Resenha: Socorro, Meu Vídeo Bombou na Internet! [Smith High #1] - Marni Bates

terça-feira, 9 de agosto de 2016



Título: Socorro, Meu Vídeo Bombou na Internet! [Awkward]
Autor(a): Marni Bates
Classificação: 4.2 [Skoob]
Páginas: 320
Editora: Bertrand
Gênero: Young Adult, Chic-lit


A primeira coisa que você precisa saber é: ESSE NÃO É UM LIVRO DE YOUTUBER! Bom, mais ou menos, uma youtuber sem querer existe? Esse é um livro sobre uma nerd, que por um acaso do destino - e por ser realmente azarada - ,ficou famosa com um vídeo constrangedor na internet, e isso mudou sua vida.

Mackenzie Wellesley é uma invisível. Ela e seus amigos dividem os grupos da Smith High School entre os Notáveis, os populares e queridinhos, e os Invisíveis, aqueles que só chamam atenção quando alguém precisa de alguma coisa, como por exemplo, o dever de casa. Ela está tranquila com sua posição, evitar chamar atenção ou envergonhar a si mesma é seu objetivo, mas ultimamente os Notáveis parecem demonstrar mais interesse por ela. Logan Beckett precisa de aulas particulares, o lindo e rico capitão do time de hóckei, ex-namorado de Chelsea Halloway, a mais popular entre os Notáveis (imagina o quanto ela é popular?), que também precisa de uma ajudinha em trabalhos escolares, e por isso aos poucos Mackenzie fica em evidência, quem sabe pode até se aproximar de Patrick Bradford, seu crush maior da vida!

Quando um pequeno incidente com um atleta acontece nos corredores da escola, envolvendo Mackenzie agir como uma completa maluca, ela achou que dentro de alguns dias a sua vergonha poderia passar e ser esquecida, exceto que alguém fez o favor de filmar e colocar seu vídeo no youtube! Agora ela se tornou motivo de piada para o mundo todo, e após uma banda de rock famosa usar algumas imagens em um videoclip, o mundo da garota virou de ponta cabeça! Paparazzis, jornalistas, todos parecem querer saber mais sobre a jovem e invisível nerd que só queria estudar e entrar pra uma boa faculdade. Agora, em meio a festas, imprensa, vários presentes de patrocinadores, Mackenzie se vê perdida no mundo dos famosos, atraindo até mesmo a atenção de quem ela sempre foi afim!
"A questão é que, apesar de tudo que tem sido dito a meu respeito (e não é pouco), somente algumas pessoas de fato compreendem como eu consegui passar de uma aluna entediante a um ícone da cultura pop no intervalo de uma semana. é por isso que estou me dando ao trabalho de explicar. Não se preocupe: este livro não vai ser daquelas autobiografias idiotas de celebridades, na qual descrevo meu passado sórdido e reclamo sem parar - meu passado nem é tão sórdido assim, o que é um saco."
Eu não tinha expectativa nenhuma quando recebi esse livro da Editora Record, achei que precisava mesmo de uma leitura levinha e fofinha, e eu que sou apaixonada por romances adolescentes achei que esse seria mais um livro engraçadinho, mas me surpreendi com uma protagonista completamente diferente das que encontramos no gênero, uma história fofa e engraçada pelos corredores do colegial, um romance super fofo e inesperado, juro! E ainda algumas lições que valem a pena não somente pro público para o qual o livro foi escrito, mas lições de humildade que podemos levar pra vida.


Mackenzie vai narrar o livro e contar seus desastres, seu pai que abandonou a família, a mãe que trabalha quase o dia inteiro para conseguir sustentá-la e seu irmão, o irmão que se envergonha por ela ser uma pária na escola, sua vida amorosa inexistente, e seu esforço para conseguir um futuro diferente em uma faculdade renomada. Em meio ao drama, a personagem tem um jeito muito irreverente de levar a vida, ela é segura de si, não tem papas na língua e se mostra uma adolescente totalmente diferente do que eu esperava, mesmo quando a fama arromba sua porta, ela se mostra muito consciente, eu temia uma protagonista que deixasse essa situação subir sua cabeça, e fiquei muito feliz quando isso não aconteceu. Gostei de ver várias lições que influenciam muito esse público, como o feminismo, e a influência da mídia na vida dos jovens, a maneira de Mackenzie lidar com tudo deixa exemplos muito positivos e que com certeza fazem diferença pra esse público.

Personagens e histórias no colegial são sempre meus favoritos! Apesar do clichê do mocinho e mocinha populares e da nerd rejeitada, a autora conseguiu inovar completamente e trazer muita diversão e emoção, e nos envolver e amar todos os personagens! Meu amor maior por Logan, que acabou ganhando um final inesperado, e Corey o amigo gay hilário de Mackenzie. A autora também inseriu um pouco de música na história, nos lembrando muito os filmes das comédias românticas adolescentes que eu sou apaixonada, e esse eu adoraria ver adaptado!

A escrita de Marni é muito leve, divertida, recheada de referências a filmes, livros e cultura pop, fazendo com que os personagens sejam ainda mais encantadores, sem dúvida os fãs de Meg Cabot vão curtir muito a história, e ouso dizer que a trama é uma mistura de Duff com Os Adoráveis, e como eu amei os dois, sem dúvidas me encantei por esse. Lembrando que esse é um livro para um público young adult, então não é um livro com grandes reviravoltas, é uma leitura fofa e engraçada, daquelas que deixam a gente com um sorriso e um quentinho no coração, os clichês bem escritos são meus favoritos! <3
"Eu estava tão certa de que a minha rápida passagem pela fama não mudaria quem sou, de que sob as luzes dos holofotes, dentro do jeans de marca e usando gloss labial eu continuaria sendo Mackenzie Wellesley de sempre. Mas estava errada. Assim que coloquei aquele primeiro par de sapatos de salto alto, eu havia mudado... e não tinha certeza de que seria possível reverter a situação. Não havia botão para rebobinar a minha vida. Poderia doar tudo que ganhei para a Cruz Vermelha e, ainda assim, não conseguiria mais ser a Invisível Mackenzie Wellesley."

Sobre a Série:

Achei mesmo que se tratava de um livro único, me surpreendi ao descobrir que outros personagens ganharam livros também! A série se chama Smith High, e cada livro é focado em um protagonista e suas peripécias nesse colégio super engraçado. Adorei, os personagens são incríveis e torço pra editora publicar os outros volumes também, mas não se preocupem, esse primeiro livro tem um final fechadinho tá, leiam sem medo
Confira as capas internacionais!

   

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.