Resenha: Silêncio - Richelle Mead

segunda-feira, 1 de agosto de 2016


Título: Silêncio
Autora: Richelle Mead
Classificação: 3.9 [Skoob]
Páginas:280
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Folclore, Young Adult


No topo de uma montanha acompanhamos um povoado que vive mergulhado no silêncio desde que seus ancestrais perderam a audição muitas gerações atrás, por motivos desconhecidos. Mas agora além disso, algumas pessoas estão perdendo a visão também. Na mesma época em que a audição desapareceu, fortes avalanches bloquearam o acesso ao desfiladeiro na montanha, deixando o povo preso no vilarejo, impedindo que descessem a encosta para cultivar suas lavouras. Assim eles fizeram um acordo com o distrito localizado ao pé da montanha. Todos os dias a maior parte da população iria extrair metais preciosos para mandar por um cabo pela encosta, e em troca receberiam alimentos. Porém como parte dos mineradores começaram a perder a visão, ficaram sem trabalhar, resultando em pouco fornecimento de metal, o que significa menos comida enviada para o povoado.



Esta escassez de comida está deixando os moradores atordoados, e muitas vezes levando as pessoas a roubarem, que é um crime muito grave ali. Pois na aldeia só existe três trabalhos possíveis: artista, minerador ou fornecedor de suprimentos, portanto as pessoas que estão ficando sem visão se mostram inúteis para o povoado, onde acabam sendo esquecidos e se tornam mendigos, que acabam passando fome, e vivendo de pequenas ações.

É em um destes ofícios que conhecemos Fei, uma jovem que dedica sua vida á arte, que em conjunto de alguns adolescentes, faz registros do que acontece no vilarejo para que seja exibido em um palanque toda manhã, para as pessoas saberem o que está acontecendo ao seu redor. Por serem artistas, Fei e sua irmã, Zhang Jing, tem uma situação de vida um pouco melhor que a dos mineradores, mas o problema mesmo, é que Zhang Jing está começando a perder a visão, o que significa que não poderá manter seu posto, e já teria seu futuro previsto.

A protagonista vê uma oportunidade de mudar o futuro de sua irmã, quando seu amigo de infância, Li Wei, decide tentar descer a encosta para conseguir ajuda para as pessoas da vila, e Fei o convence a deixá-la ir junto a partir do momento em que revela, que alguns dias atrás ela começou a ouvir sons novamente. Sendo assim útil para acompanhá-lo nessa pequena jornada.


A partir daí vamos acompanhar Fei e Li Wei, em sua rota abaixo da montanha, e as pequenas descobertas que fazem, pois nunca haviam deixado o povoado. E também a determinação dos dois de ajudarem as pessoas a sua volta. Fei foi uma protagonista forte e intrigante, é muito interessante como a autora descreveu cada som, quando ela passa a ter o sentido da audição novamente. Li Wei é simplesmente encantador, um jovem minerador que dedicou sua vida por todos do vilarejo, mas já estava cansado de ver a diferença entre as classes, e a dificuldade que o povo estava passando, porque estavam a mercê do distrito ao pé da montanha. Além de sempre ter sido apaixonado por Fei.

Richelle Mead traz sua escrita cheia de detalhes para nos introduzir em um mundo com uma cultura totalmente diferente. Por mais que a história seja super interessante, eu me encontrei em uma leitura um pouco arrastada, pelo fato de não termos tantos diálogos. Então muitas vezes em quatro páginas havia simplesmente três gigantescos parágrafos, mergulhados nas descrições e pensamentos de Fei, que fazia o livro ser cansativo. Confesso que foi um pouco difícil de finalizar, mas a curiosidade sobre os mistérios da Vila e como seria o final, me levaram durante as páginas.

É um livro único, que a autora escreveu em homenagem a seu pai que perdão a visão, que é por sinal linda. Para quem gosta de fantasia, um pouco de folclore Chinês, e também da cultura de Taiwan, vai gostar muito da leitura. Muitas vezes imaginei o cenário do seriado Marco Polo, tanto quanto seus personagens, para incentivar na imaginação.

Adquira seu exemplar: Amazon | Saraiva
Adquira descontos em suas compras: Saiba mais

Até a próxima resenha!
xoxo~

2 comentários :

  1. Oi Nikolle, tudo bem?
    Até agora, todas as resenhas que vi desse livro são bem positivas, acho que realmente vou ler ele.
    O fato da leitura "arrastada" não vai ter muito problema para mim, tudo será questão de paciência e espero conseguir superar isso.
    Beijão, adorei sua resenha!

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste Vinicius XD


      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.