Resenha: Uma Chama Entre as Cinzas - Sabaa Tahir

sexta-feira, 1 de julho de 2016


Título: Uma Chama Entre as Cinzas
Autora: Sabaa Tahir
Classificação: 4.7 [Skoob]
Editora: Verus
Páginas:432
Gênero: Young Adult, Fantasia, Distopia

Há 500 anos atrás, os Eruditos se desintegraram sob a invasão dos Marciais, que conquistaram suas terras. Desde então, o povo vive oprimido e escravizado. Ninguém questiona o Império Marcial, quem não segue as regras ou não suporta o regime, paga com sua vida. E é neste mundo que iremos conhecer Laia, uma escrava que vive com os avós e seu irmão, que como toda população erudita, é privada de sua liberdade de expressão, autonomia e de seus direitos.

Vivendo nestas condições, a família de Laia nunca quebrou as regras, pois já presenciaram o que acontece quando alguém se atreve a ir contra os Marciais. Até o momento em que ocorre uma "batida" no casebre onde Laia vive, e seu irmão é preso acusado de traição. Depois de ver tanta destruição e ter que assistir seu irmão mais velho ser levado, Laia foge. E sem ter a quem recorrer, ela pede ajuda aos rebeldes. Porém a ajuda deles não será de graça. Em troca do resgate do seu irmão, Laia deverá se infiltrar na Academia Militar do Império, onde pessoas sem emoções são treinadas para matar e dar seu sangue seguindo as ordens do Imperador, tais conhecidos como Máscaras.


Elias é o melhor soldado da Academia. Desde criança aprendeu que deveria agradar a supremacia e nunca quebrar as regras. Mas neste caminho que percorreu para se tornar o perfeito Máscara, fez coisas das quais não se orgulha. E mesmo que para todos, ele seja o melhor e mais frio soldado, Elias apenas quer sua liberdade. Não deseja viver seguindo ordens do Império, muito menos que todos se orgulhem dele ao matar um erudito ou simplesmente debochar de um escravo.


Ao concordar com as regras dos Rebeldes, Laia é levada e começa a trabalhar na casa de uma comandante, onde supostamente teria que coletar informações. E é ali que irá conhecer Elias, um Máscara que ela pensou ser como todos os outros, mas há uma diferença, ele não a trata como uma escrava e sim demonstra compaixão, algo que um soldado do Império não deveria sentir. Contudo neste meio tempo suas vidas tão diferentes passam a ser interligadas, pela esperança de ser livre, pela vontade de ver seus familiares novamente ou apenas por querer ter um futuro melhor. 

"Uma rajada de vento faz um fio de cabelo se soltar de seu coque e lhe atravessar o rosto. Enquanto ela sustém meu olhar, percebo uma rebeldia em sua expressão e, por um segundo, vejo meu próprio desejo de liberdade espelhado e intensificado em seus olhos. É algo que jamais detectei nos olhos de um colega de academia, muito menos em uma escrava erudita. Por um estranho momento, eu me sinto menos sozinho." ~Elias
O livro possui capítulos intercalados entre Laia e Elias, no qual ficamos sabendo o ponto de vista de cada um em ambos os lados. Embarcamos em vários conflitos. Laia é uma personagem que QUER ser forte, mas está sozinha, e durante a narrativa ela busca este sentimento dentro dela. Acompanhamos sua trajetória ao concordar em ser uma servente da Comandante, arriscando sua vida por simples informações e descobrimos com ela, que não podemos confiar em todo mundo. Já Elias se culpa pelas atrocidades que causou, é um adolescente que anseia ser livre, mas sabe que sendo um Máscara sua única liberdade é a morte.

Sabaa Tahir tem um ótimo modo de descrever e nos passar todas as aflições dos personagens em Uma Chama Entre as Cinzas. Destacando a crueldade do Império e a diferença entre os povos, ela nos apresenta um mundo onde você não quer acreditar em tudo o que lê, é extraordinariamente brutal e muitas vezes eventos inimagináveis irão te tirar da sua zona de conforto. O cenário é bem simples de traçar, Tahir nos fornece informações suficientes para conseguimos visualizar todo o ambiente ao ler as cenas. Ao contrário de muito autores do gênero young adult fantasy, o foco aqui não é em um romance como base da história, a autora gosta de trabalhar nos personagens, em seu desenvolvimento, antes de partir para uma conexão direta entre os protagonistas. Ou seja, este livro não é um YA voltado para o "amorzinho".

Eu fiz uma besteira ao ler o final do livro antes de terminar, e.e as vezes faço isso mas até que não acabou com a magia da historia hahahahha, super recomendo para quem curte um bom livro de fantasia, misturado com conceitos distópicos e personagens fascinantes. Super ansiosa pela sequência que sai em agosto na gringa, a seguir vocês conferem a capa, "A Torch Against the Night".

11 comentários :

  1. Eu conheci Uma Chama Entre as Cinzas a partir de vários blogueiros que se encantaram com a trama do livro e estão disseminando o seu poder. Bom, o gênero fantasioso é um que gosto muito, mas vem perdendo espaço em minha estante por motivo de: cadê a criatividade, autores?!. Uma Chama Entre as Cinzas me lembro de ótimos livro que li, não estou falando que a história é igual ou semelhante, mas uma sensação de prazer surgiu. Laia é uma personagem forte, fator que gosto muito em construção de personagem, e determinada que não mede esforços para defender sua pouca família e conseguir o que desejar. Elias é outro personagem encantador, mesmo com os traumas de abandono, não desiste de fugir da prisão e ser um homem "livre". A relação entre os protagonistas me deixou suspirando, mesmo não sendo baseado em um romance. Quero esta leitura!

    Resenha | Carry On, Rainbow Rowell.

    ResponderExcluir
  2. Como assim, você lê o final do livro? HAHAHA que loucura! Tem livros que só de passar perto da última frase entrega tudo, ainda bem que a magia desse não foi embora junto com a surpresa. Achei a história super interessante, adoro livros de fantasia e leria com certeza absoluta! Linda capa, por sinal.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse livro parece ser incrível. Espero poder ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nikolle!!

    Estou louca para ler esse livro porque só ouço elogios incríveis!!
    Pela sua resenha tenho certeza que é ótimo. :)

    Já estou morrendo para saber tudo o que irá acontecer com a Laia e o Elias!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ler livros de fantasia, no entanto achei a estória desse livro muito bem construída, e me pareceu ter uma trama bastante envolvente, um ponto positivo e um livro ser distópico, um gênero que eu amo, por isso vou dar uma chance para essa leitura, quem sabe acabo até gostando muito dessa obra.

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    To louca pra ler Uma Chama Entre as Cinzas, até comprei e cade tempo?!
    Não conhecia a historia direito e agora que li a resenha entendi mais...
    Adoro uma aventura e eu acho que vou gostar mto dessa.
    Muta gente tem elogiado o livro e só aumenta a expectativa.
    Amo um romance e já estou acostumando com livros assim sem mto foco nisso e ate prefiro.
    Vou ler com certeza.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Parece ser aquele romance hein , fiquei curiosa sobre o livro, gostei, quem sabe algum dia eu consigo ler :3

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei bem curiosa com este livro na epoca do lançamento, mas depois achei que seria muito semelhante a tantos que estavam sendo lançados na epoca. Mas sua resenha me deixou bem curiosa e acho que vou conferir.
    P.S. As vezes também faço a besteira de ler o final rsrs

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Uaaaaal que livro é esse?!!!
    Toda essas regras, ordens, busca...Já me prendeu toda atenção!
    A capa eh MA-RA-VI-LHO-SA!!!!!
    Anotei na listinha que não para de crescer...rsrs
    Espero conseguir ler em breve!!!
    Parabéns pela resenha, tá mto boa!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei interessada em ler esse livro,amo esse tipo de genêro textual!
    Mas o que me levou a querer ler mesmo foi a CAPA,que capa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A
    Espero que consiga compra-lo sabe, nunca consigo comprar todos os livros que eu quero,sempre tem mais um!

    BJS!!!!

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.