Resenha: Criaturas Estranhas - Neil Gaiman

terça-feira, 22 de novembro de 2016


Título: Criaturas Estranhas, Histórias Selecionadas por Neil Gaiman
Autor: Vários Autores
Classificação: 4.2 (Skoob)
Páginas: 400
Editora: Fantástica Rocco
Gênero: Contos, Fantasia
Esse livro é uma coletânea de contos selecionados por Neil Gaiman. O autor de renomados sucessos da ficção e fantasia, traz nesse volume contos com criaturas bem peculiares e inusitadas que se tornam, inúmeras vezes, assustadoras. Criaturas fantásticas ganham forma em dezesseis contos estranhos que vão fazer você explorar sua imaginação.

"[...] eu sabia como visitar criaturas que nunca seriam avistadas em zoológicos, museus ou na floresta. Elas me aguardavam nos livros e nas histórias, escondidas dentro de vinte e seis caracteres e um punhado de sinais de pontuação. Essas letras e palavras, quando colocadas na ordem certa, eram capazes de invocar toda a espécie de bestas e pessoas exóticas das sombras, e de revelar as motivações e os pensamentos de insetos e gatos. Eram feitiços cujas palavras construíam mundos que me aguardavam nas páginas do livros." Neil Gaiman


A coletânea possui contos escritos por diversos autores, e no decorrer da leitura, você percebe que a escolha de cada um foi feita de um forma bem cuidadosa, importante, significativa, íntima e bastante pessoal para Gaiman, além de um conto escrito por ele mesmo. Criaturas Estranhas possui ilustrações de Briony Morrow Cribbs no inicio de cada um dos contos, que auxiliam o leitor no processo criativo no momento da leitura, facilitando a imaginação das criaturas muito bem descritas, além de um breve comentário escrito por Neil Gaiman, sobre o autor do determinado conto e sobre a criatura abordada, trazendo um panorama do que será encontrado nas próximas páginas.

Esta é uma história sobre dragões invisíveis, sobre deuses e sobre um sábio e um jovem que sai a sua procura. - Comentário de Neil Gaiman sobre o conto de Diana Wynne Jones : O Sábio de Theare
O objetivo de Neil Gaiman é apresentar a fantasia de uma forma diferente, criando um Museu de História Sobrenatural com cada criatura que não pode ser encontrada em um Museu comum. Além de abordar nas entrelinhas questões sociais que existem fora da fantasia, e está presente no nosso dia a dia, como respeitar o próximo apesar das diferenças, a busca pela liberdade e a descoberta de novos ideais. Alguns contos realmente me surpreenderam mais do que eu outros, mas eu me transportei pro mundo mágico e em alguns aspectos, ele foi novo pra mim. Esse não é um livro para crianças, ou para adultos, é um livro para amantes de fantasia. Que brinca com o inusitado, de maneiras jamais vistas. 

"O livro que você tem em mãos, com lobisomens e coisas misteriosas guardadas em baús, com perigosas marcas de tinta e suas bestas e deuses-serpentes, com o Pássaro de Sol, os unicórnios e as sereias, e até mesmo a bela Morte, existe para cuidar do atual Museu da História Sobrenatural." Neil Gaiman


Ilustração que precede o conto A Manticora, A Sereia e Eu.

8 comentários :

  1. Oie Mih,
    Gosto muito do Neil Gaiman, e se ele mesmo selecionou os contos desse livro, então deve ter muita historia boa! Fantasia é um dos meus gêneros favoritos, e esse livro parece ser uma ótima leitura. Gostei muito da capa, e da ilustração que você mostrou na foto (aliás gostei das fotos), me instigou mais a ler. Já anotei para ler assim que tiver a oportunidade.

    Beijos (≧з≦)σ ♡
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai adorar Bruna! ♥ O conto que foi escrito pelo Neil é um dos melhores.

      Excluir
    2. Imagino, esse autor não decepciona!

      Excluir
  2. Oii Mih!
    Que lindo! Amo livros com páginas decoradas , está impecável, amo contos tbm, tô doida pra ler essa obra, capa linda tbm! Nunca li nd de Neil Gaiman, quem sabe começo por este...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste Aline! É um ótimo livro! :)

      Excluir
  3. Oi, Mih!!!

    Adorei esse livro também. Mas meu conto favorito foi do professor que se descobre lobisomen, O Lobisomen Cabal, de Anthony Boucher.
    Mas também me encantei com praticamente todas as outras histórias.
    As ilustrações são um plus.
    Com certeza esse livro é muito recomendado.
    Adorei a resenha.

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, são todos muito bons né! *-* Que bom que vc já leu e tbm curtiu como eu! o/

      Excluir
  4. nunca li nada dele e esse fiquei interessada ja coloquei na lista :P espero gostar.

    bjss
    http://estantedasara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.