Guia Bienal - Dicas Para Aproveitar o Evento

quarta-feira, 17 de agosto de 2016


Oi Pessoal!
Dos dias 26/08 até 04/09 acontece a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos focados em literatura do nosso país, e eu (Carlinha) e a Paula aqui do Paradise, vamos ter o grande prazer de participar e representar o nosso blog.

Essa é a primeira bienal de SP que vou, já estive duas vezes na do Rio de Janeiro e inúmeras vezes na que acontece aqui em BH, nossa cidade, e nem preciso dizer o quanto eu amo o clima de bienal! Encontrar amigos, rever pessoas queridas que tem o mesmo amor pelos livros que eu, comprar lançamentos e é claro a oportunidade de ver de perto os autores que tanto amamos, são experiências que ficam para sempre na nossa memória.

Mas é claro que é difícil se programar pra um evento desse porte, saber o que levar, onde ficar, como se transportar e como se guiar lá dentro são dificuldades que enfrentamos em qualquer viagem, por isso hoje, mesmo não sendo nenhuma especialista, eu vim dar algumas dicas para os passageiros de primeira viagem que estão caindo de paraquedas no pavilhão do Anhembi, prepara papel e caneta e vem anotar as dicas!
1- Arrumando a Bagagem:
Imagino que você já tenha definido local onde vai ficar e como você vai chegar em SP, (se você como eu, é de outro estado) com isso definido vamos aos preparativos. 
(Vou abrir parenteses para uma dica quando precisar comprar passagens aéreas: Os melhores dias são sempre SÁBADO, DOMINGO OU TERÇA, as companhias colocam passagens promocionais nesses dias, então fica mais fácil localizar. Outro ponto é: Você pode pesquisar em sites de compra terceirizados como a Decolar por exemplo, mas SEMPRE, compre no site da companhia que aparecer mais em conta, pra economizar na taxa que os sites terceirizados cobram. Além disso você sempre pode trocar passagem por milhas ou DOTZ.)

- Faça uma lista dos livros que você vai levar: Tendo em mãos a programação e os horários dos autores que você quer ver, faça uma lista com os livros que já tem e pretende autografar, dessa forma você consegue ver antes de tudo, a quantidade de coisas que precisa colocar na mala. (Confira os horários no SITE DA BIENAL ou no post da Débora Favoreto, do blog Em Cada Página)

- Faça uma lista dos livros que pretende comprar pra autografar: Na bienal os corredores e estandes são muito cheios! Tendo a sua lista em mãos você economiza tempo procurando e consegue ter uma "noção" de quanto espaço vai precisar na mala. Além disso os espaços de tempo entre uma seção de autógrafos e outra são relativamente pequenos, por isso já estar com o livro em mãos é importante.

- Roupas: Na bienal a palavra chave é CONFORTO! Tenha em mente que você vai passar várias horas por dia andando ou em pé aguardando, por isso use o calçado mais confortável possível. Pensando em praticidade leve o menor número de peças se quiser trazer o maior número de livros! Portanto peças que combinam entre si são a maior facilidade, por exemplo, um jeans vai com quase todo tipo de camiseta,  você pode utilizar mais de uma vez, camisetas escuras sujam com menor facilidade, portanto pra não correr o risco de se sujar de café logo de manhã e ter que passar o dia todo com aquela mancha, opte por peças mais escuras! E por favor, nada que precise ser passado, peças de tecido frequentemente tem essa necessidade, jeans e roupas de algodão não, você também pode optar por essas.

Dica para quem vai ficar 10 dias: Montar o maior número de looks possíveis com uma mesma peça chave, exemplo: um jeans, (seja bermuda, saia, calça) combina com praticamente tudo, você pode escolher diferentes tipos de camisetas pra compor e levar o menor número de peças, sempre use a peça inferior como base para referência. Acrescentando um acessório como um colar, um chapéu, um colete, um lenço, você dá aquele toque diferente nos looks mais básicos.

- Leve Ecobags: Vocês vão se assustar com a quantidade de brindes que vão ganhar lá, sério! Sempre tem um marcador ou uma ecobag disponível, mas eu sempre tenho uma bolsinha a mais comigo, além de ser prática, elas já salvaram minha vida váriaaaas vezes! Quando não tinha mais onde colocar uma garrafinha de água ou um livro, sempre cabia em uma ecobag. Além disso, elas são fáceis de dobrar e cabe até no bolso as vezes.

- Agasalho: Aquela velha história de mãe de leve um casaco onde for não é brincadeira! O tempo de SP é imprevisível até pros melhores meteorologistas, e eu detesto passar frio, então leve um bom casaco, um que não ocupe tanto espaço mas que aqueça o suficiente e combine com praticamente tudo, além de meias e para as meninas que como eu adoram short e saia, minha dica é ter uma meia calça sempre a mão, no pior dos casos ela te ajuda bastante.
2- Se Preparando Para a Maratona
 - Procure saber como se movimentar na cidade! O google maps tá aí gente pra facilitar a vida de todo mundo! Ele te ajuda a prever quanto tempo vai gastar pra chegar, qual a melhor rota e qual o meio de transporte mais eficiente também. Informação muito importante: ônibus vão gratuitamente para a bienal saindo de algumas estações das estações do metrô, Barra Funda (somente finais de semana) e Tietê (todos os dias) clique aqui e se informe a respeito de horários. Não deixe pra última hora, se programe.

- Faça um calendário: Eu gosto de criar meu próprio calendário com horários, o site da Bienal oferece uma ótima opção de criar uma conta e adicionar os eventos nela, eles ficam separados em um calendário com horários que te ajudam a localizar o estande e o autor que você deseja ver. São muitos eventos acontecendo simultaneamente gente! Pensem que vocês terão que enfrentar filas, corredores cheios e talvez outras eventualidades, portanto não deixem os eventos só na cabeça, façam um mini calendário.


- Compre ingressos antecipados: Se você NÃO possui uma credencial, compre seus ingressos antecipadamente online! As filas pra entrar são enormes e chatas dependendo do horário, se você estiver atrasado corre o risco de ficar sem ver algum evento. Principalmente se você planeja ver algum youtuber, mesmo o sistema de senhas já ter sido distribuído, filas vão acontecer, e onde tem pessoas pode ter um pouco de bagunça. Clique aqui para comprar!

- Verifique as Informações: Alguns autores precisam de senhas para autógrafos, dos internacionais a maioria já foi distribuída e está esgotada. Gostei bastante desse sistema online, evitou muitos tumultos que aconteceram em outros eventos e que foram absurdos! Procure saber a respeito do autor que você quer conhecer, a maioria tem eventos no Facebook com todas as informações, e o site da bienal também oferece esse suporte e tira dúvidas através de suas redes sociais.

- O que levar diariamente?: Leve bolsas pequenas! Mochilas gigantes além de te cansarem e machucarem suas costas, tornam o trânsito entre corredores impossível! Mas não se esqueça de levar um lanche e garrafas de água, você vai passar muito tempo em pé e eu costumava até mesmo esquecer de comer, por isso aquelas ecobags que eu mencionei caem como uma luva! Tem muitos livros para levar? Ou já sabe que vai comprar coisa demais? Um recurso bom é levar mala de carrinho ou alguma bolsa que tenha rodinhas, é mais fácil de transportar e revezar com os amigos, e não vai te pesar as costas, não deixa de ser algo incomodo para passar pelos corredores, mas minimiza seu desconforto, fizemos isso na bienal no Rio e deu super certo :)
3- Cheguei na Bienal! E Agora?

- Tire Dúvidas e se localize: Se informe a respeito das senhas que você garantiu na internet! Elas são um voucher que precisa ser trocado pela senha final lá, não esqueça de imprimir o comprovante e levar. É a primeira vez que esse sistema vai funcionar, então tire suas dúvidas antes de qualquer coisa, não deixe pra última hora e perca sua oportunidade de ver algum autor que tanto desejou.

- Dê uma Geral: Não compre no primeiro estande que entrar! Passeie pela feira primeiro, passe pelos estandes que mais te chamaram a atenção, conheça o espaço onde vão acontecer os bate-papos e sessões de autografo, o site da bienal oferece um super mapa que pode te ajudar a se guiar pelos estandes. AQUI!
Preços de livros podem variar, esteja focado na lista que você enumerou lá no item 1, você não vai conseguir trazer todos os livros do mundo na mala! (JÁ TENTEI!KKK), se houverem outras promoções que valem a pena e te chamam a atenção, pesquise primeiro! Alguns estandes costumam fazer desconto progressivos, as vezes compensa juntar com alguns amigos para comprar e ter mais descontos, converse no caixa, peça desconto, a bienal é um ótimo momento de barganhar!


Com todas essas dicas, agora é só ficar atento ao seu calendário e horários, e comprar muitos e muitos livros e se divertir! Espero encontrar vocês lá <3 Vou participar do Encontro de BookTubers e das sessões de autógrafos das autoras: Jennifer Niven, Ava Dellaira, Marian Keys e Audrey Carlan.
Contem suas experiências de bienal aqui também! 
Beijos e até lá!

4 comentários :

  1. Essa vai ser a minha primeira Bienal em SP e estou super empolgada! Já separei as senhas, os ingressos, os livros que vou levar, fiz meu calendário pessoal, me informei acerca do tempo de deslocamento do local que vou ficar até o Anhembi... Agora é só esperar chegar semana que vem e torcer para que dê tudo certo! Boa Bienal para vocês, meninas!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post
    vou tentar seguir as dicas viu miga hahahah
    principalmente não trazer a bienal hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlinha!
    É a Mayara, daquele grupo estranho do Whatsapp... Eu queria muito, muito mesmo, ter lido esse seu guia dois anos atrás na minha primeira Bienal. Eu fui tão besta... Já tinha ido tantas vezes à São Paulo e pensei que seria Okay, mas acabei colocando uma uncleboot para passar 4hrs em pé numa fila de autógrafos... Foi uma vez para nunca mais. Tenho duas coisas para acrescentar no seu guia, que eu acho super boas para estarem aí: a primeira é sobre as passagens, eu cansei de dizer para a Tammy e Roh esperarem que quando chegasse uns dois meses antes ia entrar em promoção, mas eles ouviram? Claro, que não. Eu uso um site (te digo o nome depois) que vc salva a pesquisa tipo data de ida e volta e quantas paradas vc quer fazer e vc fica recebendo emails quando o preço varia. Foi assim que eu comprei a minha passagem. O bom é que eles redirecionam para a página da companhia aérea. Segunda, ecobags!!! Eu encontrei da última vez uma loja de bolsas de pano lindinhas, baratas e com estamas literárias na 25. Comprei duas, até hoje as tenho, usei muito para carregar os livros que comprei na Bienal quando não cabiam mais na minha bolsa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla!!!

    Você selecionou ótimas dicas!!! Estarei lá nos fins de semana e - se o trabalho permitir - algumas noites durante a semana.
    Já estou com minha agenda quase pronta e alguns livros também. Ainda tenho que decidir quais títulos serão prioridade para compras no evento.
    Mas normalmente tenho a mania de comparar com os preços online para checar se vale a pena comprar mesmo. Hahahaha

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.