Resenha: Neve e Cinzas [Snow Like Ashes #1] - Sara Raasch

sexta-feira, 9 de setembro de 2016


Título: Neve e Cinzas (Snow Like Ashes #1)
Autora: Sara Raasch
Classificação:4.3  [Skoob]
Páginas: 318
Editora: Harper Collins Brasil
Gênero: Young Adult, Fantasia


Neve e Cinzas nos apresenta um mundo que é dividido em oito reinos, quatro Reinos Estações - Verão, Outono, Inverno e Primavera - , e quatro Reinos Ritmos - Yakim, Ventralli, Cordell e Paisly - , onde o governante de cada um possui um condutor de magia, que o usuário utiliza para ajudar seu povo. Sempre houve uma rixa entre Ritmos e Estação, pelo fato de o abismo da magia estar sob as terras dos reinos Estação, e por eles terem perdido a entrada para este lugar, que detém tanto poder. Portanto quando houve uma guerra há 16 anos atrás entre Primavera e Inverno, nenhum reino se propôs a ajudar e, como resultado, Inverno foi destruído, e todo o seu povo agora é escravizado por Angra, rei de Primavera. 


Oito, dos 25 originais que escaparam da queda de Inverno. Pensar nesse número faz meu estômago  se revirar. Nosso reino costumava ser o lar de mais de cem mil invernianos.
Na época da Batalha, apenas 8 Invernianos conseguiram fugir das garras de Angra, e agora vivem escondidos nas fronteiras dos outros reinos, na esperança de conseguirem recuperar seu condutor de magia, para finalmente libertarem os escravos e tentarem reconstruir Inverno. Entre estes nômades conhecemos Meira, uma jovem órfã, que foi salva quando era bebê no dia da queda de seu Reino, assim tanto ela quanto seu melhor amigo Mather, futuro Rei de Inverno, não lembram de nada de seu lugar de origem, pois tecnicamente quando nasceram, seu país estava sendo destruído.

Os dois com a mesma idade sempre foram alimentados com imagens e memórias de como seu reino era, e sempre compartilharam o sonho de voltarem e reconstruírem ele. Mas já fazia 16 anos que os mais velhos procuravam pelo condutor, e nunca tiveram sucesso em consegui-lo, sempre voltando de mãos vazias, cansados e muitas vezes feridos. Meira e Mather cresceram juntos criando uma amizade incrível, treinando todos os dias, e fazendo o possível para serem dignos de ajudarem na busca do medalhão. Como Mather era o futuro Rei de Inverno ele raramente era permitido nas missões, e Meira nunca entendeu porque Sir, o líder do grupo, nunca deixava ela acompanhá-los, por mais que provasse que fosse digna e forte o suficiente para ajudar.

Contudo sua chance de agir aparece, quando o grupo descobre a localização do condutor, porém a maioria estava indisponível para ir nesta missão, e finalmente Sir cede, e deixa Meira ir com Finn - um dos sobreviventes - à uma muralha em uma das fronteiras de Primavera, onde supostamente metade do medalhão está localizado. Como sempre teve este desejo de lutar pelo seu reino e fazer a diferença, Meira quer voltar com um pedaço da esperança de seu povo em mãos.

E neste pequeno trajeto entre conseguir a magia dos invernianos de volta e reconstruir Inverno, ela vai descobrir que não era tão fácil quanto imaginava, pois o mundo está cheio de um poder maligno que não sabia que poderia existir, além de perceber que ela não era apenas uma simples peça ou guerreira para ajudar seu reino. Então Meira vai se encontrar no meio de um mundo ambicioso, cheio de mentiras, sofrimento e descobertas.
"Medo é uma semente que, depois de plantada, jamais para de crescer."

Neve e Cinzas não é um livro fácil de entender no início, um mundo um pouco confuso, onde há muitas informações para absorver e intervalos de páginas muito grandes para nos explicar algo, o que dificulta a leitura no começo. E certamente é por isso, que não há um ♥ junto com as cinco estrelinhas que classifiquei. Por mais que não seja simples compreender as coisas nas primeiras páginas, confesso que Sara Raasch criou algo bem diferente e que não tinha visto até o momento. As características que ela descreve em cada reino, as ideias sobre os condutores de magia, e principalmente o objetivo de cada um, foi bem criativo e inteligente na hora de explicar tudo.

Meira é uma personagem incrível, forte, determinada, e que de acordo as páginas vão passando nós nos apaixonamos cada vez mais por sua personalidade. Ela narra o livro inteiro em primeira pessoa, o que mantém a narrativa sempre em ação, porque Meira nunca está parada, sempre preparada para batalha, para defender seu povo, e com certeza mostrar que não é inútil e muito menos uma donzela em perigo. O livro nos trás algumas surpresas sobre a protagonista, mas foi algo que achei um pouco previsível, portanto não teve tanto impacto na leitura para mim. Os outros personagens tem focos muitas vezes importantes principalmente Sir e Mather, e já estou preparada para os novos que vão estar incluídos na sequência.

A editora fez um trabalho lindo na diagramação, fiquei feliz por manterem a capa original, e já estou aguardando a sequência. Neve e Cinzas faz parte de uma trilogia, que já foi toda publicada na gringa e ainda temos dois contos em e-book.

0.1 "Icicles Like Kindling", que é uma pequena visão da vida de Meira antes dos acontecimentos de Neve e Cinzas.
1. Neve e Cinzas [Snow Like Ashes]
2.1. "Flames Like Vines", que é um pequeno conto relatando acontecimentos paralelos à situações que ocorrem em Ice Like Fire.



Curiosidade: A arma utilizada por Meira, um chakram, é o formato do símbolo destacado na capa xD só percebi isso depois que escrevi a resenha.

23 comentários :

  1. Se tomássemos como exemplo o que estamos fzendo ao planeta teríamos medo de um desequilíbrio destes,Mas eu quero muito ler..Novidade né.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nikolle!
    Menina, eu amei esse livro! Eu adquiri a minha edição mesmo em inglês e pirei horrores quando vi que ia ser lançado aqui.
    Quero logo que chegue dia 20, que é quando lança Frost Like Night *-*
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso neh Luiza???????? EU ADOREI!! quero a sequência logo!

      Excluir
  3. Já tinha visto esse livro e achei a capa interessante mas não me animei p ler, sua resenha me deixou curiosa não imaginava que essa história fosse legal como parece. Boa resenha, adorei Nikolle!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é bem interessante, se você gosta do gênero fantasia vai curtir sim, se der uma chance :)

      Excluir
  4. Queria ler esses livros, já parece legal de sinopse. E pelo jeito a narrativa e criação dos reinos. lugares e tal foi bem criativa e interessante. Talvez seja diferente mesmo e o livro possa ter todo um jeito próprio e único. De personagem também não parece decepcionar. Legal saber que a história vale a pena *-*
    Será que demoram a lançar todos aqui? Podiam fazer isso rápido né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cris, espero que não demorem a publicar o resto. Mas realmente a história nem a personagem nos decepcionam! Se der uma chance com certeza vai amar!

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  5. Confesso que comecei a leitura e achei MUITO confusa... acabei deixando de lado para ler numa época mais calma (como nas férias, por exemplo kkkk).
    Bom saber que vale a pena e que é justamente isso que fez o livro ganhar um coração além das 5 estrelas!
    Em dezembro volto a ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é confuso o inicio patrícia, tanto que tentei explicar ao máximo o mundo que ela cria na resenha, para não terem confusão na hora de ler.
      Demoram um pouco para explicar as coisas e os termos no início e isso deixa a gente meio perdida na história.
      Mas termine sim, o desfecho é ÓTIMO!

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  6. Adorei a resenha!! Espero ler em breve...

    ResponderExcluir
  7. Como não tenho costume de ler livros desse gênero, e o fato desse livro parecer bastante confuso, o que acaba fazendo com que nos leitores não nos envolvemos com a história, isso fez com que eu não me interessasse pela leitura, porém para quem gosta desse estilo de livro, deveria com certeza da uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente se não curte muito o gênero não vale a pena investir na leitura ;/

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  8. Mais uma série que vou querer ler. Gostei muito do que li aqui e em outras resenhas. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nikolle!!
    Já tinha ouvido falar da série mas como vi e ouvi muito superficialmente acabei não me interessando, mas agora que li a sinopse e a sua resenha fiquei muito interessado, já que fantasia é um dos meus gêneros preferidos e geralmente os Young Adults são os que a leitura mais flui.
    Espero ler em breve!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Joseph! Se vc curte YA fantasy você vai amar, é meio confuso no incio mas nada que interfira no quanto o livro é bom.

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  10. Adoro livros com essa pegada de reinos e tudo o mais. Confesso que tenho probleminhas com histórias que começam com muitas informações, mas sei que, às vezes, são necessárias. Enfim, claro que vou querer dar uma conferida. E também achei legal a editora ter mantido a capa original.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se curte o estilo e o tema vai gostar de Neve e cinzas, são muitas informações porque é um novo mundo e muitas coisas diferentes para assimilar, mas durante a leitura a gente acostuma.

      Fiquei SUPER feliz por terem mantido a capa também!!

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  11. acho q essa frase: um livro confuso para entender no inicio é usada em quase todos os livros de fantasia, vc tem que entender um mundo novo
    acredita que esse livro me ganhou só pelo fato de ser fantasia
    definitivamente preciso ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos livros do gênero são assim. Mas este foi um pouco mais confuso, e também porque não havia lido sinopse ou qualquer resenha sobre a hist.. Ou seja, li sem base alguma.
      Mas é uma ótima leitura, vale a pena!

      Excluir
  12. Oi Nikolle,
    Estava super ansiosa para ler uma resenha, pois pirei quando vi o lançamento desse livro. Adoro livros de fantasia, magia, com uma boa aventura e com personagens guerreiros. A Meira pelo jeito é uma personagem e tanto, amo essas protagonistas fortes e determinadas, nada de donzela em perigo.
    Achei um livro um pouco confuso, mas só lendo mesmo para entender todas essas informações.
    As capas são divinas! Que bom que optaram por manter a original.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem algum romance no meio tipo sei la... eu acho que vou gostar bastante de ler obg pela resenha
    Por favor responda-me!

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.