Resenha: A Falsa Princesa - Eilis O'neal

quarta-feira, 30 de novembro de 2016


Título: A Falsa Princesa
Autor (a): Eilis O'neal
Classificação: 4.0 Skoob
Páginas: 408
Editora: Farol Literário
Gênero: Ficção Histórica, Fantasia, Young Adult

"Eu só sabia que não queria ver a menina cuja vida eu havia vivido até aquela primavera."

Nalia foi criada como a princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, numa corte onde seus pais são extremamente respeitados e onde a magia já era praticamente inexistente. Passar os dias com seu melhor amigo e futuro conde Kiernan, desvendar os mistérios do castelo é tudo que ocupa sua jovem cabeça de 16 anos.

Quando a jovem recebe uma notícia que muda sua vida por completo, ela se dá conta que viveu uma grande mentira durante toda sua vida e que é apenas uma substituta. Uma profecia declarava que a jovem princesa seria assassinada quando completasse dezesseis anos, e com o intuito de protegê-la, os bebês foram trocados. Nem mesmo o seu nome era real, Sinda é quem ela realmente é, não uma nobre e muito menos uma princesa, e agora ela será forçada a deixar o castelo e enfrentar uma nova realidade. Conforme se adapta a sua nova vida, Sinda vai descobrir sua verdadeira origem, um grande poder parece estar preso dentro dela, e novas desconfianças começam a surgir quando ela descobre que a história da profecia parece muito mal contada. Onde está a verdadeira princesa?

Apesar de esse ser um livro publicado a bastante tempo e pelo qual sempre me interessei, a oportunidade de conhecer a história só surgiu agora, e logo me vi presa em uma trama bem diferente de tudo que já tinha lido do gênero. Apesar da narrativa simples pra se adequar ao público alvo, a autora conseguiu criar uma história inovadora e concisa, ela criou um universo paralelo que se equipara a Idade Média, onde temos uma estrutura social monárquica e conseguiu nos mostrar os diversos lados da realidade de cada classe social. Além de ter inserido a magia e a fantasia de uma maneira interessante de se acompanhar, ela ainda inseriu um casal que me fez torcer durante toda a história.

OBS: Chateada com o material que foi utilizado no título, o livro já chegou do correio um pouco danificado e só de passar a mão a tinta soltou. Mas amo essa capa!

Sinda foi uma personagem incrível! Arrancada de forma abrupta de sua realidade, ela precisa aprender a se virar não sendo mais uma princesa, e levou tudo com muita maturidade, se mostrou independente e esforçada, além de muito dedicada a suas novas tarefas. Quando deixa o castelo ela é enviada para casa de uma tia, a única parente que lhe resta da família que ela nunca conheceu, e apesar de a tia ser uma personagem bem fria, Sinda lida muito bem com a situação. Ao descobrir sobre a magia adormecida dentro de si, a sede de conhecimento lhe desperta a tomar uma atitude se quiser ter um futuro diferente, e eu achei incrível que uma personagem tão nova tivesse esse tipo de atitude. Ela demora um pouco a se dar conta de seus sentimentos, mas demonstra ser muito forte ao longo do livro, o anseio para desvendar o mistério da princesa perdida vai conduzi-la a um caminho misterioso e cheio de aventuras, pesquisa e traições.

"Eu havia sido ela. Uma parte de mim queria olhar para ela, ver a coisa verdadeira, a coisa que eu devia ter sido. Queria ver o que ela estava fazendo com a vida que tinha sido minha."
Enquanto algumas situações aconteceram rápido demais, achei algumas muito lentas, a autora teve certa dificuldade para encontrar esse equilíbrio, mas a história não perdeu seu brilho por isso. Ela consegue nos prender na trama, ficamos ansiosos e apreensivos com as novas descobertas de Sinda, e queremos ajudar a personagem a desvendar a verdade para todo o reino e impedir que uma Falsa Princesa seja feita rainha.

A história é surpreendente, romântica, tem magia, se passa num ambiente que eu particularmente adoro que suspeito ser a era Medieval, e com uma protagonista maravilhosa que nos deixa orgulhosos. Senti falta de um mapa, a autora nos dá vários nomes das regiões que ela criou mas um mapa para se localizar seria bem legal, me envolvi com a trama, torci pelo casal e adorei a protagonista, recomendo muito!

Por ser livro único, a quantidade de páginas foi suficiente, mas eu queria um pouquinho mais sobre o nosso casal. A autora também escreveu um prequel, inserindo o leitor no mundo e na história dos personagens, mas a editora não chegou a publicar. Confira a capa:


2 comentários :

  1. Carla eu adorei conhecer o livro, concordo com vc q poderia ter mais né...Vou anotar aqui na listinha...

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla!!!

    Eu nem conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha. Imagino que a história seja surpreendente mesmo.

    Já estou adicionando o título na minha lista e espero gostar tanto quando você gostou!! :D

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.