Resenha: Encrenca - Non Pratt

domingo, 15 de maio de 2016


Título: Encrenca
Autora: Non Pratt
Classificação: 4.4 (Skoob)
Páginas: 307
Editora: Verus
Gênero: Jovem Adulto; Drama

Hannah Shepard é considerada a "maior vadia" da sua escola. Todas as festas no parque que acontecem ela está presente com sua melhor amiga Katie. Beber, transar e festejar é com elas mesmo, mas o improvável ou não acontece e Hannah se encontra grávida aos 15 anos. A identidade do pai a garota não quer divulgar e ela vai passar por uma linda jornada de aprendizado, arrependimentos e descoberta. Quem são seus verdadeiros amigos e como seus pais irão aceitar essa nova condição em que ela se encontra. Para uma garota de 15 anos seria mais fácil abortar ou levar essa gravidez em frente?
Quando ela corre atrás de um cara, é uma questão de poder. Para ela tem  a ver com caça. Ela é uma predadora. Eu? Eu sou uma turista. Escolho um destino, planejo as férias, seleciono as melhores atrações, depois embarco. Fico grata pelas lembranças e tudo mais. Eu não costumo viajar para muito longe, mas, depois que você chega lá e gosta fica muito mais fácil fazer a viagem outra vez.
Hannah nem sempre foi assim rebelde, mas desde que ela entrou nessa vida não saiu mais. Ela sabe que é falada por todos na escola e ela realmente não se importa. Suas roupas decotadas, as paqueras e festas é o que ela mais gosta porém, suas notas na escola estão super baixas. Estranhando que seu período menstrual não veio ela decide fazer um teste de gravidez e então tudo é confirmado. A única pessoa que ela tem coragem de contar é para sua vó que vive em uma casa para idosos. Mas ela não vai conseguir esconder sua barriga para sempre. 

Aaron é o novato da escola, filho de um dos professores ele chama bastante atenção com seu jeito de ser. Se veste bem, não se mistura muito e é super inteligente. O garoto tem seus segredos e seus pais querem que ele faça novas amizades, ele então começa a sair com os caras mais descolados da escola. Em uma festa no parque fica intrigado com a menina que todos falam. Apesar de querer que ele faça novas amizades eles não querem ele associado a Hannah. Mas até que ponto seus pais estão dispostos a deixar seu filho ir, para que ele consiga superar seus traumas do passado, e conseguir seguir em frente?
- Não acho que meu filho deveria ser visto com alguém assim. [...]
[...] Não é você que vai escolher os meus amigos. - Passo por ele, tentando não parar na porta e falar o que não devo fazer, mas não consigo segurar. - Eu também não sou perfeito, mas cabe a mim cometer os meus próprios erros.
Quando todos da escola ficam sabendo da gravidez de Hannah, ela vai descobrir quem são seus verdadeiros amigos. Aaron se dispõe a ser o pai de mentirinha de seu bebê até que ela decida que está pronta para falar quem é o verdadeiro pai. E uma amizade cresce entre esses dois jovens. Que é simplesmente linda! Shippei fortemente 


Gostei muito de ver o crescimento de Hannah durante a leitura, e conhecer o lado anterior ao lado vadia dela. As fases de sua gravidez, e suas inseguranças sobre tudo, foi muito interessante de acompanhar. O passado de Aaron me deixou roendo as unhas para saber o que realmente tinha acontecido com ele antes de chegar a sua nova escola. 

Foi uma leitura rápida e agradável. Encrenca da Non Pratt me fez sorrir e chorar em algumas partes. Me fez lembrar de minha adolescência e me trouxe alguns momentos nostálgicos. O livro é narrado em primeira pessoa tanto pela Hannah quanto pelo Aaron. Uma diagramação simples, mas um trabalho de arte na capa maravilhoso. 

Uma leitura indicada para todas as idades.
- Todos nós nos sentimos culpados por algo...
É sufocante ser perdoado quando tudo o que você quer é levar a culpa.

4 comentários :

  1. Oi, Paula!

    Estou adorando todas as resenhas que leio sobre esse livro. Parece ser um YA ótimo!
    Já imagino alguns segredos que talvez sejam revelados ao longo da história e espero que tenha um final feliz! <3

    Já está na minha lista de leituras!

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Helloooo!!
    Eu amei Encrenca, dei 5 estrelas e favoritei!
    A história é uma delicia de acompanhar, Hannah é mtooo chata, mas o tanto que ela melhora é visível! Já Aaron é um amor!
    Também recomendo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma linda estória, de fato! Amei a premissa, fiquei curiosa e pretendo ler em breve. Não gostei da capa, no entanto, achei um tanto quanto exagerado esse vermelho haha Ótimo texto (:
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  4. interessante que um assunto tão comum só agora tenha sido retratado em uma estória que fez sucesso. Esse está na minha lista tem um tempo, vou até colocar no skoob pra não esquecer dele na próxima compra.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.