Resenha: O Herói Improvável da Sala 13B - Teresa Toten

quinta-feira, 10 de novembro de 2016


Título: O Herói Improvável da Sala 13B
Autor(a): Teresa Toten
Classificação: 4.2 [Skoob]
Páginas: 320
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Sick-Lit, Romance Contemporâneo, Young Adult

Adam conta tudo ao seu redor desde que se lembra, o TOC se tornou uma parte permanente da sua vida, assim como as medicações. O grupo de terapia coletiva da sala 13B é um refúgio onde ele encontra outras pessoas com transtornos, pessoas que não são normais, pessoas parecidas com ele.

Quando Robyn entra para o grupo, Adam vê seu mundo virar de cabeça pra baixo ao se apaixonar pela garota, o desejo de melhorar pra poder se aproximar dela é grande, mas ele enfrenta muito mais que somente seu problema. O relacionamento com sua mãe fica cada vez mais difícil, seu irmãozinho mais novo, filho do pai em outro casamento, cada vez precisa mais da presença de Adam, e ele não consegue cumprir as metas de seu tratamento, em meio a tanta confusão, ele vai aprender a se tornar o herói de sua própria história.

Como uma grande fã dos Young Adults eu fico esperando que a cada livro encontre novidades, já li muita coisa do gênero, a maioria são grandes clichês, o que não me incomoda nem um pouco, eu adoro um clichê bem escrito! Mas quando uma história diferente aparece, encanta e nos faz refletir sobre temas tabus, eu me apaixono mais ainda, e foi o que aconteceu aqui, que livro incrível! Fofo, romântico, mas ao mesmo tempo completamente angustiante, foi difícil ler sobre as manias desse personagem e me sentir tão impotente, sabendo que diversas pessoas sofrem das mesmas dificuldades, e de uma forma muito linda a autora conseguiu me cativar cada vez mais com a história de Adam.



O TOC é difícil! Ele manipula a pessoa a ponto de a vida dela sempre estar focada em suas manias, ver Adam trabalhando suas dificuldades e enfrentando tanta coisa mexeu muito comigo. A autora explica de uma maneira muito clara as diversas formas que essa doença psicológica se manifesta através de seus personagens, que são todos incrivelmente fortes! Além da doença, ele ainda enfrenta as dificuldades da mãe que é uma acumuladora compulsiva, e do irmãozinho mais novo que sofre transtornos de ansiedade e medo. Em meio a esse turbilhão, o grupo da sala 13B é o alento que ele precisava, e conforme as amizades crescem, cada vez mais ele se dá conta que não está sozinho.

O livro é narrado em terceira pessoa, e não deixa de ser muito envolvente em nenhum momento, devorei as páginas querendo que tudo desse certo para os nossos personagens, e conforme os segredos se revelavam, fiquei mais apreensiva sobre o futuro deles. Adam é engraçado, mas também tímido e apaixonante, foi muito lindo ver seus sentimentos crescendo pela Robyn e como é gostoso se lembrar das nossas paixões na adolescência. Ver o ponto de vista de alguém que sofre com alguma doença é muito difícil, mas também aprendemos que cada um lida de maneiras diferentes com seus medos.

Com uma escrita muito fluída, personagens muito cativantes, e uma história que vai fazer você suspirar e se emocionar do começo ao fim, Teresa Toten me trouxe uma nova visão sobre o TOC e o amor. Os fãs de Eleanor & Park de Rainbow Rowell e de Por Lugares Incríveis de Jennifer Niven com certeza vão se apaixonar por esse herói!


3 comentários :

  1. Já vi resenha sobre esse livro e estou querendo lê-lo desde então. Todos que leem dizer ser ótimo...
    Espero que realmente não me atrapalhe, pois não gosto muito de narração na 3 pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Ah algum tempo quero esse livro, eu não sei porque ainda não o li. Conheço um pouco sobre o toc, e sei o quanto e difícil lidar com essa situação, no entanto ler uma história sobre isso além de trazer um conhecimento, você vai poder ver e como e lidar com essa situação. Já fiquei apaixonada pelo personagem só pela sua resenha, e por isso sei que vou me envolver completamente por essa trama. Quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Uma gracinha esse livro, já tinha lido uma resenha dle e eu amei..qro to ler..
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.