Resenha: Star Wars | Antes do Despertar - Greg Rucka

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016


Título: Star Wars: Antes do Despertar
Autor: Greg Rucka
Classificação: 3.9 (Skoob)
Páginas: 200
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção Científica, Ação


Star Wars (Guerra nas Estrelas) é uma franquia de filmes que possui inúmeros livros relacionados publicados. Esse volume ilustrado é mais um que chegou pra deixar os fãs mais familiarizados com alguns novos personagens. Antes do Despertar narra um pouco da história de Finn, Rey e Poe, que antecede o Episódio VII - O Despertar da Força, no qual são protagonistas. Serão apresentadas aos jovens leitores padawans um pouquinho da rotina desses três personagens antes de serem introduzidos em um dos filmes mais recente da franquia.

FN-2187, mais tarde conhecido como Finn. É um cadete da Primeira Ordem, que tem como rotina, treinar para se tornar oficialmente um Stormtrooper que preze pelo ordem. É o que ele sempre desejou, fazer parte de algo grande e importante, lutar contra os rebeldes que (no ponto de vista dele) vem causando problemas no modo de governo. Até ele começar a indagar os métodos e abordagens utilizados com os civis pela Primeira Ordem, e perceber que talvez ele não estivesse fazendo o bem como sempre imaginou.

De repente FN-2187 só conseguia enxergá-los, não conseguia ver os inimigos escondidos entre eles. Só via os inocentes, e naquele momento, não conseguiu mais puxar o gatilho. Naquele momento, ele entendeu que nunca seria como um jogo. Compreendeu que nunca seria um deles. 

Rey, é uma jovem que vive em Jakku e sonha com o dia em que seus pais irão retornar para lhe buscar. Sozinha, vivendo entre destroços de naves no deserto, ela é uma catadora de peças e objetos que sobrevive por meio de trocas. Já Poe Dameron desde pequeno cresceu em meio aos rebeldes, sua mãe era uma piloto da Rebelião que sempre manteve Poe por perto, lhe ensinando tudo sabia. 

Antes do Despertar é dividido em três partes, uma para cada personagem, abordando uma breve história de cada um. As ilustrações são lindas e a edição da editora é super bem feita. No entanto, alguns quesitos acabaram me incomodando um pouco, apesar de ser uma leitura bem rápida, nos contos de Rey e Finn, me senti assistindo às algumas cenas do filme em que eles estão inseridos - Episode VII - no meu ponto de vista, o cotidiano deles que foi narrado no livro, foi exatamente o que foi abordado no filme, somente com alguns pequenos detalhes diferentes. Já o conto de Poe é um pouco mais interessante, e você realmente conhece um pouco mais do garoto que cresceu junto com a rebelião, e que possui um pensamento crítico e quer fazer de tudo do modo certo e justo.

Este é uma leitura que eu indico para quem curte a saga, mas recomendo não criarem grandes expectativas, o objetivo do livro, não é abordar notícias bombásticas que você teve ao assistir o filme, ou sanar toda as suas dúvidas sobre cada um deles. Entretanto, assista ao filme, O Despertar da Força antes de realizar a leitura, desse modo você já estará mais familiarizado no ambiente e contexto descrito! :)

Que a Força esteja com vocês! 

2 comentários :

  1. Mih, me abraça pq essa franquia do universo estendido do SW é maravilhosa! Eu não tõ sabendo lidar e tô querendo engolir TO-DOS os livros <3
    Adorei seu ponto de vista!
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mih!!!
    Tudo bem?

    Eu ficaria um pouco decepcionada ao ler esse livro antes da sua resenha... Rsrs

    Agora pelo menos já sei do que se trata. Acho que o passado do Poe é o que deve ser mais interessante no momento mesmo - pelo menos até descobrirmos quem são os pais da Rey, né?

    Muitas teorias no momento... Hahahahaha

    Sua coleção está linda. Eu estou com vários livros parados de Star Wars em casa. Preciso começar a lê-los logo. xD

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.