Resenha: Por Um Toque de Ouro [Trindade Leprechaun #1] - Carolina Munhoz

quarta-feira, 19 de outubro de 2016


Título: Por Um Toque de Ouro [ Trindade Leprechaun #1]
Autor(a): Carolina Munhóz
Classificação: 3.7 [Skoob]
Páginas: 272
Editora: Rocco
Gênero: Young Adult, Fantasia Urbana

Emily O'Connel tem tudo o que o dinheiro pode comprar, fama, beleza, dinheiro e status é tudo que ela sempre conheceu. A garota irlandesa é herdeira de uma marca fashion mundialmente conhecida e que vale bilhões, e sua rotina diária inclui desfrutar de tudo isso com festas, bebidas, muito flerte, roupas caras e sendo desejada por sua aparência estonteante, a vida de Emily é o sonho perfeito de toda jovem. 

Quando numa noite ela se envolve em uma situação inusitada e confusa depois de muita bebedeira, Emily começa a perceber que o poder que ela tem por ser quem é, pode estar ligado a algo muito mais profundo e perigoso, a sorte parece estar sempre a seu favor, afinal de contas ela é sempre bem sucedida em tudo que faz, assim como sua família. Após conhecer um misterioso americano e se envolver com ele, a garota vai começar a conhecer um lado sobrenatural da Irlanda, talvez ela realmente tenha um toque de ouro.




Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Carolina Munhoz, as capas de seus livros e o lado fantástico sempre me chamaram atenção, mas esse foi o primeiro livro onde a trama realmente me deixou curiosa. Sou suspeita por gostar tanto de mitologia, lendas e mitos de outras culturas, então logo que comecei a leitura me encantei pela maravilhosa pesquisa feita e por abordar a Irlanda, além de um mundo mágico totalmente diferente de tudo que já li.

Emily me surpreendeu muito como protagonista, ela não segue o estereótipo das mocinhas já conhecidas do gênero, se é que pode ser chamada de mocinha. Ela é extremamente segura de si, conhece bem seus dotes e faz uso deles para conseguir tudo que quer, ela não se envergonha de usar seu dinheiro e status para chegar onde precisa, e no começo eu achei mesmo que ela fosse apenas uma garota fútil, mas ela me ganhou com seu amor por sua família, e ao mesmo tempo não podemos culpá-la por ter nascido em um berço de ouro e sempre ter tido tudo a sua mão, ela é um reflexo da educação que recebeu, mas ao longo da história percebemos que aquela vida não a está satisfazendo completamente e então ela começou a amadurecer e cresceu ainda mais no meu conceito.
"Naquele momento, havia apenas a energia, o poder e a conexão inexplicável. Uma magia que Emily não podia negar."
O próprio mundo real da autora chega a ser surreal pra nós, afinal festas da alta sociedade, glamour bajulação e viagens de jatinho não são necessariamente o que estamos acostumados nos livros do gênero, e eu gostei dessa mudança de cenário, foi diferente e inusitado. A narrativa foi muito bem construída, a autora dá características muito fortes para seus personagens e recria Dublin de uma maneira maravilhosa, é bem óbvio que a pesquisa foi extensa e ela consegue inserir o leitor no contexto, além de criar boas explicações para os detalhes de seu mundo imaginário e ter feito boas conexões com as lendas irlandesas, achei interessante e bem feito. Mergulhamos com a protagonista na tentativa de descobrir seus reais poderes e de onde ele vem, a autora conseguiu fazer boas amarrações em suas ideias e por isso acho que gostei ainda mais.

O livro não é muito surpreendente, na verdade exceto pela parte de fantasia ter sido bem criada e eu nunca ter lido nada parecido, achei os plots e reviravoltas todos muito previsíveis, não de uma forma negativa porque eu realmente não me importo com os clichês, mas não é um livro do estilo explodir sua cabeça de informações, mas adorei o final. Em alguns pontos eu realmente achei que as coisas estavam acontecendo rápidas demais, me incomodei por achar o romance meio fraco, esperava algo totalmente de tirar o fôlego, mas no fechamento e amarrações a autora conseguiu me fazer mudar de ideia quando finalmente tudo se esclareceu.

Carolina conseguiu me ganhar com uma trama bem estruturada e amarrada, uma protagonista que é praticamente uma anti-heroína e várias lendas da cultura irlandesa bem interessantes, que também vão te fazer querer ter um toque de ouro, ansiosa pelo próximo volume depois desse desfecho.                                                  

Sobre a Série:

Os livros estão sendo publicados pelo selo Fantástica da Editora Rocco, até o momento serão 3 volumes e o segundo é um dos lançamentos do mês de Agosto, o terceiro volume deve sair em 2017.


5 comentários :

  1. Nunca li um livro de fantasia urbana.
    Tbm sou suspeita com esses gêneros... mitologia então...amo demais!
    Já vi este livro em algum lugar, mas nunca li uma resenha sobre.
    Nunca li livro nenhum livro da autora...
    Parece ser realmente bom. Mas, só vou saber se realmente ler, neh?! Rsrs
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não botava muita fé nessa leitura, por isso nunca quis adquirir o livro, e me surpreendi com sua resenha. Primeiro porque a escrita da autora me pareceu muito boa, ela construiu uma trama convincente, realista, e envolvente. A personagem apesar de a mocinha ter um padrão de vida que nos leva a criar esteriótipos, ela tem uma garra, que vai além disso, e como sou apaixonada por personagens femininas fortes. Super ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensava em comprar o livro, agora mais ainda com essa resenha! Personagens como essa me atraem bastante! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carla!!
    Tudo bem?

    Esse livro já está na minha lista e agora estou mais empolgada ainda para lê-lo!! Emily me parece uma protagonista cativante (também adoro anti-heroínas)!!
    Tentarei ler esse livro o mais rápido possível.

    E adorei sua foto!! Ficou linda e perfeita para o tema!! :D

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla! Nunca tinha ouvido fla desse livro!
    Eu adoreeei! Enredo perfeito! Capa linda tbm!
    Vou qrer conhecer com toda ctz!
    Bjs

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.