Resenha: Jogos Macabros - R.L. Stine

segunda-feira, 17 de outubro de 2016



Título: Jogos Macabros
Autor: R. L. Stine
Classificação: 3.5 (Skoob)
Páginas: 280
Editora: Globo Alt / Globo Livros
Gênero: Young Adult, Suspense, Mistério, Terror
Alguém está querendo jogar, pensei. Jogos Macabros.

Shadyside, é uma antiga cidade nos EUA, e é bastante conhecida por ser palco de inúmeros acontecimentos aterrorizantes, relatados pelos antigos moradores. Toda a região conhece a Família Fear, afinal, ela é o centro e motivo das histórias misteriosas. Rica e excêntrica, o histórico da família se resume à bruxarias, rituais, mortes e pessoas desaparecidas pra sempre. No entanto, isso é passado, para alguns todos esses contos se resumem em meras lendas urbanas. 

Brendan Fear, é um adolescente que carrega esse histórico da família no nome, no entanto, ele é um garoto bem comum. Possui bastantes amigos, está sempre focado em desenvolver jogos, simpático e até carismático, ele chama bastante a atenção de Rachel. Uma garota que pensa nunca ter sido notada por Brendan, até ser convidada por ele, para uma de suas famosas festa de aniversário, na Ilha do Medo, na mansão de veraneio da familia Fear.

- Ah, você sabe. Você sabe o que acontece quando um monte de adolescentes passam a noite juntos sem os pais por perto.
- Você quer dizer que é esse tipo de festa?
- Nunca dá pra prever com o Brendan. Ele sempre tem algumas surpresas. Sabe como ele é, ele é o mestre dos jogos Todos nós nos curvamos diante de sua inteligência.
Rachel, fica bastante animada para a festa, com a expectativa de se aproximar mais de Brendan. Ignorando as histórias antigas e contrariando os alertas dos seus amigos mais próximos para não ir à Ilha, ela aceita o convite. Logo no caminho para a festa, coisas estranhas e medonhas já começam à acontecer, e assim que adentram a mansão, Brendan já introduz todos à um dos seus jogos. Rachel só não esperava que esse jogo, fosse lhe aterrorizar, e até custar a vida de alguns de seus amigos, fazendo do seu fim de semana, um dos mais apavorantes de que já viveu.


Jogos Macabros é um livro mais juvenil, com algumas reviravoltas durante o enredo, ação, e até uma pitada de romance, e que cumpre o que propõe. É narrado em primeira pessoa pela Rachel; é dividido em quatro partes bem pequenas, e quando você menos esperar, já acabou. Tem um misto de mistério e suspense, mas que no meu ponto de vista, foi bastante previsível e sem muitas novidades. Me senti assistindo a um daqueles clássicos filmes de terror trash, em que uma turma de adolescentes se reúne pra fazer uma festa "party hard" com a ausência dos pais, e decidem jogar jogos diferentes e inusitados. E que incrivelmente coisas estranhas começam a acontecer, e você não sabe se aquilo faz parte da brincadeira, ou é simplesmente real. Assim como nos filmes (e eu gosto bastante de filmes de terror), eu senti isso durante a leitura, você já sabe exatamente o que está por vir, e só aguarda a confirmação do autor. 

R.L.Stine é um autor consagrado e bem aclamado no gênero, autor da série Goosebumps, é responsável por inúmeras produções de terror, A Hora do Arrepio (2010), A Maldição do Halloween entre outros. Essa é uma indicação, pra você entrar no "climinha" de Halloween, sentar em uma tarde (ou noite) e curtir a leitura. :) Pra quem curte um terrorzinho (nada que te faça perder o sono, te asseguro), no clima de filme sessão da tarde, coloca na lista pra ler e aproveitem! 

7 comentários :

  1. Realmente não curto terror, mas gosto desse estilo literário do qual a história não é tão assustadora, e te faz querer continuar a leitura, por ser envolvente. Mesmo a trama sendo previsível, gostei da forma como ela e desenvolvida, principalmente por ser mais juvenil, e por se tratar de jogos, uma coisa que me chama a atenção. Pretendo ler esse livro, por isso vou inclui-lo na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, adoro livros de terror e suspense, me interessei bastante por ele. ❤

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, adoro livros de terror e suspense, me interessei bastante por ele. ❤

    ResponderExcluir
  4. Amei... Nunca li,e interessei bastante. 📖❤

    ResponderExcluir
  5. Aaaamoooo terror. E nesse clima de Halloween ja recebi muitas indicações pra entrar no clima.
    Dá pra ver que é clichê... .as se tiver um diferenci, com certeza a leitura vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mih! Tá perfeita sua resenha! Sem contar q o Gênero eh top né! Mta vontade de ler, mas mta msm!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mih!!

    Gostei muito da sua resenha, mas não me interessei pelo livro. Terror trash não é meu gênero mesmo. Hahahaha
    Mas a série Goosebumps é uma que tenho curiosidade em conhecer. Quem sabe um dia, né?

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.