Resenha: Um Passado Sombrio - Peter Straub

domingo, 5 de junho de 2016


Título: Um Passado Sombrio
Autor: Peter Straub
Classificação: 3.3 [Skoob]
Páginas: 392
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Terror, Suspense, Ficção, Mistério


Lee Harwell é um escritor relativamente de sucesso, devido às suas obras já publicadas. Em uma busca de se aventurar e escrever algo novo e diferente para seus leitores, ele decide que sua próxima publicação será mais realista e menos fantasiosa. É então, que ele se recorda de um acontecimento e resolve resgatar uma história do seu passado, ou melhor, do passado de sua esposa Eel, de quando ainda eram adolescentes. Anos atrás, ela e um grupo de amigos se envolveram em um caso totalmente macabro, e até hoje tudo que remete àquele ocorrido é inexplicável. As lembranças da consequência desse evento, é uma incógnita que permeia os pensamentos de Lee desde aquela tal noite aterrorizante, que sua esposa, esteve presente. Em busca de explicações, Lee decide obter informações e visitar o passado na tentativa de reencontrar antigos colegas e convencê- los a relatar o que realmente aconteceu, porque desde àquela época os envolvidos se recusavam a falar do assunto e de suas consequências.

Eu queria saber mais sobre aquele medo. Agora que tinha aberto essa sutura, ele veio a mim e eu queria segui-lo até o fim. [...] Uma camada da realidade que tinha estado fechada para mim durante quase décadas afinal se tornaria visível.

Anos atrás, um guru itinerante, Spencer Mallon, apareceu no campus universitário onde Lee, sua esposa e seu grupo de amigos frequentavam. O guru era o tipo de pessoa que gostava de se gabar por ter conhecimento de diversas áreas e de textos filosóficos, de relatar viagens e fatos inusitados que presenciou. Ele rapidamente conquistou a empatia de Eel e seus amigos, na verdade, ele exerceu uma atração hipnótica sobre eles, exceto em Lee que o considerava uma farsa ambulante, e não foi fisgado. Mallon, começou a realizar sessões de encontro com seus seguidores, e como Lee não considerava o guru como um amigo, foi logo excluído do grupo e por esse motivo, nenhuma informação do que acontecia nessas reuniões eram compartilhadas com ele. 

Até que tudo deu errado. Após essas sessões secretas arquitetadas por Mallon, uma morte totalmente macabra aconteceu. E durante as investigações o guru desapareceu, deixando pra trás um corpo totalmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas de todos os envolvidos abaladas. É por esse motivo, que agora, quase quatro décadas depois, Lee pretende conseguir as respostas que a polícia não conseguiu na época, e juntar informações dessas antigas reuniões. 

Então houve apenas silêncio; surgiram boatos de uma "missa negra" de um "ritual pagão", disparates do gênero, inflamados pelo desaparecimento de um rapaz e pela descoberta do cadáver de um outro horrivelmente mutilado. 

Peter Straub nos apresenta vários lados da história narradas por Lee, abordando o ponto de vista de cada um dos participantes sobre os mistérios daquele dia, que os assombram desde anos depois. O enredo do livro é totalmente interessante, e faz com que prenda a atenção do leitor na busca para descobrir o que realmente aconteceu. No entanto, ao mesmo tempo que a multiplicidade de versões da noite macabra, despertam a curiosidade para saber o que aconteceu e como aconteceu, eu fiquei um pouco frustada, porque achei alguns pontos repetitivos e nem sempre me davam a resposta esperada naquele momento. No meu ponto de vista, a história ficou arrastada em vários trechos, porque alguns relatos foram ficando redundantes. E a escolha de Peter por se referir aos personagens de vários modos - em um momento o personagem era chamado pelo apelido, depois pelo primeiro nome, depois pelo nome do meio, foi algo que me incomodou na leitura, que fazia eu me perguntar "que personagem é esse mesmo? é novo? Ah não, esse é o apelido de tal personagem", esse quesito justifica minha classificação 3.0 , fora isso, a trama é bem desenvolvida.

Pra quem gosta de terror e mistério, e já está acostumado com o tipo de leitura, esse é um livro totalmente recomendado. Os personagens com características perturbadas e bem desenvolvidas, vão te conquistar. E você vai ser abraçado pelo misto de terror e mistério, com algumas cenas de ação. Para aqueles que são fãs de Stephen King mestre do terror, essa é uma obra que ele indica  pra ser inserida na lista. 

"Aterrorizante ... Um passado sombrio é povoado por personagens vívidos compreensivos e movidos por terrores humanos e sobrenaturais. Straub constrói um terror de outro mundo sem nunca perder contato com seu atraente elenco de jovens que envelhecem belamente." - Stephen King

10 comentários :

  1. Pareceu bem interessante a história, mas acho que também ficaria incomodada pela redundância das múltiplas perspectivas. Enfim, não correrei atrás mas, seu um dia tiver a oportunidade, pretendo ler.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Interessante, eu gosto de livros com histórias desse tipo, mas detesto vê-las em filmes. Gostei da sinopse e da sua resenha. Como não conhecia o livro e nem o autor, espero er a oportunidade de vir a ler e ver se realmente vou gostar ou não. Pareceu-me bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Não costumo me interessar por livros de terror, mas gosto bastante de mistério, o que me deixou com vontade de ler esse livro foi o fato de ter uma estória envolvente, com cenas e personagens bem construído, quem sabe mais pra frente dou uma chance para essa leitura.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante, é o tipo de livro que gosto de ler, leitura que prende, envolve. Vou ver se consigo ler.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e não conhecia o autor. Gostei da resenha!
    Mesmo não gostando desse gênero literário, a história me pareceu interessante.
    Tá que não tem uma classificação muito boa, mas vou procurar saber mais sobre a obra :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Albexia Gabrielly7 de junho de 2016 14:33

    Parece ser uma daquelas histórias arrastadas, mesmo parecendo tambem ser interessante. Tenho problemas com livros de terror... então não vou ler rsrs
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro e me apaixonei, quero muito ler mais livros do Peter Straub!!!
    Maaaaaaaaas tbm preciso concordar contigo em q alguns pontos a narrativa ficou repetitiva devido as várias versões dos personagens.
    Bjoos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mih!

    Eu achei a ideia do livro muito interessante, mas não estou na vibe de suspenses, sabe?
    Ótimo saber que foi recomendado por Stephen King!
    Fica a dica para uma próxima! ;)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mih, esse livro até estava na minha lista, mas depois de ler algumas resenhas sobre ele acabei desanimando com a leitura, já que tem coisas na narrativa que sei que vão me incomodar.
    E achei esse negócio de ficar mudando toda hora de apelido, realmente muito confuso :/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mih!
    Gosto de livros de suspense e mistério mas não curto livros de terror, não faz meu estilo, então eu dificilmente leiria Um passado sombrio, sem falar que também achei bastante negativo esse detalhe do autor se referir de vários modos aos personagens, isso deixa qualquer leitor confuso...

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.