Resenha: Atrás do Espelho - [Splintered #2] - A. G. Howard

quarta-feira, 20 de julho de 2016


Título: Atrás do Espelho (Splintered #2)
Autor(a): A.G. Howard
Classificação: 4.5 [Skoob]
Páginas: 400
Editora: Novo Conceito
Gênero: Young Adult, Fantasia Urbana
Pode conter spoilers do livro anterior!

"Houve um tempo em que eu odiava tanto escutar essas saudações confusas e ruidosas que eu as apanhava e sufocava. Agora, esse ruído é confortador. Os insetos e as flores tornaram-se meus parceiros... encantadores lembretes de uma parte secreta de mim."

Em O Lado Mais Sombrio conhecemos Alyssa, sua mãe estava internada num sanatório por afirmar que o País das Maravilhas era real, e não somente ela já esteve nele, como também podia se comunicar com plantas e insetos. O grande medo de Alyssa era ser confundida e chamada de louca como sua mãe, mas o chamado do País das Maravilhas em seu sangue falou mais alto, e ela e Jeb - o garoto por quem sempre foi apaixonada - mergulharam através da toca do coelho e descobriram um novo universo totalmente diferente do imaginado por Lewis Carrol em seu clássico, um mundo sombrio e cheio de criaturas macabras, o País das Maravilhas era na verdade o mundo intraterreno.


Agora, após descobrir a verdade sobre sua herança de sangue e sabendo do poder sombrio que possui dentro de si, Alyssa abdicou de seu trono no País das Maravilhas e consertou tudo, a rainha Vermelha não é mais uma ameaça e sua família não está amaldiçoada. Ela decidiu voltar ao mundo humano, e adormecer seus poderes intraterrenos, a contragosto de Morfeu, a personificação da largarta/mariposa que sempre a perseguiu em seus sonhos e que possui uma forte ligação com a garota desde a infância. 

Jeb não se lembra de nada do que aconteceu, suas memórias foram apagadas, e já faz um ano desde que ele e Alyssa retornaram de sua aventura, assumiram um compromisso e ela está prestes a se formar no colégio e finalmente ir morar em Londres com ele. Mas o trabalho de uma rainha intraterrena nunca acaba, e o País das Maravilhas pode estar novamente em perigo, tentando forçar Alyssa a retornar para o seu trono de direito, Morfeu adentra o mundo humano, e a garota vai ver suas duas identidades cada vez se mesclando mais, e seu coração completamente dividido entre suas duas naturezas. É possível viver entre dois mundos?

Eu me apaixonei completamente pelo novo universo criado pela autora no primeiro livro, ela recriou o mundo de Alice com uma pegada de Tim Burton, completamente sombria, macabra e encantadora, um romance meio gótico, que gerava uma ansiedade a cada página dessa aventura. Os personagens eram completamente encantadores e bem formulados, nos envolvendo em sua aura de magia e fantasia que te deixava ansioso a cada página. De uma forma muito inovadora, ela refez um mundo pelo qual eu já era apaixonada tornando-o ainda mais perfeito, e não é a toa que eu tinha altas expectativas com esse segundo volume, que me surpreendeu completamente com sua mudança brusca de cenários.

Enquanto no primeiro volume acompanhamos Alyssa e Jeb descobrindo o País das Maravilhas, reconstruindo um mundo que fora destruído e mergulhando nesse lado sombrio, nesse segundo volume a história ganha o mundo real, trazendo para o dia a dia da garota, toda a magia que ela achou ter deixado trancafiada dentro do espelho, como ela não quer retornar, uma guerra ameaça eclodir, e ela é a chave que pode colocar tudo novamente no lugar, ela só não esperava que tudo que ela deixou pra trás viesse atrás dela aqui, ameaçando também o mundo humano e todos que ela ama.

Faz um ano desde que deixou o País das Maravilhas na mão de outras rainhas, e ela esconde seu lado negro e intraterreno que sempre tenta se libertar, mas ela fez sua escolha, ela quer ser humana, quer ficar com seus pais e amigos, e principalmente quer ficar com Jeb. Mas quando a ameaça da Vermelha ressurge, trazendo Morfeu ao seu mundo real, ela vai novamente se ver dividida entre suas duas naturezas. Apesar da grande indecisão da personagem o tempo todo, eu achei tudo muito coeso, faz sentido que duas Alyssas diferentes desejem coisas diferentes, mas apesar de seus sentimentos confusos, ela foi uma personagem muito destemida e forte o tempo todo, e mesmo muito madura para todas as situações que viveu. O único ponto que me irritou foi sua necessidade de Jeb o tempo todo, possessividade que também foi explicado pelo seu lado intraterreno, mas ainda sim me incomodou.

Jeb é um personagem que eu já amo desde o primeiro volume! O seu carisma, senso de proteção, devoção e cuidado com Alyssa me conquistaram, ele teve um crescimento muito grande nesse volume, mostrando como ele amadureceu com a idade e com as situações que enfrentou. Sou a favor sempre dos humanos que podem fazer muito e se entregar por amor mesmo não tendo magia, acho que é isso que me faz ser do time dele e não do de Morfeu. Morfeu, por sua vez, ganhou a história e o destaque nesse livro, pela capa achei que isso já seria previsível, o seu jeito sarcástico e sensual continua a me encantar nesse volume, e passei a gostar mais dele, mas me mantenho firme no #TEAMJEB.

"Os dois lados meus estão unidos. Estou soltando magia novamente, a sós, sutilmente, deliberadamente, para aplacar o vazio que dói no meu coração."

A história foi muito bem construída e amarrada mais uma vez, detalhes que ficam soltos ao longo da leitura ganham o seu destaque, e apesar dos ganchos para a continuação no próximo volume, a autora amarra intrinsecamente todas as pontas, criando uma trama concisa, muito completa, recheada de muita magia, mistério, romance e principalmente, jamais perdendo as referência a obra na qual ela se inspirou. Recheado de novas surpresas e explicações a cada página, o livro é perfeito para os fãs de fantasia, romance e é claro de Alice no País das Maravilhas, uma das melhores releituras de contos de fada que eu já li, sem sombra de dúvidas.

Sobre a Série:

Os livros são publicados no Brasil pela Editora Novo Conceito, e em Maio de 2016 o desfecho da trilogia foi lançado. Existe ainda um conto que se passa entre o primeiro e segundo livro que foi disponibilizado gratuitamente pela Editora, CLIQUE AQUI. Além disso temos mais uma série de contos no livro UNTAMED, sem previsão de publicação no Brasil.

1- O Lado Mais Sombrio | 1.5 - A Mariposa no Espelho | 2- Atrás do Espelho |3- Qualquer Outro Lugar | Extra: Untamed

  
 

4 comentários :

  1. Saudações Lady
    O primeiro volume da série destruiu meu pobre a apaixonado coração hahahaha essa continuação triturou os pequenos pedaços que sobraram! Li numa sentada, respirando fundo e tendo vontade de decapitar personagens e jogar o livro na parede algumas vezes.
    #TeamMorfeu, porque simplesmente não consigo sobreviver sem ele na minha vida.
    Ainda não tenho a continuação, o que gera realmente um desespero sem precedentes. Sério.
    Devo enfiar ele na prateleira até o final das férias para ser feliz por pelo menos algumas horas e esquecer a infinidade de coisas que tenho para fazer.

    Venha visitar o Castelo
    Att Ana P. Maia ♛ The Queens Castle

    Digníssimo parceiro, o Castelo está retomando gradativamente as postagens. Algumas fases da vida decididamente impedem alguns progressos: organizar um festival e entregar o projeto de TCC estão inclusos nesses pequenos momentos sufocantes e desesperadores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaaaaaaaaaaa eu amo o Morfeu! Ele é um personagem incrivel! Se a Alyssa pudesse se dividir em duas eu queria que ela ficasse com os dois, porque a parte intraterrena dela é super a cara dele. Mas se tenho que escolher alguém pra ficar com ela, fico com o Jeb. Eu sempre sou a favor do equilibrio entre o humano e o mágico. O mágico é sempre muito previsivel, mais forte, mais sedutor, então eu fico com a calmaria do humano.
      AMO DEMAIS ESSA SÉRIE <3

      Excluir
  2. Oi, Carla!!

    Terminei há pouco tempo essa trilogia e gostei muito mesmo!! Só me falta ler Untamed agora, mas estou prolongando um pouco até lá! Hahaha

    Adoro o Jeb e adoro o Morfeu. Acho os dois incríveis e já imaginava como seria o fim (meio previsível), mas acredito que foi justo com todos os envolvidos.

    A autora escreve muito bem e o universo que ela criou foi realmente fantástico. Fiquei apaixonada e agora estou desejando conhecer a releitura que ela fez de O Fantasma da Ópera!! *-*

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sou basicamente apaixonada por essa trilogia!
    Tão triste com o final dela.é uma das minhas queridinhas
    MORFEU É SIMPLESMENTE MEU!Que personagem perfeito!Queria um desses pra mim.
    Jeb também gosto mas nem tanto como o Morfeu
    Estou triste por não ter o livro extra em mâos MAS se Deus quiser,e ele ha de querer eu o ganharei!

    Bjs!!

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.