Livros Por Temas #15: Fantasia Épica YA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Oi Pessoal!
De volta com um post novo nessa coluna que eu sei que vocês adoram! A ideia do post de hoje é falar sobre um gênero que eu adoro muito e estou sempre procurando novidades, então porque não compartilhar minhas favoritas com vocês não é mesmo? Vamos falar um pouquinho sobre Fantasia focada no público Young Adult, mais especificamente aquelas ambientadas em períodos inspirados na Idade Média.
Fantasia é um gênero extenso e complexo, com diversas sub categorias, e as vezes é até mesmo complicado categorizar um livro, não que seja realmente necessário, eu gosto dessas definições porque fica mais fácil saber o que vai fazer parte da leitura que estou prestes a fazer, ou quando preciso fazer uma indicação para alguém. Portanto vamos chamar essa classificação de Fantasia Épica Young Adult, também chamada de Alta Fantasia porém focada num público juvenil.



Os livros que vamos falar hoje possuem as seguintes características:
  • Se passam num universo paralelo (mundo diferente do nosso, com sua própria geografia e mapas)
  • Sociedade própria, que na maioria das vezes é inspirada nos períodos da Idade Média.
  • Magia, monstros e criaturas mágicas e outros poderes sobrenaturais podem aparecer.
  • Focado num público juvenil, portanto o conteúdo violento e romântico é equilibrado e adequado a essa idade.
Porque escolhi esse tema hoje? Apesar de ser muito fã de autores como Tolkien e George Martin, com suas histórias sanguinárias e densas, ultimamente tenho gostado mais dos livros focados no público YA justamente por geralmente não serem tão extensos, detalhados e por conter um elemento essencial que sempre me encanta, o romance. Então vamos as indicações que variam entre as minhas favoritas e as que estou ansiosa para conhecer, tentei sair do padrão então muitos dos livros mais famosos como a série Trono de Vidro não estão aqui, fiquem a vontade pra falar sobre seus favoritos nos comentários!



1- Sombra e Ossos - Trilogia Grisha #1 - Leigh Bardugo
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer seu melhor amigo é atacado e ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
Arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Uma das trilogias mais comentadas do gênero, e possui uma diagramação linda! Uma curiosidade é que a autora está publicando uma nova série chamada Six of Crows, que é um spin off da Trilogia Grisha, também publicado pela Editora Gutemberg no Brasil e você pode conferir a resenha clicando aqui!

2- A Herdeira da Morte - The Sin Eater's Daughter #1 Melinda Salisbury

Twylla tem 17 anos, vive num castelo e, embora seja noiva do príncipe, não é exatamente um membro da corte. Ela é o carrasco. O livro conta a história de uma garota capaz de matar instantaneamente qualquer pessoa que ela toca. Até mesmo seu noivo, cujo sangue real supostamente o torna imune ao toque fatal de Twylla, evita sua companhia. Porém, quando um novo guarda chega ao castelo, ele enxerga a garota por trás da Deusa mortal que ela encarna, e um amor proibido nasce entre os dois. Mas a rainha tem um plano para acabar com seus inimigos, e eles incluem os dons de Twylla. Será que a jovem se manterá fiel a seu reino ou abandonará tudo em nome de um amor condenado?

Trilogia nova que chegou ao Brasil em 2016 pela Editora Rocco e está na minha lista de próximas leituras! A sinopse me conquistou no primeiro momento e estou ansiosa para conferir, alguém aí já leu?

3- A Maldição do Vencedor - Winner's Curse #1 - 
Marie Rutkoski
Kestrel quer ser dona do próprio destino. Alistar-se no Exército ou casar-se não fazem parte dos seus planos. Contrariando as vontades do pai - o poderoso general de Valória, reconhecido por liderar batalhas e conquistar outros povos -, a jovem insiste em sua rebeldia. Ironicamente, na busca pela própria liberdade, Kestrel acaba comprando um escravo em um leilão. O valor da compra chega a ser escandaloso, e mal sabe ela que esse ato impensado lhe custará muito mais do que moedas valorianas. O mistério em torno do escravo é hipnotizante. Os olhos de Arin escondem segredos profundos que, aos poucos, começam a emergir, mas há sempre algo que impede Kestrel de tocá-los. Dois povos inimigos, a guerra iminente e uma atração proibida... As origens que separam Kestrel de Arin são as mesmas que os obrigarão a lutarem juntos, mas por razões opostas. 

Mais uma trilogia que estou muitissimo ansiosa pra ler, estava só aguardando o lançamento do terceiro volume, que sai logo no primeiro semestre de 2017. Os livros estão sendo publicados pela Plataforma 21, selo da Editora V&R que fez um trabalho maravilhoso nas edições e vale a pena conferir!

4- O Rei Demônio - Os Sete Reinos #1 -
Cinda Williams Chima





O jovem ladrão reformado Han Alister é capaz de quase qualquer coisa para garantir o sustento da mãe e da irmã, Mari. Ironicamente, a única coisa valiosa que ele possui não pode ser vendida: largos braceletes de prata, marcados com runas, adornam seus pulsos desde que nasceu. São claramente enfeitiçados — cresceram conforme ele crescia, e o rapaz nunca conseguiu tirá-los.
Enquanto isso, Raisa ana’Marianna, princesa herdeira de Torres, enfrenta suas próprias batalhas. Ela poderá se casar ao completar 16 anos, mas ela não está muito interessada em trocar essa liberdade por aulas de etiqueta e bailes esnobes. Almeja ser mais que um enfeite, ela aspira ser como Hanalea, a lendária rainha guerreira que matou o Rei Demônio e salvou o mundo.

Fui atraída a essa série por comentários no Instagram, e me encantei com o primeiro volume! A escrita da autora é jovem e atual, os personagens são maduros, mas ao mesmo tempo temos a história ambientada numa sociedade inspirada no período medieval e ainda muita magia e romance, vale a pena conferir a resenha clicando aqui, são quatro livros no total publicados pela Suma de Letras.

5- A Queda dos Reinos - Falling Kingdoms #1 -
Morgan Rhodes
Nos três reinos de Mítica, a magia estava esquecida desde tempos imemoriais. Depois de séculos de uma paz mantida a muito custo, certa agitação começa a emergir. Enquanto os governantes lutam cegamente pelo poder, seus súditos têm suas vidas brutalmente transformadas com a eclosão repentina da guerra. É assim que o destino de quatro jovens - três herdeiros e um rebelde - acabam interligados para sempre. Cleo, Jonas, Lucia e Magnus vão ter de lutar, cada um à sua maneira, em um mundo revirado pela guerra, onde imperam traições inesperadas, assassinatos brutais, alianças secretas e paixões arrebatadoras.

Uma das séries mais comentadas do gênero, minhas amigas amam e eu ainda não li! Calma, desse ano não passa! Ao todo serão seis volumes, o quinto volume será publicado no Brasil ainda em 2017, e a autora ainda não publicou o volume final. No Brasil a série sai pela Editora Seguinte. A Nik já leu e resenhou o primeiro volume e você confere clicando aqui.



6- The Kiss of Deception - Crônicas de Amor de Ódio #1 - Mary E. Pearson
Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro?
Quando se vê refugiada em um pequeno vilarejo distante o lugar perfeito para recomeçar ela procura ser uma pessoa comum, se estabelecendo como garçonete, e escondendo sua vida de realeza. O que Lia não sabe, ao conhecer dois misteriosos rapazes recém-chegados ao vilarejo, é que um deles é o príncipe que fora abandonado e está desesperadamente à sua procura, e o outro, um assassino frio e sedutor enviado para dar um fim à sua breve vida. Lia se encontrará perante traições e segredos que vão desvendar um novo mundo ao seu redor.

Esse foi umas leituras favoritas de 2016! Que livro incrível! Você podem conferir todas as minhas opiniões sobre ele na resenha clicando aqui, mais que recomendado e um dos meus favoritos do gênero. A trilogia está sendo publicada pela DarkSide Books, o último volume sai ainda em 2017 e as edições estão maravilhosas, de luxo como todas as que a editora faz.


7- Three Dark Crowns - Three Dark Crowns #1- 

Kendare Blake
Em cada geração da ilha de Fennbirn, trigêmeas nascem: três rainhas, com o mesmo direito a coroa e cada uma delas possui um tipo diferente de magia. Mirabella é uma elemental, pode criar labaredas de fogo ou gigantescas tempestades com as pontas dos seus dedos. Katherine é boa com poções, e ela pode ingerir qualquer tipo de veneno, sem jamais ser morta por isso. Arsinoe é uma naturalista, com habilidade de criar pequenas flores ou controlar os mais perigosos animais selvagens. Mas se tornar a dona da coroa real não é apenas questão de nascimento. Cada irmã tem que lutar por isso. E não é apenas um jogo de ganhar ou perder, é vida ou morte! Na noite que as irmãs completarem 16 anos a batalha começa. A última rainha de pé fica com a coroa.

Se essa sinopse não te deixou louco pra ler essa série, você não é fã do gênero! Mais um motivo pra ler? Kendare Blake é autora de Anna Vestida de Sangue, clique aqui e confira a resenha. O primeiro livro foi publicado nos EUA em 2016 e o segundo está previsto para 2017. Ainda não temos informações sobre publicação no Brasil, mas podemos torcer é claro!

8- Neve e Cinzas - Snow Like Ashes #1 - Sara Raasch
Dezesseis anos atrás o Reino de Inverno foi conquistado e seus cidadãos, escravizados, sem família real e sem magia. A única esperança de liberdade para o povo do reino jaz nos oito sobreviventes que conseguiram escapar, e que seguem esperando uma oportunidade para recuperar a magia de Inverno e reconstruir o reino. Meira, uma órfã desde a derrota de Inverno, passou a vida inteira como refugiada, criada por Senhor, o general dos inverninos. Treinando para se tornar uma guerreira — e desesperadamente apaixonada pelo melhor amigo e futuro rei, Mather —, Meira faria qualquer coisa para ajudar o Reino de Inverno a retomar seu poder. Então, quando espiões descobrem a localização de um medalhão antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrá-lo. Finalmente ela está escalando torres e lutando contra soldados inimigos como sempre sonhou. Mas a missão não sai como planejado, e logo Meira se vê mergulhada em um mundo de magia maligna e poderosos perigosos. De repente, ela percebe que seu destino não está, e nunca esteve, em suas mãos. 

Mais uma trilogia que já temos resenha por aqui, clique aqui para conferir, e mais uma que eu também quero muito ler! A HarperCollins chegou ao Brasil trazendo excelentes publicações e acredito que podemos esperar muitos lançamentos bons por aqui desses gêneros! O segundo volume é um dos lançamentos recentes, e o terceiro volume ainda não tem data de lançamento no Brasil.




9- A Rainha de Tearling - The Queen of Tearling #1 - 
Erika Johansen
Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia.

Esse é um dos lançamentos mais aguardados de 2017 aqui no Brasil! O livro já está sendo adaptado e supostamente  Emma Watson interpretará a protagonista da trama. A trilogia teve seu terceiro volume publicado em 2016 lá fora, e sairá aqui no Brasil através da Suma de Letras, bem ansiosa pra conferir!

10- Perdão Mortal - O Clãs das Freiras Assassinas #1 -

Robin LaFevers

Por que ser uma ovelha, quando você pode ser o lobo? Ismae Rienne, dezessete anos, escapa da brutalidade de um casamento arranjado no santuário do convento de São Mortain, onde as irmãs ainda servem deuses antigos. Lá ela aprende que o deus da Morte abençoou-a com perigosos dons e um violento destino. Se ela optar por ficar no convento, será treinada como uma assassina e servirá a Morte. Para reclamar sua nova vida, deve destruir a vida de outros. A mais importante atribuição de Ismae leva-a direto para o tribunal superior da Bretanha—onde se encontra terrivelmente sob preparada não só para os jogos mortais de intriga e traição, mas pelas impossíveis escolhas que deve fazer. Como entregar a vingança da Morte em cima de um alvo que, contra sua vontade, roubou seu coração?

Essa foi uma das leituras favoritas da Mih em 2016, eu logo inclui na lista, ela realmente amou! Essa parece ser uma das histórias mais inovadoras e uma das que me deixou mais curiosa para ler. Os livros são publicados pelo selo Plataforma 21 da editora V&R, até então se tratava de uma trilogia e todos já foram publicados no Brasil, mas recentemente a autora anunciou mais dois livros para a série, vamos aguardar maiores informações. Confira a resenha!


Espero que tenham gostado do post! Conta aqui nos comentários quais vocês já leram e recomendam, e quais estão ansiosos para conferir também, e se você tem algum tema pra indicar, pode deixar nos comentários também, sempre atendemos os pedidos que vocês fazem por aqui. Deixo abaixo o trailer da série Reign, uma das minhas favoritas e que apesar de ser baseada numa história real, acredito que ela praticamente se encaixa nesse gênero que falamos hoje, confira mais sobre a série clicando aqui.

9 comentários :

  1. Olá Carla!
    Esse é um tema de livro que vou começar a explorar mais! Começarei por The Kiss of Deception *-*
    Gostei muito das outras indicações, principalmente de Neve e Cinzas.
    Ahhh e essa série também está na minha lista =)
    Amei o post, beijos!

    Sorteio: Aniversário de 1 ano do Books! ❤
    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla!!!

    Eu adoro o gênero e já tenho vários dos livros que listou aqui na minha lista de desejados!! Tenho pelo menos dois deles em casa e vou ver se consigo lê-los esse ano pelo menos!! :)

    Adorei o post e as dicas!!

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente ainda não li nenhum, mas The Kiss of Deception já está na minha litinha de desejados e estarei acrescentando outros três que me encantaram aqui. Sou fissurada em livros que me tiram totalmente da realidade.

    ResponderExcluir
  4. As vezes até sinto uma vontade enorme de ler livros de fantasia principalmente para o publico mais jovem, amo YA porém como e um gênero que não costumo ler muito sempre fico com um pé atrás, no entanto esse ano prometi dar uma chance a novos gêneros com histórias diferentes, e acho uma boa aproveitar essas dicas. Já consegui adquirir o livro The Kiss of Deception mas só vou começar a leitura quando conseguir adquirir a continuação, também quero comprar A Maldição do Vencedor e A Herdeira da morte.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante as indicações, mas eu, uma leitora de got... fico com o pé atrás com alguns titulos...
    A verdade é que não gosto muito de titulos voltados para o publico jovem, as vezes fica cansativo.. rs
    mas de longe dessa lista minha maior vontade é The Kiss of Deception volume 1 e 2! Está na lista de espera e não vejo a hora de me jogar!

    ResponderExcluir
  6. "The kiss of deception" é o meu livro da Dark mais desejado, essa narrativa dele é tão fascinante.
    E "A maldição do vencedor" conheci ele em um blog literário,por acaso, e desde então to saindo pedindo pra todo mundo, mas ninguém de bom coração quis me dar.
    Esses YA estão incríveis, ótimas escolhas!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Quanto livro maravilhoso, fiquei até indecisa em saber, o que mais me chamou a atenção foi Three Dark Crowns, me parece ser um ultrainteressante.
    Comecei The kiss of deception e estou gostando até agora.
    bJS.

    ResponderExcluir
  8. Amo esse gênero. Já tenho metade do livros que vc indicou e já vou colocar o restante na listinha pra comprar kkkk Fantasia já é muito amor, épica então, nossa, me derreto! Obrigada pelas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro fantasia YA, geralmente são livros maravilhosos, que tem prende do inicio ao fim. Nesse que vc mostrou não li nenhum, mais estou muito afim de ler a trilogia Crônicas de Amor e Ódio, só esperando sair o terceiro dia 29, para poder ler.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.