Resenha: Meu Coração e Outros Buracos Negros - Jasmine Warga

domingo, 7 de agosto de 2016


Título: Meu Coração e Outros Buracos Negros
Autora: Jamine Warga
Classificação: 4.2 (Skoob)
Páginas: 312
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Jovem Adulto; Sick-Lit


Esse é um livro que te fará ver o tema "depressão" com outros olhos. Tudo começa na pequena cidade de Langston, Aysel é uma garota de dezesseis anos com apenas uma coisa em mente: Morrer.

Após seu pai ter assassinado Timothy Jackson, também conhecido como o queridinho e garoto prodígio da cidade, Aysel carrega dentro de si o medo e a culpa pelo ocorrido, o que alimenta seu anseio pelo suicídio. Ela se pergunta se conseguiria acabar com a sua vida.

Aysel entra em um site de suicídio e conhece Roman (RobôCongelado),  seu parceiro ideal para tais planos. No início Aysel e Roman não tem nada em comum, completos estranhos, mas as coisas começam a mudar quando ela conhece a fundo seu cúmplice perfeito. A garota começa a ver sua vida, e a si mesma, com olhos diferentes a cada encontro que tem com Roman e o pacto que selaram vai ficando cada vez mais forte e próximo.

As pessoas costumam retratar a depressão como algo fútil e o suicídio um caminho fácil para aqueles que são fracos, o que não acredito ser bem assim. Jasmine deixa claro em seu livro um ponto totalmente relevante que concordo, e é encontrado logo no início do livro.
"Depressão é como um peso que não se pode escapar. Ele esmaga você, faz até as menores coisas, tipo amarrar os tênis ou mastigar uma torrada, parecerem uma corrida de trinta quilômetros montanha acima. A depressão faz parte de você, esta nos ossos e no sangue. Se sei alguma coisa sobre isso, é o seguinte: É impossível escapar."
Roman possui seus fantasmas assim como Aysel, ele se culpa por algo que aconteceu em sua vida e por isso procura uma parceira de suicídio. Eles tem medo do futuro e a cada dia que passa, se sentem reféns de como suas vidas podem vir a ser. São dois jovens que contêm muito potencial e que não conseguem enxergar isso.


Confesso que ao começar a ler, tive medo de ter um final triste, mas acabei me surpreendendo, Aysel começa a sentir que talvez seu coração possa ser feliz e alegre, mas só será possível se ela tiver Roman ao seu lado, então ela se vê em  uma luta contra o tempo, para demonstrar ao seu parceiro que viver talvez não seja tão ruim assim.
"Acho que ele esta certo: Vou dar para trás. Mas talvez encontrar Roman tenha me ajudado a me entender melhor. Sim, estou arrasada. E, sim, ele está arrasado. Mas, quanto mais conversamos sobre isso, quanto mais dividimos nossa tristeza, mais começo a acreditar que poderia haver uma chance de nos concertarmos, uma chance de nos salvarmos."
Este livro lhe fará entender o que é "chegar ao fundo do poço" e como é difícil para alguém se abrir, mas também lhe mostrará que há esperança, que pode sim ter uma luz no fim do túnel. Meu Coração e Outros Buracos Negros apesar de abordar um tema mais denso, consegue fazê-lo de forma mais leve. Me diverti e me emocionei durante essa leitura e amei acompanhar Aysel e Roman.


Confira a capa internacional do livro:


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.