Resenha: Magônia #1 - Maria Dahvana Headley

segunda-feira, 3 de outubro de 2016


Título: Magônia #1
Autor(a): Maria Dahvana Headley
Classificação: 3.8 [Skoob]
Páginas: 308
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Young Adult

Aza Ray está doente desde que se entende por gente, ela nasceu com uma doença rara que a impede de respirar normalmente, e por isso sua saúde vem se tornando cada vez mais debilitada e sua vida cada vez mais sensível. Sua mãe é uma cientista que vem tentando encontrar uma explicação e uma cura, coisa que todos os médicos já informaram ser impossível, o nome de Aza foi até mesmo usado para denominar a doença, já que ela nunca foi vista em outra pessoa.  A garota tenta levar uma vida normal com sua família, tomando suas medicações, frequentando a escola, e passando tempo com seu melhor amigo nerd Jason, por quem ela nutre confusos sentimentos. 

Quando uma forte crise assola Aza, ela precisa ser urgentemente levada ao hospital e coisas estranhas começam a acontecer. A garota começa a enxergar pássaros e imagens de navios, lá em cima, no céu. Desacreditada por todos, que pensam que ela está alucinando devido as medicações, Aza vai se ver numa confusa aventura, cada vez mais sem ar, ela pode acabar descobrindo que sempre esteve no lugar errado, e que existe um reino lá no alto, também conhecido como Magônia.



Fiquei curiosa logo pela bela capa, e pelo comentário de Victoria Aveyard (autora de A Rainha Vermelha) na frente do livro, adoro histórias de fantasia e com a sinopse eu realmente não sabia o que esperar. A autora surpreendeu muito com uma história inovadora, e um universo completamente diferente de tudo aquilo que eu já tinha lido do gênero.

Aza foi uma protagonista bem interessante, o começo do livro me lembrou bastante "A Culpa é das Estrelas", foi bem triste compreender sobre sua doença desde que nasceu, e a necessidade da família de viver sempre por conta da garota, mas ela trata tudo com muito bom humor e sagacidade e isso me fez gostar mais ainda dela. Eu fiquei realmente intrigada sem saber se ela estava realmente alucinando por causa das medicações ou se aquele mundo paralelo realmente existia, e foi uma construção muito legal e inusitada, que também trouxe crescimento para a nossa personagem.

Vários mistérios vão sendo revelados conforme conhecemos as origens de Aza, e gostei muito do mundo criado pela autora. Sempre vemos histórias sobre o que existe no fundo do mar, que tipo de criaturas habitam os cantos desconhecidos pela humanidade em nosso universo, e nunca imaginei um mundo acima das nuvens onde poderiam existir outros povos. Apesar de tudo, só conseguimos ver o princípio do desenvolvimento dessa história, ficou um pouco nebuloso para mim o que realmente esse novo reino é, como surgiu, como se mantém, as explicações foram um pouco escassas, até mesmo sobre as origens de Aza e por isso o livro perdeu alguns pontos comigo, tenho expectativas que isso melhore no segundo volume e que se desenvolva melhor.

Os capítulos são revezados entre Aza e Jason, enquanto ela se encontra em Magônia e ele em seu desespero aqui na Terra. O romance dos dois é fofo e envolvente, aquele tipo de amor de infância que encanta pela lealdade e amizade, e eu adorei ver o ponto de vista dele da situação, além dele ser super nerd e o livro ter várias referências a cultura pop. O ponto negativo foi a tradução, pecaram muito tentando traduzir frases que pareciam ser expressões do idioma original e por isso muitas coisas nos diálogos de Aza e Jason ficaram completamente sem sentido, eu até tentei encontrar algumas conexões, mas foi sem dúvida erros de tradução, isso me irritou muito no começo do livro, e acabei perdendo um pouco do interesse na história logo no começo.

A narrativa é ótima de acompanhar, ela te deixa curioso, apreensivo, um pouco triste, e encantado tanto pelo romance quanto pelo mundo novo. Aguardo os próximos volumes para me aprofundar na série e compreender melhor as idéias da autora.

Sobre a Série:

O segundo volume acaba de ser publicado lá fora (Outubro de 2016), e ainda não temos novidades sobre o lançamento aqui, pela editora Galera Record. Adorei a capa!


4 comentários :

  1. Oi Carla!!!
    AMO livros de fantasia/distopia, e confesso que o que mais me interessou, antes claro de conhecer a sinopse do livro, foi o comentário da Victoria, uma das minhas autoras preferidas.
    O livro parece ter ao mesmo tempo muita ação e uma trama muito mágica e profunda, e diferente do que já li, o que é ótimo!
    A capa do segundo é maravilhosa também!!! (e um comentário do Gaiman <3)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Já estou super curiosa com o livro. A premissa é tão diferente e interessante, nunca tinha visto nada do tipo. Gostei demais. Pena que a série não foi toda publicada. Mas quero ler com toda certeza, já vou colocar na lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Qro mto ler esse livro, que me conquistou pela capa, depois pelas tantas resenhas q já li e me encantou de um jeito....O enredo parece bom dmais!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Qye livro diferente...
    Nunca ouvi falar sobre e é ,sem dúvidas, interessante

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.