Resenha: Temporada dos Ossos [Bone Season #01] - Samantha Shannon

domingo, 25 de setembro de 2016


Título:  Temporada dos Ossos [Bone Season #01]
Autora: Samantha Shannon
Classificação: 4.3 [Skoob]
Páginas: 448
Editora: Fantástica Rocco
Gênero: Distopia; Fantasia. Young Adult
 No ano de 2059 aqueles que possuem algum tipo de clarividência são excluídos da sociedade, nenhum clarividente voltou depois de ser pego pelo governo e todos morrem de medo de serem capturados. Paige Mahoney sempre escondeu bem seu dom, pois se a população de Scion o descobrir com certeza ela será presa, pessoas como ela são consideradas "desnaturais".

A jovem escolheu não fazer faculdade, ela não queria uma vida sem emoções, a garota faz parte de uma gangue de clarividentes. Em uma visita a seu pai Paige comete um pequeno deslize, nesse momento ela descobre que seu poder é mais forte do que imaginava, durante sua tentativa de fuga ela acaba cometendo alguns crimes, e a causa das mortes são extremamente estranhas. Apesar de todos seus esforços ela é capturada e vai fazer parte da Temporada dos Ossos número XX.

– Os clarividentes se fortaleceram muito ao longo dos anos. Vocês estão acostumados a sobreviver. O simples fato de estarem em pé aqui, tendo escapado da captura durante tanto tempo, é um testemunho de sua capacidade coletiva de se adaptar... E é por isso que, ao longo de dez anos, recolhemos o maior número possível de vocês, mantendo-os na Torre para esperar sua transição de Scion. Chamamos essas colheitas feitas a cada década de Temporadas dos Ossos.

Para a população de Sheol I ossos não é algo ruim, mas sim, algo "bom" ou "próspero". Os clarividentes que os guardas de Scion capturam são enviados para a Sheol I.  Assim que Paige entra em sua nova cidade, ela tenta ler a aura de algumas pessoas e consegue, mas existem algumas que ela não consegue compreender. Essas auras pertencem aos governantes, Os Rephaim, uma raça humanoide que aceita os clarividentes e que também precisam deles, não vou dizer o porquê, mas essa foi uma descoberta para mim muito interessante.


Arcturus Mesarthim é o consorte de sangue da rainha e são poucos humanos que chamam sua atenção e nessa temporada Paige é sua escolhida. Nashira, a rainha, também tem seus interesses especiais em Paige, os clarividentes são classificados em sete categorias e a mais alta são os Andarilhos Oníricos.

Essa foi uma leitura que eu estava com as expectativas altas e que não conseguiu me conquistar. Samantha criou um universo complexo e para mim não conseguiu o desenvolver de forma clara. A população de Scion não aceita os clarividentes e os envia para Sheol I, mas Paige não gosta do governo para onde foi enviada e quer voltar, mas agora Scion não quer aceitá-la. (em Sheol ela é tipo uma escrava dos Rephaim) Eu fiquei me perguntando quem era o verdadeiro inimigo dos clarividentes, para mim eram os dois governos que ela foi submetida ela só enxergava os Rephaim como inimigos. Isso foi algo que me angustiou durante a leitura, creio que nos próximos livros fique mais clara essa relação dela e os governantes. Devo estar querendo adiantar as coisas, primeiro ela termina com um governo e depois com o outro. HAHA

O livro todo é narrado em primeira pessoa por Paige, ela é uma jovem destemida e muito leal aos seus amigos, gostei dela como protagonista e acompanhá-la foi interessante. Creio que ficaria receosa como ela ficou com vários personagens, mas não ficaria tão amiga de certas pessoas como ela. A personagem principal é bem trabalhada, mas os secundários eu senti falta de mais informações. Essa foi uma leitura difícil e um pouco arrastada, não estou tão ansiosa para o próximo livro, mas não desisti da série.

Pelo que li serão sete livros ao total, três já foram lançados lá fora.


P.S.: A capa nacional é maravilhosa, toda aveludada. ♡♡♡


17 comentários :

  1. Oi Paula!!!
    Adoro livros de distopia e fantasia!!!
    Fiquei muito interessado desde quando a editora anuncio o lançamento, mas comecei a ler os primeiros capítulos e acabei nao me empolgando tanto.
    Claro que ainda vou dar mais uma chance pro livro, e espero não me decepcionar.
    Só dá uma preguicinha da série ser grande kkkk
    A edição realmente é um arraso!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Amo esse tipo de leitura e estou muito curiosa para saber mais. No entanto, como é uma série de 7 livros, fico pensando se leio agora os que já estão pra venda ou se espero. Aí, acabo ficando sem ler, não é mesmo, pois os lançamentos aqui vão demorar muito. Gostei demais da resenha, que me aguçou mais ainda para a leitura. As capas são simples e lindas.

    ResponderExcluir
  3. Paula!
    Uma realidade futurista, já me interessou...
    Realmente é um tanto complicado a questão dos clarividentes.
    Muitas comunidades, muitos lugares, muitos povos, vixe!
    Sociedade opressora e que se utiliza dos clarividentes, isso deu para entender.
    É verdade, muita informação e muita confusão, ainda bem que leio com um
    caderno do lado, porque caso contrário, quando for ler, vou me perder...
    Pelo menos tem um diagrama no livro.
    Pelo jeito ela é uma clarividente bem especial.
    Apesar de toda essa confusão, é bem curioso a forma como tudo que é demonstrado e gostaria de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Desde o lançamento tenho vontade de ler, mas 7 livros!! Tem que esperar demais! Embora tenha gostado da premissa de uma sociedade futurista, com pessoas com poderes clarividentes e toda a trama de acontecimentos ruins com a protagonista e tudo, me desanimou o fato da série ser muito longa e meio cheia de informações não tão importantes pra historia.
    Participo! Seguindo como Aline M. Oliveira
    alinemartinsoliveira1@gmail.com
    Bjoxx ♥☘♥☘

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Que pena o livro não ter conseguido superar suas expectativas, é triste quando algo assim acontece, ainda mais com uma leitura arrastada.
    Nossa, a série é mesmo enorme, hein? Fico meio receoso com tantos volumes assim, haha.
    Apesar disso tudo,adoro fantasias e distopias, então estou louco para ler a saga.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Interessado em ler este livro...gostei

    ResponderExcluir
  7. Tenho começado me interessar por livros deste gênero, fantasia e distopia, principalmente com a trama como esta, uma pena que a série seja tão grande, e imagino que vão demorar a publicar a continuação, outro ponto e que o desenvolvimento da estória me pareceu bem lento, porém ainda sim e possível se envolver pela estória, espero que nos próximos livros o desenvolvimento seja mais rápido.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Sempre tive muita curiosidade sobre clarividência, acho fascinante o que já vi sobre (Harry Potter, kkk), e adoraria ler um livro que entre em mais detalhes. E ESSA CAPA? Edição maravilhosa! ♥

    ResponderExcluir
  9. Uau 7 livros? Eu gosto de séries, mas em pensar no espaço e dinheiro gasto as vezes desanima um pouco.
    Mas já ouvi bons comentários dessa série, e quero ler o primeiro em breve p/ decidir se vou não encarar 7 livros, que quem sabe nem parem no sete né?

    Miquilis: Bru

    ResponderExcluir
  10. Olá Paula!
    Adoro livros de fantasia e futurista, e me interessei já na parte da fuga dela, mas o fato ser 7 livros meio que desanima um pouco pois além de ter que esperar muito pelo lançamento, não acho que ficaria legal uma história dessas para 7 volumes, vai ser meio cansativo. Mas vamos dar uma chance, porque a edição está de parabéns! haha

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha!!! Ha muito tempo estava querendo ler esse livro, mas ele acabou esquecido na lista do "quero ler" do skoob!! Agora vou ler no Kindle!!!

    ResponderExcluir
  12. Desde que a rocco publicou nas redes os livros dessa série eu fiquei bastante curioso. Sou suspeito pra falar, amo distopias. Mas essa história me parece realmente interessante. Como você falou são 7 livros, muita coisa ainda pode ser esclarecida e ficar mais claro de se entender

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, queria ler mas poxa, 7 livros? A história tem que ser bem envolvente e bem construída para serem necessários esse tanto de livros a ser publicados... Achei a história legal e a capa bem bonita.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh, nem sabia mto da história, mas acho que vou gostar no geral. Ainda bem que vc nao desistiu da série, acho que muita coisa pode mudar e a gente ficar loka com esses livros.
    Agora nao sabia que iam ser 7 volumes, eita....Rocco podia baixar o preço para eu poder comprar hahaha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Pelo título acho que julguei mal. Pensei que era tipo, videntes, bola de cristal... Não gosto muito da idéia.
    Mas depois da resenha, me interessei. Acho que na maioria das distopias o maior inimigo é o de dentro, o mais próximo. Melhor nem assustar. rs
    O fato de ser sete livros é chato porque tem que esperar lançar os próximos, e demora... Quando é série espero pelo menos já ter uns três livros pra começar a ler, se não nem começo. Mas, tomara que não demore e eu tenha a oportunidade de ler essa série. Me interessei bastante!

    ResponderExcluir
  16. Magia e aventura juntos, amo esse tipo de livro. JA ESTOU LOUCA PARA LER!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Tenho bastante vontade de ler essa série... é uma pena que tenha sido uma leitura arrastada, é péssimo quando isso acontece. Ainda assim, tenho interesse.

    Bjos

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.