Resenha: A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh

segunda-feira, 8 de agosto de 2016


Título: A Fúria e a Aurora (The Wrath and the Dawn #1)
Autora: Renée Ahdieh
Classificação: 4.6 (Skoob)
Páginas: 336
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance, Young Adult, Fantasia
A Fúria e a Aurora, é uma história inspirada em os contos de As Mil e Uma Noites. Um clássico da literatura, que se tornou bastante popular por abordar inúmeros contos da literatura árabe. Renée Ahdieh faz uma releitura dessa história, com a jovem Sherazade como foco central nesse livro, trazendo uma visão mais contemporânea da obra original. 

Sherazade, acaba de se voluntariar para ser a mais nova esposa de Khalid Ibn Al-Rashid, o califa de Khorasan, o Rei dos Reis. Com apenas 18 anos, ele é conhecido por ser um tirano frio e totalmente sem coração, um monstro. Todos os dias, ele se casa com uma mulher diferente, e a cada aurora, sua mais nova esposa é morta, e encontrada com uma seda no pescoço, sem motivos e sem explicações, gerando alvoroço e revoltas no povoado. O rei assassino, é temido pelo seu povo, mas não por Sherazade. Que após perder sua melhor amiga pelos caprichos desse monstro, está disposta a fazer justiça com as próprias mãos. Movida pela vingança, ela deixa toda sua família e seu único amor pra trás, com o objetivo de viver para ver o pôr do sol do dia seguinte.

Khalid se sente totalmente intrigado com a atitude de Shazi por se voluntariar para ser mais uma esposa, principalmente por ela saber qual seria seu destino ao amanhecer. Mas seu comportamento faz o rei questioná-la. Em resposta a esses questionamentos, ela o seduz com uma história encantadora, que desperta a atenção e curiosidade do califa. Fazendo com que ele lhe conceda mais um dia de vida. Seguindo esse mesmo ritmo, Sherazade cria oportunidades e todas as noites lhe conta uma história, a fim de viver mais e alcançar seu objetivo. 

No entanto, passando esse tempo no palácio, ele vê que o jovem rei monstro, não é tudo que aparenta ser. Misterioso e enigmático, ela quer entende-lo, conhece-lo a fim de saber quais suas fraquezas e suas convicções, abaixo de sua expressão fria e composta, como a calmaria antes da tempestade, ela sabe que ele tem segredos. E com esse pressuposto, ela passa a se perguntar qual o motivo de todas as jovens terem perdido sua vida ao amanhecer. Fazendo ela se dividir, entre ter sua vingança em qualquer momento oportuno ou seguir seu coração, e continuar atrás de respostas.



Sherazade Al-Khayzuran é uma garota forte, girl power, obstinada, com uma língua afiada, e que não se subjugará à ninguém, nem mesmo ao califa de Khorasan. Eu gostei muito dela, e ela definitivamente entrou pra minha lista de protagonistas favoritas. Já Khalid, é um personagem que vai te conquistando aos poucos, além de ser imponente, observador, charmoso e um excelente espadachim, ele carrega um grande fardo por ter se tornado um rei muito novo. A autora desenvolve outros personagens que complementam o enredo de um modo excelente - o capitão da guarda do Rei, o primeiro amor de Sherazade que eu gostei muito, a camareira de Shazi, entre outros -, e eles possuem uma presença importante, alguns bastante engraçados que trazem um lado cômico em inúmeras passagens do livro, são leais, motivados e que fazem A Fúria e a Autora  ter um ritmo muito bom, nem um pouco cansativo ou entediante. Ela conecta todos eles, de modo a trabalhar um vínculo de amizade, confiança e até perda, e entre Khalid, Shazi e Tariq (primeiro amor de Shazi) esses vínculos são bem desenvolvidos. 

Renée Ahdieh faz a releitura de um clássico com uma narrativa em terceira pessoa, de modo fluído e que conciso. Ela descreve muito bem os costumes, o ambiente, as vestimentas detalhadas e também faz uso de palavras da cultura árabe na narrativa. Ela te transporta para os emirados, para o coração dos palácios, além de nos apresentar como é a vida dos comerciantes em um cotidiano totalmente diferente do nosso, sobretudo com bastante foco nos conflitos políticos que cercam os personagens. Fiquei esperando um pouco mais de fantasia no livro, mas não me decepcionei. Foi uma leitura que eu gostei muito, e que recomendo para os fãs de romance Young Adult fantasia.

Sobre a série:
A série The Wrath and the Dawn, é uma duologia. O segundo volume, nomeado The Rose & the Dagger (The Wrath and the Dawn #2), ainda não possui data de lançamento pela Globo Alt
A duologia, contém também 3 contos, que complementam a história. Sinopses no links abaixo.

The Moth & the Flame (The Wrath and the Dawn 0.25)
The Crown & the Arrow (The Wrath and the Dawn 0.5)
The Mirror & the Maze (The Wrath and the Dawn #1.5)
The Rose & the Dagger (The Wrath and the Dawn #2)

   
 

7 comentários :

  1. Oi, Mih!
    Gente, eu queria tanto que esse livro chegasse aqui, mas essa capa hein... Vamos combinar...
    Enfim.. Eu cheguei a começar a ler As Mil e Uma Noites em algum momento da vida, mas larguei, infelizmente.
    Eu estava esperando sair o segundo para ler todos logo de uma vez.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas fiquei curiosa para saber o que acontece com a personagem. Bjos!

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  3. Adoro personagens fortes, talvez eu dê uma chance pra esse livro, a história me pareceu interessante e me interesso por releituras. A edição é tão bonitinha! <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mih!!!

    Você viu minha resenha sobre o livro e confesso que eu me decepcionei um pouco sim. Esperava muito mais fantasia e tinha ouvido tanta coisa incrível sobre o livro que estava com expectativas muito altas.
    Mas gostei também da Sherazade. Acho que é uma boa personagem. Não gostei da forma como o romance foi conduzido, mas ok. Faz parte. Hahaha
    Vamos esperar chegar o segundo para conferir o que iremos achar!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol, concordo com muitas das suas impressões sobre o livro. Mas eu felizmente não estava com a expectativa lá no alto para ler, peguei e comecei a ler, sem ter muito conhecimento, e acabei gostando muito do que li. Espero que o próximo tenha mais fantasia, e que a autora não fique muito recatada em explorar esse ponto! :)

      Excluir
  5. Olá! Estou louca para ler este livro, não vejo a hora de comprar este livro.
    Ah, ótima resenha, parabéns!!

    Um beijo.
    www.becodasleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.