Resenha: Temporada dos Ossos [Bone Season #01] - Samantha Shannon

domingo, 25 de setembro de 2016


Título:  Temporada dos Ossos [Bone Season #01]
Autora: Samantha Shannon
Classificação: 4.3 [Skoob]
Páginas: 448
Editora: Fantástica Rocco
Gênero: Distopia; Fantasia. Young Adult
 No ano de 2059 aqueles que possuem algum tipo de clarividência são excluídos da sociedade, nenhum clarividente voltou depois de ser pego pelo governo e todos morrem de medo de serem capturados. Paige Mahoney sempre escondeu bem seu dom, pois se a população de Scion o descobrir com certeza ela será presa, pessoas como ela são consideradas "desnaturais".

A jovem escolheu não fazer faculdade, ela não queria uma vida sem emoções, a garota faz parte de uma gangue de clarividentes. Em uma visita a seu pai Paige comete um pequeno deslize, nesse momento ela descobre que seu poder é mais forte do que imaginava, durante sua tentativa de fuga ela acaba cometendo alguns crimes, e a causa das mortes são extremamente estranhas. Apesar de todos seus esforços ela é capturada e vai fazer parte da Temporada dos Ossos número XX.

– Os clarividentes se fortaleceram muito ao longo dos anos. Vocês estão acostumados a sobreviver. O simples fato de estarem em pé aqui, tendo escapado da captura durante tanto tempo, é um testemunho de sua capacidade coletiva de se adaptar... E é por isso que, ao longo de dez anos, recolhemos o maior número possível de vocês, mantendo-os na Torre para esperar sua transição de Scion. Chamamos essas colheitas feitas a cada década de Temporadas dos Ossos.

Para a população de Sheol I ossos não é algo ruim, mas sim, algo "bom" ou "próspero". Os clarividentes que os guardas de Scion capturam são enviados para a Sheol I.  Assim que Paige entra em sua nova cidade, ela tenta ler a aura de algumas pessoas e consegue, mas existem algumas que ela não consegue compreender. Essas auras pertencem aos governantes, Os Rephaim, uma raça humanoide que aceita os clarividentes e que também precisam deles, não vou dizer o porquê, mas essa foi uma descoberta para mim muito interessante.


Arcturus Mesarthim é o consorte de sangue da rainha e são poucos humanos que chamam sua atenção e nessa temporada Paige é sua escolhida. Nashira, a rainha, também tem seus interesses especiais em Paige, os clarividentes são classificados em sete categorias e a mais alta são os Andarilhos Oníricos.

Essa foi uma leitura que eu estava com as expectativas altas e que não conseguiu me conquistar. Samantha criou um universo complexo e para mim não conseguiu o desenvolver de forma clara. A população de Scion não aceita os clarividentes e os envia para Sheol I, mas Paige não gosta do governo para onde foi enviada e quer voltar, mas agora Scion não quer aceitá-la. (em Sheol ela é tipo uma escrava dos Rephaim) Eu fiquei me perguntando quem era o verdadeiro inimigo dos clarividentes, para mim eram os dois governos que ela foi submetida ela só enxergava os Rephaim como inimigos. Isso foi algo que me angustiou durante a leitura, creio que nos próximos livros fique mais clara essa relação dela e os governantes. Devo estar querendo adiantar as coisas, primeiro ela termina com um governo e depois com o outro. HAHA

O livro todo é narrado em primeira pessoa por Paige, ela é uma jovem destemida e muito leal aos seus amigos, gostei dela como protagonista e acompanhá-la foi interessante. Creio que ficaria receosa como ela ficou com vários personagens, mas não ficaria tão amiga de certas pessoas como ela. A personagem principal é bem trabalhada, mas os secundários eu senti falta de mais informações. Essa foi uma leitura difícil e um pouco arrastada, não estou tão ansiosa para o próximo livro, mas não desisti da série.

Pelo que li serão sete livros ao total, três já foram lançados lá fora.


P.S.: A capa nacional é maravilhosa, toda aveludada. ♡♡♡


Um comentário :

  1. Oi Paula!!!
    Adoro livros de distopia e fantasia!!!
    Fiquei muito interessado desde quando a editora anuncio o lançamento, mas comecei a ler os primeiros capítulos e acabei nao me empolgando tanto.
    Claro que ainda vou dar mais uma chance pro livro, e espero não me decepcionar.
    Só dá uma preguicinha da série ser grande kkkk
    A edição realmente é um arraso!!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.