Resenha: Guerra do Velho [Old Man's War #1] - John Scalzi

segunda-feira, 18 de julho de 2016


Título: Guera do Velho (Old Man's War)
Autor: John Scalzi
Classificação: (Skoob)
Páginas: 365
Editora: Aleph
Gênero: Ficção Científica

No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército. Visitar o túmulo de Kathy foi a menos dramática das duas.

John Perry acabou de completar 75 anos. E decidiu que já viveu tempo demais na Terra e que precisa fazer parte de algo grande nessa reta final da sua vida. Nada melhor do que iniciar uma carreira militar fora do solo terrestre. É de conhecimento geral, que todos que se alistam para servirem as Forças Coloniais de Defesa, imediatamente estão abdicando de tudo que possuem na Terra, incluindo o privilégio residencial que lhe permite morar no planeta. Afinal a passagem é somente de ida.

A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. No entanto, há poucos planetas habitáveis disponíveis. Uma pertinente guerra pela colonização, acontece fora de domínio terráqueo. O Exército conhecido como Forças Coloniais de Defesa, é responsável por manter esses conflitos longe da Terra e garantir que futuros colonos tenham habitat garantido no universo. Mas para fazer parte desse exército, o alistamento só é possível após os humanos completarem 75 anos. (WHAT?!


Perry não tem a mínima ideia de como é a realidade fora do planeta, e ao fazer novos amigos na Estação Colonial, a empolgação e curiosidade para o que os espera lá fora aumenta gradativamente com o passar das horas. Já na plataforma de embarque, ele tem o vislumbre de uma tecnologia avançada fora do comum. Tal qual, faz com que seja possível saltar da Terra para uma plataforma no meio do universo. Como isso era possível? Isso claramente não desafia as leis da física?

Mas outra incógnita permeia os pensamentos de todos os velhos que estão embarcando. Afinal, qual seria a utilidade de idosos com 75 anos, com reumatoide, artrites, problemas musculares, pulmonares, entre outras doenças? Eles não haviam conseguido deduzir uma explicação convincente que respondesse tal questionamento. Esse foi um dos pontos, que me fizeram ler sem parar esse livro.

"Em um universo perfeito, não precisaríamos das Forças Coloniais de Defesa. Mas este não um universo perfeito."

Guerra do Velho não é só mais um livro de ficção cientifica comum. Não é tudo militarismo, alienígenas, mortes, naves espaciais e viagens estelares. Nas entrelinhas o autor aborda a questão do preconceito, do racismo, da homofobia e principalmente do medo de envelhecer. De forma cômica, com uma linguagem que utiliza palavras de baixo calão (palavrões), o leitor vai apreciar um enredo bem desenvolvido e descritivo. Você vai torcer por alguns personagens, buscar por respostas, e acompanhar a adaptação de uma vida cheia de experiências em um lugar em que será necessário desapegar de velhos costumes.

"Bem-vindos à bosta do universo! O universo é um lugar fodido, meus amigos."

A expectativa que eu criei antes de ler esse livro, foi grande. E eu fico feliz em dizer que John Scalzi não me decepcionou. Com ótimas descrições de novas raças de seres, planetas e costumes diferentes, visto pelos olhos de John Perry, o autor faz você mergulhar em um ambiente que difere da vida na Terra. O processo de treinamento de John e seus amigos - que se auto denominam Velharias -, é bem divertido de acompanhar. E quando eles finalmente vão para o campo de batalha, é difícil largar o livro. (Velharias de 75 anos lutando em uma guerra, ahn?) É uma leitura recomendada, para todos aqueles que curtem ficção científica e para aqueles que ainda não estão acostumados com o gênero, mas querem começar a se aventurar e não sabem por onde, Guerra do Velho vai lhe cair como uma luva. Você vai dar uma boas risadas e desejará, ou não, poder se alistar.

Guerra do Velho, faz parte de uma série. Com a quantidade de livros ainda não divulgada. Apesar de possuir sequência, esse volume possui um final fechado, que lhe deixa com vontade de saber mais sobre a vida no universo, mas ao mesmo tempo, finaliza um ciclo da vida e objetivos do personagem principal. No entanto, não vejo a hora do lançamento do próximo! Abaixo, a arte completa e linda, da capa do livro. :)


Você se alistaria para o exército ao completar 75 anos, sem nenhuma pista do que espera fora da Terra? Sem uma passagem de volta pra seu planeta natal? 

SORTEIOOOO!
Aos interessados e curiosos por essa leitura fascinante. Aqui está sua chance de ganhar um exemplar. 
Em parceria com o Blog Entrando Numa Fria e Editora Aleph, estamos lhe dando essa oportunidade.

Para confirmar sua participação, basta seguir as regras que se encontram no formulário abaixo. ALISTE-SE E BOA SORTE! 
• Saiba como preencher o formulário Rafflecopter: [Como preencher Formulários Rafflecopter]

21 comentários :

  1. Ao ver livros desse gênero devem ser ricos em detalhes, e a descrição da estória tem que ser real para nós leitores, e pela sua resenha o autor de maneira alguma se deixou falhar nessa parte. O que da para notar e que a trama e muito bem construída, o que faz com que você se envolva com a leitura, gostei de saber que a trama vai aborda vários assuntos, como preconceito entre outros, isso torna o desenvolver da estória ainda mais cativante. Gostei bastante desse livro, e também estou com altas expectativas em relação a essa leitura.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!!
    Amo ficção científica, pela criatividade que os autores possuem ao criar a ambientação, os seres e a trama em geral.
    O enredo parece ser muito bem construído e fico feliz em saber que o autor não decepcionou, já que também estou empolgado com a leitura.
    Outro ponto forte que provavelmente irá me fazer gostar mais ainda da obra é a parte militar e política, que acho bem interessante.
    Ansioso pela leitura!!!
    Abraço!

    Participando!!
    joseph_luis09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Conheci A Guerra do Velho no evento que vocês apresentaram do Dia da Toalha! Desde então estou super ansiosa pela leitura, é diferente de qualquer enredo que eu já vi - muito original e instigante!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Amo livros de ficção científica, entrar nesse mundo é uma coisa louca rsrsrs fora que aprendemos muito também, como qualquer outro livro <3. Esse livro parece ser realmente muito bom, quero muito ler :)
    Participando : Valeska25vieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amo histórias que envolvem guerras e também gosto muito de ficção científica. Então sou suspeita a falar sobre o livro, porque é a junção de dois temas que eu mais me interesso. Kkk
    Estou muito curiosa para conhecer a escrita de John Scalzi e espero que a série me conquiste, da mesma forma que a resenha me conquistou. <3 Haha

    ResponderExcluir
  6. Essas histórias me fascinam preciso muito ler!!! A história me parece ser muito legal ainda mais pela resenha falando que o livro não deixou a desejar!! Participando: willianelindinha2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Li o livro sem a menor pretensão e achei muito bom, muito fácil e agradável de ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho visto só coisas boas sobre esse livro! Estou com bastante curiosidade pra ler. Não sei por que me lembra de uma vibe meio Starship Troopers

    ResponderExcluir
  9. Que amante de ficção científica não ficaria curioso ao ler essa resenha, e descobrir que se refere a uma obra inovadora, diferente de tudo que já foi publicado. Só de saber a história já me apaixonei, agora depois dessa resenha, estou encantado pela inovação que ele apresenta. Quero muito ler!
    Participando: lhgdiogo@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi fiquei curiosa por esse livro, por ser da editora aleph ( cheguei aqui por eles) e também gostei da resenha as partes que li rs, evitei alguns pedaços pois ainda não li o livro mantendo assim surpresa. Agora se ganhar esse livro volto aqui para ler a resenha completa. Enquanto isso estou gostando muito de conhecer o seu blog. =)

    ResponderExcluir
  11. "Você se alistaria para o exército ao completar 75 anos, sem nenhuma pista do que espera fora da Terra? Sem uma passagem de volta pra seu planeta natal?"
    Provavelmente, sim. Amaria conhecer novos lugares, mesmo que com tantos perigos pelo universo. Afinal, onde estamos á salvo?

    ResponderExcluir
  12. Confesso que tive a mesma dúvida ao ler a sinopse do livro: qual seria a serventia de um exército composto de soldados com 75 anos, que com certeza estariam longe do seu auge de vitalidade? Bom saber que minha questão será respondida na leitura do livro.
    Bom saber que a narrativa corresponder às suas expectativas, é a primeira resenha que leio deste livro e fiquei empolgada para ler.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mih!!

    Adorei a resenha e o sorteio!! Hahahaha
    Vou participar com certeza porque desejo esse título desde o lançamento da editora Aleph!!

    A ficção é muito elogiada em todos os lugares e estou cada vez mais ansiosa para conhecer! O conceito já me parece incrível!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro ficção científica, espero ganhar o exemplar!

    ResponderExcluir
  15. Depois dessa resenha, com certeza este é o próximo livro que quero ler!

    ResponderExcluir
  16. Medo de série com quantidade de livros não divulgada :/
    Adoro livros desse gênero, por isso quero enfrentar esse enigma da quantidade de livros kkk
    Fora que só ouço coisas boas sobre ele, e a editora também só trás livros bons, então acho que dá pra confiar! Espero não me decepcionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oba sorteio. Achei esse livro super diferente e intrigante por recrutar pessoas já de idade para uma guerra e fiquei curiosa porque depois elas não podem voltar, quantos mistérios esse livro reserva.

    ResponderExcluir
  18. Antes eu estava julgando o livro pela capa e achei que era uma história desinteressante sobre uma guerra que já tivesse acontecido na terra. Depois de ler sua resenha e saber do que realmente trata o livro, fiquei muito curiosa, pois a premissa do livro é bem diferente e chama a atenção. Pretendo ler com certeza. Melhor ainda se ganhar a promoção rsrsrs

    Participando!!!
    ingridbeatrizbds@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Uaaau por essa eu não esperava!
    Esse gênero nunca foi um dos meus preferidos, mas confesso que sentia uma pontinha de curiosidade. Mas agora mudou, quero muito ler. Aaah não posso deixar de comentar que ri absurdos aqui com esse Banner de alistamento kkkk.
    Gostei muito da resenha, bastante detalhada e gostei ainda mais de saber que o livro vai muito além do básico e do esperado, envolver todos esses elementos psicológicos e de ação, faz com que nos sentimos tão próximos da leitura, posso estar errada mas pelo que li da resenha percebo que no livro a um humor um pouco parecido com o da série Mochileiro das Galáxias, sabe aquele humor crítico, divertido porém cheio de peso e genialidade.
    Sobre a pergunta, teria vontade sim de me alistar aos 75 anos e encarar "a bosta no universo" kkk mas sou uma pessoa medrosa, então na hora do vamos ver, não confiaria muito em minha coragem de ir kkkk.
    jhenny_622@hotmail.com
    Bjoes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jhen, é uma leitura muito agradável. e que com certeza você vai curtir! ahahha O banner de alistamento me fez rir a primeira vez que vi, na verdade despertou mais minha curiosidade! hahaha :)

      Excluir
  20. TO doido pra começar a ler esse livro. <3

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.