Resenha: Belgravia - Julian Fellowes

segunda-feira, 5 de setembro de 2016


Título:  Belgravia
Autora: Julian Fellowes
Classificação: 4.3 [Skoob]
Editora: Intrínseca
Páginas: 431
Gênero: Romance Histórico, Drama Familiar

Bruxelas, 1815, uma cidade que estava prestes a entrar em guerra. Mas não era o que parecia. Mesmo com um grande clima tenso e sombrio que vinha junto com a batalha, a Duquesa de Richmond  preparou um baile para distrair a mente dos burgueses da grande perda que estava por vir. E é neste lugar que dá início a um grande segredo, que irá interligar duas famílias.


Na mesma noite do baile há um chamado para o início da guerra, onde os jovens que participavam da grande festa foram para batalha com seus trajes de gala, e muitos morreram usando-os. E um deles é  o sobrinho da Duquesa, Lorde Bellasis, que também era o grande amor de Sophia Trenchard, a filha do grande fornecedor de suprimentos - para a batalha - do Duque de Wellington. E nesta noite com notícias tão terríveis, também temos o segredo que a família Trenchard passa a guardar, que só virá á tona quase trinta anos depois.


Belgrave, 1841, Anne e James Trenchard, pais de Sophia, evoluíram muito desde a fatídica noite de 1815, antes simples fornecedores de suprimentos, agora com um grande negócio de construções. Subiram grandemente no patamar da sociedade, tanto quanto melhoraram na sua reputação, a questão era que este notável reconhecimento que passaram a ter em Londres estava por um fio. Anne Trenchard sempre teve o dever de visitar as esposas dos Duques e Lordes da cidade, por causa do trabalho do marido, e após um pequeno encontro com Lady Brokenhurst, mãe do falecido Lorde Bellasis, a Sra Trenchard percebe que o segredo de sua família não ficaria seguro por muito tempo. As mentiras que ela e seu marido guardavam por trinta anos estavam prestes a serem reveladas. Mas o que escondiam não dizia respeito apenas a eles, e sim agregavam o futuro de outra família também.


Com uma narração intercalada entre os integrantes das duas famílias mais influentes da história,  temos como principal Anne Trenchard e Caroline Brokenhurst, duas mães que perderam seus filhos e que carregam a mesma dor dentro de si. São mulheres com uma personalidade incrivelmente forte, sempre estão prontas para apoiar seus maridos e defenderem sua família. Eu realmente adorei Anne, a personagem me conquistou, e quanto mais passava as páginas esperava os capítulos em que eu poderia ler os pensamentos dela. Os outros integrantes das duas famílias não me ganharam, apesar de que poderia entender a mente de cada um, todos eram muito ambiciosos, a inveja também era um sentimento que dominavam eles, as mentiras e as fofocas. São personagens que não amei, mas também não odiei, pois era o objetivo do autor, mostrar que as famílias não são perfeitas.

Apesar do segredo dos Trenchard não perdurar por muito tempo, o que fez eu manter a leitura e amar, foi como o autor fez uma simples mentira ter um impacto tão grande na história, e o desenvolvimento disto tudo depois.

Julian Fellowes, incrível autor e também criador da série de TV Downton Abbey, nos leva em um passeio maravilhoso por Londres durante o enredo. Com uma escrita super detalhista temos a grande felicidade de presenciar a criação de vários bairros e monumentos que realmente existem na cidade, e ainda com o prazer de aprender um pouco sobre Thomas Cubitt, o arquiteto que criou uma das famosas casas em Belgrave Square, além de nos apresentar várias Famílias e Duques que de fato viveram na antiga Londres. Fellowes simplesmente deu vida a famosos nomes Ingleses e bairros que apenas conheceríamos se pesquisássemos singularmente ou fossemos à Londres para conhecer. 

O livro é indicado para quem gosta de Dramas familiares, com um enredo contendo vários fatos históricos detalhados, e com certeza muitos segredos e surpresas durante a leitura.

Curiosidade: Belgrave Square é um dos Bairros mais caros para se viver em Londres. Com a maioria das casas arquitetadas por Thomas Cubitt.

 

9 comentários :

  1. adorei essa resenha!me deixou muito curiosa a respeito dessa história não costumo ler muito romance histório mas não custa nada dar uma olhadinha, vou colocar na minha "pequena" lista de leitura. bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando vi já achei bem a cara de Downton Abbey. Ao menos fez lembrar. E quem assistiu aquela série e ficou só na saudade com o final vai ter algum apelo pra ler esse livro. Ao menos eu senti isso.
    Ele parece ser bem rico, cheio de detalhes da época, muito da paisagem e lugares. Acho que isso seria o que mais gostaria, porque dá uma sensação de ver por trás da história e é bem legal. Também tem a parte de conhecer um pouco daquelas famílias ou o estilo de vida delas. Adoro esse tipo de trama e estou interessa em conferir esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que leio desse livro e já amei. A sinopse me lembrou de cara da série "Downtown Abbey" mesmo antes de saber que era do mesmo autor! Aprecio muitos as narrações intercaladas e dramas familiares, então acredito que este será um prato cheio!
    Com certeza já coloquei na minha lista de desejados, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da forma como a história foi construída, de forma que poder conhecer Londres, como se estivéssemos vivendo lá, pela forma detalhista no qual a trama e relatada. Sempre me sinto interessada na leitura dos livros de drama familiar, e esse não foi diferente, vou adorar conhecer mais sobre esses fatos históricos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nikkole!!!
    Ainda não assisti Downton Abbey, mas é sim uma série que quero muito assistir.
    Agora estou me interessando maias por livros de época e por história em si, então fico morrendo de curiosidade por boas indicações nesse gênero e esse livro parece ser maravilhoso!
    Adoro livros com narração de vários personagens e, principalmente, amo tudo que é ambientado em Londres <3
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Capa muito bonita mas confesso que não me interessei mas vindo aqui e lendo a resenha puxa,parece Mara.mais um para eu quero muito ler.Mas o dindim á curto.<3

    ResponderExcluir
  7. O livro já me chamou a atenção pela capa e pelo título. Estou super curiosa sobre ele e quero ler. Vou procurar na livraria para comprar. Gostei da sinopse e da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nikolle
    Eu praticamente surtei quando vi esse lançamento, pois bem na época estava me programando para começar a assistir a série Downton Abbey (ainda não iniciei!)
    Só o fato de ser romances históricos já fico interessada na hora. Adoro livros cheios de detalhes, pois sou fascinada por aquele período, então sempre me deleito em leituras com conteúdos históricos. Espero me surpreender com essa história cheia de reviravoltas, escândalos e dramas familiares. Só falta um detalhe, preciso comprar o livro haha Tá difícil!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. eu não conhecia o livro e o engraçado é que qd eu comecei a ler a resenha eu pensei isso parece com aquela série( Downton Abbey) e já entendi por que
    apesar de não ser o estilo que eu gosto de ler, achei bastante interessante como foi construída a história: intercalando as duas familias
    talvez eu dê uma chance

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.