Resenha: Paixão ao Entardecer [Os Hathaways #05] - Lisa Kleypas

terça-feira, 5 de julho de 2016


Título: Paixão ao Entardecer [Os Hathaways #05]
Autor (a): Lisa Kleypas
Classificação: 4.5
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de Época
Junho de 1855
Caríssimo Christopher,
Não posso mais escrever para você. 
Não sou quem acha que sou. 
Não tinha a intenção de enviar cartas de amor, mas foi isso que elas se tornaram. No caminho até você. as palavras se transformaram nas batidas do meu coração gravadas em papel.
Volte, por favor, volte para casa e descubra quem sou.

Beatrix Hathaway é a mais nova da família, e a única irmã que permanece solteira. Ela aprecia muito a vida que leva, pacata e tranquila na casa de campo da família em Hampshire, principalmente porque estando um pouco mais distante da sociedade ela pode manter todos os animais que quiser. A jovem tem um dom com animais, ela ama e cuida de todos os que encontra pelo caminho, e esse cuidado soa bastante estranho para os aristocratas, que já consideram a família Hathaway bastante anti-convencional. Sua jovem amiga Prudence é um exemplo do que toda dama deveria ser, coquete, refinada, se cala na hora certa, e procura um bom partido para casar-se o que não quer dizer que ela esteja procurando amor, enquanto Beatrix e sua família preservam o sentimento e acreditam em casar para ser feliz.

Christopher Phelan se tornou capitão do exército britânico, e encantou-se por Prudence antes de ir para a guerra. De lá passou a enviar cartas para a jovem dama, com esperança de que quando retornasse pudesse cortejá-la e assim firmarem compromisso de casamento. Entretanto, Prudence não é nada do que parece, ela não se interessa pelos acontecimentos da vida de Christopher, dançar nos bailes e pensar em qual vestido usar é o que ocupa a cabeça da fútil mocinha, e por isso quem passa a responder as cartas do capitão é Beatrix, mas sempre assinando como Prudence. Os ideais dos dois parecem se encaixar completamente, e através das palavras cresce entre eles um sentimento muito forte, mas será que a jovem terá coragem de revelar sua verdadeira identidade?

A citação acima é a primeira página desse livro maravilhoso e o último da série que conta a história dos irmãos Hathaway. Era um dos livros que estava mais ansiosa para ler, pois me encantei por Beatrix desde o começo e suas trapalhadas com animais ao longo da série me fizeram gargalhar. Logo que li a carta no começo da história, percebi que esse era um livro que me faria sofrer, amor escondido e não correspondido? A receita para o sofrimento de um fã de romances de época. Mais uma vez Lisa Kleypas me encantou com sua escrita deliciosa e com uma história que me fez suspirar do começo ao fim.


Beatrix foi uma personagem incrível e da qual vou sentir saudades, além de ser muito questionadora, e sonhar com um casamento cheio de amor de verdade como os de seus irmãos, ela ainda possui um coração enorme e ajuda tanto pessoas quanto animais como pode. Eis o motivo porque ela começou a responder as cartas de Christopher em nome de Prudence, ela percebeu a aura negra que permeava a a alma do jovem que se encontrava na guerra, se compadeceu da necessidade dele de palavras de esperança e carinho para que desejasse voltar pra casa, e em meio as suas palavras acabou perdendo seu coração. Foi interessante ver também o quanto a garota se sentia rejeitada socialmente por ter pensamentos diferentes e uma família que ia além do comum, ela passou por um grande aprendizado, e apesar de ser uma mocinha forte, eu sempre notei um tom de melancolia da parte dela, por se sentir muito sozinha.

Christopher ganhou meu coração logo no começo, eu sempre gosto dos mocinhos atormentados por situações de seu passado, e ele enfrentou e viu muita coisa durante a guerra. Cenas que tiram o seu sono através dos pesadelos, e ele sabe que jamais será o mesmo depois dos horrores que viu e das pessoas que perdeu. As palavras que ele acreditava ser de Prudence eram seu único alento em meio a morte e desolação e ao retornar e descobrir que aquela por quem se apaixonou não se parecia nem um pouco com a poetiza das cartas, ele vai ficar desolado e confuso novamente, até se aproximar de Beatrix.
"Ela mal conseguia falar, a mente ofuscada pela sensação.
- Ainda é uma carta de amor - disse, deslizando a mão pela curva dourada do ombro dele. - Só que na cama.
Ele sorriu.
- Então vou tentar usar a pontuação adequada."
O romance desses dois é completamente envolvente, profundo, através das cartas vamos nos apaixonando pela história deles juntamente com o casal, e eu não conseguia conter as lágrimas e o aperto no coração ao vê-los tão jovens, com tanto em comum, mas ao mesmo tempo sofrendo por não serem compatíveis e não saberem da verdade. Esse foi sem dúvidas o meu livro favorito da série, lindo, com algumas partes epistoladas, a já conhecida escrita de Lisa, recheada de pormenores da sociedade, e é claro as trapalhadas dos outros irmãos que também ganharam desfechos nesse último volume maravilhoso.
Sobre a Série:
A série já tem todos os seus livros publicados no Brasil através da Editora Arqueiro, e temos ainda um conto que descreve alguns fatos do casal do segundo livro Win e Merripen, que foi publicado apenas em ebook.

1- Desejo à Meia-Noite | 2- Sedução ao Amanhecer | 2.5- Casamento Hathaway | 
3- Tentação ao Pôr do Sol| 4- Manhã de Núpcias | 5- Paixão ao Entardecer

   
  

5 comentários :

  1. Comecei a ler esta série mas não consegui dar continuidade, mas lendo a sua resenha agora fiquei com vontade de retomar! Gostei muito da resenha!
    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar dessa serie, porém não me lembro de ter interesse em ler, no entanto após ler sua resenha fiquei pensando porque ainda não tinha dado uma chance para esses livros, principalmente pelo fato de que a estória parece ser encantadora, e envolve o leitor de uma forma fascinante, que meche até com os nossos sentimentos, já vou incluir agora essa leitura na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Aain sou louca pra ler essa série da Lisa! Romances de época me prendem total atenção! As histórias são mto ricas e mto intensas, este não poderia ser diferente...A autora soube como prender seus leitores.
    Parabéns pela resenha, amei!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. As historias são intensas e essa autora prendeu minha atenção até o fim ! Amei a resenha !

    ResponderExcluir
  5. Eu sou a louca dos Romances de Época! Porém ainda não li nenhum livro da série Os Hathaways :( Mesmo esse sendo o último, a proposta do livro é muito bonita. Beatrix parece ser uma menina como a gente mas ao mesmo tempo tem algo só dela. Acreditar no amor, querer ajudar o próximo... Já gostei dela, o que já é meio caminho andado. Já Christopher aposto que vai ser mais um crush literário! hahah
    Gostei muito desse livro e quero iniciar a série o quanto antes! Acho que ela tem muito o que ensinar, emocionar mas também rir dos personagens <3

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.