Resenha: Winter [Crônicas Lunares #04] - Marissa Meyer

terça-feira, 8 de novembro de 2016


Título: Winter [Crônicas Lunares #04]
Autor(a): Marissa Meyer
Classificação: 4.6 [Skoob]
Páginas: 688
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Fantasia, Distopia, Young Adult


A princesa Winter é adorada por seu povo, ela é encantadora e não se utiliza do glamour lunar para parecer bela, ela simplesmente é, mesmo com as cicatrizes no rosto que sua perversa madrasta, a rainha Levana, lhe causou. Em sua recusa em utilizar seu dom lunar para manipular a mente das pessoas, Winter sucumbiu a uma doença e a cada dia perde um pouco mais de sua sanidade, visões de sangue e alucinações a perturbam constantemente, e Jacin seu guarda real e melhor amigo de infância, parece ser o único a lhe devolver a calma. Mas quando Jacin se envolveu na fuga de Cinder, Levana passou a desconfiar da lealdade do jovem guarda, e agora ameça sua vida, e Winter que sempre se manteve a margem, tentando ao máximo não chamar a atenção de sua madrasta, talvez tome uma nova atitude e seja peça fundamental na revolução que pretende destronar Levana.




No último volume da série que mistura ficção cientifica, fantasia e muito romance, a autora não podia nos deixar sem respostas cruciais nessa trama de tirar o fôlego, e são seiscentas páginas de muita ação e explicações que me surpreenderam completamente! Sabemos que a cada livro novos personagens entram e ganham destaque na história, e dessa vez saímos do planeta Terra e chegamos a Luna. Cinder planejou seu levante, seus amigos Scarlet, Thorne, Cress, Lobo, Iko e o Imperador Kai, traçaram um plano para começar essa guerra e tirar Levana do poder, e cada um terá um papel fundamental em cada pedaço da história, além da princesa Winter uma nova aliada que pode ser muito importante. O povo de Luna a muito tempo se sente oprimido pela ambição da rainha, e o retorno da princesa perdida era tudo que eles precisavam para criar uma revolução e mudar o mundo. Levana não vai se deixar ser ameaçada tão facilmente, e se mostrou uma vilã impiedosa, como eu não via a muito tempo.

Me encantei por cada uma das protagonistas que foram inseridas, cada uma com sua peculiaridade, todas diferentes, mas extremamente essenciais, além de muito decididas, inteligentes e capazes. Todas passam por processos de aceitação, perdas, e aprendem mais sobre como valorizar a si mesmas, além do valor da amizade, eu adoro esse tipo de mocinha, e a autora me ganhou com cada uma delas. Gostei do fechamento que ela deu para cada um dos personagens, mesmo com perdas compreendemos qual foi o papel de cada um deles, a necessidade de trabalhar em equipe e o anseio de liberdade foram pontos altos no livro.

A série toda faz uma crítica política e social muito direta, e nesse livro vemos a eclosão de todos esses pensamentos que foram trabalhados, característica marcante de livros distópicos e que eu aprecio bastante, pois mostra aos jovens e público do gênero a necessidade de não se conformar com a opressão e com as imposições de sociedades rigorosas e preconceituosas, por aí já tiramos diversas lições. A autora também fala muito do excesso de preocupação com a aparência e em quanto as pessoas temem ser diferentes, tudo de uma forma muito coesa e sutil, mas não é preciso ser muito sagaz para notar que é obviamente uma crítica a nossa sociedade atual e aos nossos padrões de beleza.

Vamos acompanhar Cinder e seus amigos em diversos núcleos, e gostei muito dos cenários e panoramas criados pela autora em Luna, ela conseguiu criar uma sociedade muito bem estruturada e que faria bastante sentido, as pesquisas de ficção cientifica e tecnologia me surpreenderam e me deixaram ainda mais envolvida com a história, porque ela explica tudo isso de uma maneira muito clara, de fácil entendimento para o público alvo, mas ainda sim de uma forma muito bem feita. O fato da narração ser em terceira pessoa também é um ponto muito positivo, pois nos encontramos em diversos lugares da história ao mesmo tempo, tendo a visão de todos os personagens principais e com isso ela foi amarrando todos os pontos chaves e fornecendo informações para tudo.

Nesse volume, assim como nos outros, contamos com a releitura de um conto de fadas, e dessa vez o pano de fundo foi Branca de Neve, encantador, romântico e lindo de uma forma apaixonante!  Muitas reviravoltas, guerra entre rainhas más e princesas, tecnologia e ficção cientifica, romance e irreverência, são apenas algumas coisas que compõe essa trama incrível e inusitada de Crônicas Lunares, vai ser difícil uma nova série superar meu apreço e admiração por esses livros e personagens, terminei em um frenesi de sentimentos enlouquecedores essa história que recomendo para todos os fãs desses gêneros.

Sobre a Série:

São ao todo quatro livros que são publicados no Brasil pela Editora Rocco. Também temos mais dois livros extras, Stars Above é um livro com vários contos, e Fairest narra a história da rainha Levana, a editora confirmou que eles também serão publicados no Brasil. 
Confira outras capas de Winter:


    

5 comentários :

  1. Capas simplesmente lindas. Nunca li nenhum livro destes apresentados. Parecem interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Os livros da serie e bem grossos, e por abordarem vários temas, vários assuntos, que dizer a trama e bem cheia de coisas surpreendentes, além da forma como a história vai desenvolvendo vai sendo imprevisível, gosto bastante desse estilo literário. Vemos que nesse ultimo livro a conclusão superou suas expectativas, te deixando satisfeita. Espero ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha ouvido fla da série, mas nunca tinha lido nd sore, eu adorei, me chamou bastante atenção...espero conseguir ler em breve, mas pra listinha já foi...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi,eu li essa serie faz um tempinho e agora me surgiu uma duvida . Eu tava vendo umas fanart e veio a tona que a Winter era negra , mt linda (sem preconceitos) . So que eu me confundi agora, pq pensei que como ela as vezes se congelaga e tald ela era mais clara. Você pode me tirar essa duvida ?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.