Título: Cress [Crônicas Lunares #03]
Autor(a): Marissa Meyer
Classificação: 4.6 [Skoob]
Páginas: 496
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia, Distopia, Young Adult
Resenhas: 1- Cinder | 2- Scarlet

Cress sonha em um dia poder conhecer as belas paisagens que ela vê através de suas telas, ela é uma excelente hacker, tem o controle sobre todo o sistema de segurança de Luna e da Terra, ela pode se infiltrar em praticamente qualquer tipo de sistema operacional, mas está fadada a permanecer dentro do pequeno satélite no espaço, para onde foi levada quando criança e onde foi mantida desde então. De lá, ela monitora e faz tudo aquilo que a rainha Levana pede, além de observar e se infiltrar também no sistema da Terra. Mas Cress sabe bem quem é Lihn Cinder, a foragida procurada por todo espaço que ameaça acabar com o reinado tenebroso de Levana, e vê nela e em seus amigos a oportunidade que sempre precisou para se ver livre daquele confinamento, e uma grande parte do controle que Luna possuía, pode ser perdido com o desaparecimento de Cress.
Terceiro volume dessa série que me tira o fôlego a cada página, e é bem complicado escrever uma resenha sem fornecer muitas informações sobre os livros anteriores, mas nesse volume uma grande parte da história vai se desenrolar, conhecemos mais profundamente nossos personagens e a história deles, além disso muitas informações cruciais para o desenvolvimento da trama foram reveladas, e de uma maneira primorosa, a autora fez infinitas amarrações que me deixaram de queixo caído com suas habilidades de trabalhar uma diversidade tão grande de personagens e núcleos de uma forma tão incrível e diferente.
Cress cresceu cercada de telas, elas são sua única companhia em seu micro quarto no espaço e a única companhia mensal que ela recebe, é uma taumaturga, serva da rainha que leva provisões e ordens para a jovem garota. Tudo que ela quer é ser livre e ver o imenso mundo que conhece através dos vidros, principalmente a Terra. Quando começa a estabelecer contato com Cinder, surge a oportunidade para uma fuga, e uma aliada como Cress pode dar uma grande vantagem ao grupo que tenta destronar Levana. É assim que Cress e Thorne vão acabar se conhecendo, quando uma tentativa de resgate dá errado, os dois vão acabar passando muito tempo sozinhos e seus amigos nem sequer sabem se eles sobreviveram. Aos poucos eles vão descobrindo um pouco do mundo, ela uma garota que nunca viu nada além das telas, e ele um fugitivo, ladrão e sedutor, juntos vão viver muitas aventuras.
A capacidade da autora de descrever personagens tão diferentes mas tão encantadores me surpreendeu! A cada livro temos mais personagens sendo amarrados a história, tendo suas vidas narradas pra nós e todos ganham meu coração a cada nova descoberta. Cress foi encantadora, com seu jeito meigo e tímido, completamente ingênua sobre o mundo, ela ainda é uma garota inteligente e bastante decidida, tão incrível quanto Cinder e Scarlet mas com suas próprias características. Thorne é irritante e apaixonante ao mesmo tempo, ele é aquele tipo de cafajeste que a gente adora no maior jeitinho de bad boy mas com um coração enorme, me apaixonei por mais um casal nesse volume!
Enquanto isso, Cinder e Scarlet tramam para impedir a todo custo o casamento de Levana com o imperador Kai, ela deseja ter o controle completo de Luna e da Terra, e a todo custo Cinder vai impedir que isso aconteça, tanto pelo mundo, quanto por seu amor por Kai, que está profundamente magoado com a garota. Agora ela precisa provar sua inocência, impedir esse casamento, salvar a Terra da epidemia que a assola e impedir Levana e seus planos maléficos a todo custo.
Foi maravilhoso reencontrar personagens por quem já criei um afeto, como Lobo e Scarlet (O MELHOR CASAL ATÉ AGORA), e Iko a robô e melhor amiga de Cinder, que parece super humana além de muito divertida! Além é claro do Imperador Kai, por quem eu morro de amores desde o primeiro volume! Adoro que a cada novo livro temos um novo casal para acompanhar e se apaixonar, a autora teve um ponto muito diferente nessa questão, que não é nada comum no gênero, o fato de não termos triângulo amoroso. Além disso, sabemos que cada um dos livros é baseado num conto de fadas diferente, aqui temos a releitura de Rapunzel, e as conexões com o conto que a autora cria são sempre muito criativas e fazem todo o sentido, a história toda é muito bem conectada e coerente.
A história se desenrola de forma mágica, quase não vemos as páginas passando com o acumulo de informações, toda a ação e o romance que envolvem todos esses personagens. Ao meu ver a autora criou uma história completa com muitos detalhes de fantasia e ficção cientifica, além daquela dose certa de romance juvenil que nós adoramos. Sem dúvida uma das minhas séries favoritas da vida, e um dos melhores livros do gênero que tive o prazer de mergulhar e me perder, mais que recomendado!
Sobre a Série:
São ao todo quatro livros que são publicados no Brasil pela Editora Rocco. Também temos mais dois livros extras, Stars Above é um livro com vários contos, e Fairest narra a história da rainha Levana, a editora confirmou que eles também serão publicados no Brasil.
Confira outras capas de Cress:




Caramba... que livro diferente.
ResponderExcluirNunca ouvi falar sobre.
Me despertou o interesse.
E...gente... capas maravilhosas 😍😍😍😍
Ual Carla, eu amei!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido fla dessa série, fiquei apaixonada!
Qro conhecer mais de pertinho sim!
Bjs!
Ah algum tempo atrás tinha ouvido falar dessa serie, e só eram elogios, o problema que na época não pude adquirir o livro, e hoje lendo sua resenha fiquei encantada. Confesso que achei tudo um pouco confuso, tantos personagens, histórias, passado, envolvimento, porém acho que lendo desde o primeiro livro ao ultimo tudo vai ficando mais claro. Gostei da forma como a história e diferente, quero muito esse livro.
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirNão conhecia a série de livros, mas já fiquei super interessada! A premissa é encantadora e as capas estão lindas.
Parabéns pela resenha, muito bem explicada. E obrigada pela dica.
Beijos.