorn o encara, porém as coisas não saem como planejadas e ela é dada como assassina. Sua sentença é a morte, mas um encontro com Pai Yarvi pode mudar isso.


Brand só tem no mundo sua querida irmã, eles sempre viveram na miséria e sua chance de sair dessa vida é indo para a Guarda Real. No quadrado de treinos ele sempre admirou a forma de Thorn, mas como seu nome mesmo diz (Thorn na tradução para o português quer dizer espinho) ela é espinhenta e ninguém se aproxima demais. Ele sabe que não foi certo o que o Mestre das Armas fez com a garota e intercede por ela. Um coração puro que sempre luta pelo bem, esse é Brand. 

O Rei Supremo está fechando as portas de todos os reinos do Mar Despedaçado, se os reinos não se unirem e lutar contra ele tudo estará um caos muito em breve. Pai Yarvi se prepara para arrumar aliados para essa batalha, e Thorn e Brand estão com ele nessa jornada. Uma viagem perigosa e cheia de mistérios, mas uma aventura de tirar o fôlego com momentos surpreendentes, cheio de batalhas sangrentas e ensinamentos práticos da vida. Uma viagem de crescimento e conhecimento, a descoberta de seus verdadeiros eu. 
"Ela pode não soltar fogo pelas ventas, mas ainda assim vocês vão se queimar".
Como disse acima eu fiquei receosa com essa leitura, mas ela me arrebatou assim como Meio Rei. Pai Yarvi é um personagem incrível e eu estava com medo de não vê-lo mais na trilogia. Joe criou novamente personagens maravilhosos. Ver Thorn brigando com tudo e todos para conquistar seu lugar, ser mulher nesse mundo é tão difícil e com o passar do tempo ela o conquistou o respeito de todos. Brand e sua pureza, seu medo, ele estava no meio de uma guerra, mas se sentia mal de matar, ele se questionava se era aquele seu lugar realmente. Personagens tão diferentes que se completam no meio da trama, ambos criando um equilíbrio por onde passavam. 

Estou super ansiosa com o que Joe Abercrombie nos apresentará em Meia Guerra. Qual será o papel de Yarvi, Thorn e Brand. 

2 comentários :

  1. Oi, Paula!
    Eu estou lendo Meio Rei e amando! E é bom saber que Meio Mundo não deixa a desejar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula!

    Nem sabia que tinha saido a continuação cre KKKK.
    Eu vi so o primeiro, mas não cheguei a ter interesse, apesar de todas as criticas positivas. Mas fico feliz que tenha sido uma leitura bem positiva.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.