Resenha: Nova Ordem [Mundo Novo #02] Chris Weitz

domingo, 8 de janeiro de 2017


Título: Nova Ordem
Autor: Chris Weitz
Classificação: 4.1 [Skoob]
Páginas: 266
Editora: Seguinte
Gênero: Jovem Adulto; Distopia

Essa resenha possui spoilers do livro anterior.

Uma nova jornada surge para Donna, Jefferson e seus amigos. No livro anterior Crânio desconfiava que existia uma cura para o vírus que matou todas as crianças e adultos de Nova York, eles foram atrás de respostas e as conseguiram. Agora uma nova realidade surge para esses jovens e decisões importantíssimas terão que ser tomadas.

Quando jogamos a tocha na pilha de mortos, Hafiz está do meu lado direito.
- Lindo - ele diz. Olho para ele, que explica: - O fim da velha ordem mundial. As cinzas necessárias para a fênix se reerguer. Certo?
- Talvez - eu digo.
- Sempre - ele diz. - A esperança de um mundo novo tem cheiro de carne do mundo velho em chamas.
Quando o caos surgiu no mundo e foi dizimando várias cidades a comunicação entre as nações foi perdida, a tribo de Nova York - a que acompanhamos - acreditava que em todo o mundo não existia mais adultos, que eram apenas os jovens em busca da sobrevivência, porém quando eles foram resgatados pela marinha descobriram que tudo que eles acreditavam ter acontecido, na realidade não aconteceu. Algumas nações conseguiram conter o vírus, mas como o Estados Unidos é a grande potência mundial eles deixaram ele perecer.

Jefferson quer voltar para Nova York para distribuir a cura, mas os planos que ele e seu grupo fizeram não sai como programado. O garoto consegue voltar para sua tribo, mas Donna não, ela é levada para a Inglaterra. Lá ela vai conhecer uma outra realidade, ela estará protegida por grandes políticos e descobrirá que tudo que está acontecendo com ela faz parte de um plano maior. 

"Política é a organização sistemática dos ódios." Isso é Henry Adams. Por um lado, é uma observação bastante cínica: não existe harmonia política nem utopia, apenas o equilíbrio pragmático e momentâneo de grupos opostos.
Esse livro gira em torno da política e como as outras nações irão lidar com a queda de uma grande potência. Me senti bem mais envolvida com a leitura desse segundo livro do que com o primeiro. Gostei bastante desse foco político que foi disposto na trama. Para mim o primeiro livro ficou um pouco solto qual era a história que o Chris Weitz queria contar, se ele queria criar um mundo destruído para depois reconstruí-lo ou se ele queria focar no romance entre Donna e Jefferson. Mas nesse eu vi uma grande evolução na trama e estou bem empolgada com a leitura do último e assim saber como tudo termina.









Nova Ordem me fez refletir sobre os caminhos que as grandes nações são capazes de traçar para alcançar seus objetivos. Me fez pensar também bastante na política brasileira e toda a sua confusão. Essa é uma leitura de entretenimento, mas que abordou assuntos aos quais creio que devemos nos atentar mais. Se você procura uma leitura um pouco diferente de tudo que temos vistos pelas prateleiras a Trilogia Mundo Novo é uma ótima opção.

Confira a resenha do primeiro livro: Mundo Novo #01 - Chris Weitz

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.