Livros Por Temas #12: Filmes Baseados em Romances Históricos

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Oi Pessoal!
No post de hoje vamos falar um pouco mais do nosso Especial Romances Históricos, e pra nossa coluna escolhi alguns filmes que sou completamente apaixonada, que foram baseados em livros do gênero Romance Histórico. Acredito que muitos de vocês conheçam alguns deles, e por isso fica aqui a dica de que foram baseados em livros para quem quiser conferir mais, principalmente porque quase todos tem um contexto histórico muito forte, apesar de mesclarem a ficção de uma forma muito natural. Vem conferir!



A Outra

Para quem não sabia, o filme que foi lançado em 2008 com o título original "The Other Boleyn Girl" foi baseado na obra "A Irmã de Ana Bolena", escrito por ninguém menos que Philippa Gregory uma das rainhas dos romances históricos. O filme se passa no período em que Henrique VIII governou a Inglaterra, e vai contar um pouco sobre as disputas entre paixão, ambições e poder da corte inglesa. Apesar de ser baseado em fatos históricos reais, tanto o livro quanto o filme são obras de ficção que possuem situações criadas pela autora e pelos produtores. Recomendo para quem gosta de um bom romance que ainda envolva fatos reais da nossa história.



O Conde de Monte Cristo

O filme é de 2002 e conta com um elenco e figurino tão lindo, que torna tudo ainda mais apaixonante. Baseado na obra de Alexandre Dumas com o mesmo nome, os dois são considerados clássicos, e vão contar a história do jovem Edmond Dantes um jovem inocente que erroneamente, mas deliberadamente, é preso, e de sua brilhante estratégia para se vingar daqueles que o traíram. O filme é recheado de romance, mas também vingança e ação. Um dos filmes que sempre passa na sessão da tarde e estamos dispostos a ver novamente.







Tristão & Isolda
O filme é de 2006 e conta com ninguém menos que James Franco como protagonista. O filme se passa no período em que a Grã-Bretanha se encontrava muito fraca após a queda completa do Império Romano. Também envolvido num contexto histórico como pano de fundo, mas com o primeiro plano focado no casal que se apaixona mas jamais consegue ficar junto, esse foi um filme totalmente surpreendente pra mim, se prepare para as lágrimas! A história é na verdade baseada no mito sobre o casal que foi contada de diferentes maneiras durante a Idade Média, vários autores retrataram a história ao escrevê-la de diversos pontos de vista.




Marie Antoinette


O filme que conta biograficamente a história da Rainha Consorte mais fashion de todas, foi baseado na obra "Maria Antonieta" de Antonia Fraser, que encantou a roteirista e diretora Sophie Coppola pelo lado humano retratado. Apesar dos costumes da corte francesa mostrados no filme que culmina na revolução francesa, esse filme parece mais uma sátira a sociedade, mostrando de uma forma super atual e linda como funcionava aquela sociedade. Temos romances, traições e bastante drama, os figurinos são maravilhosos, Kirsten Dunst interpreta o papel principal primorosamente e o mais lindo são os cenários, o filme foi gravado em sua maior parte no próprio palácio de Versailles.


                           

Anna Karenina

O filme de 2013 com Keira Knightley como protagonista é primoroso! Ambientado no século 19, o filme traz Anna Karenina casada com o rico funcionário do governo Alexei Karenin. Porém, quando ela viaja para consolar a cunhada que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, conhece o conde Vronsky, que passa a cortejá-la. Baseado no livro de Liev Tólstoi com o mesmo nome, a obra é um clássico dos romances de época, um dos meus filmes favoritos da vida e tenho certeza que todos que amam o gênero consideram deslumbrante.



Shakespeare Apaixonado

Willian Shakespeare precisa escrever uma nova peça de teatro, uma história de amor com fim trágico, mas está sofrendo um bloqueio e somente uma musa inspiradora poderá ajudá-lo. Ao apaixonar por Lady Viola, ele volta a ter inspiração e escreve a peça Romeu e Julieta. Filme de sessão da tarde, eu sei, mas essa história é completamente apaixonante e retrata de forma ficcional a vida do maior dramaturgo que já viveu, baseado em vários relatos biográficos da vida dele, surgiu o roteiro para o filme.

 


Casanova

Vejo e revejo esse filme quantas vezes puder, principalmente porque dá aquela saudade do Heath Ledger. Casanova é o maior conquistador da Europa, e quando se estabelece em Veneza, cheio de seus truques e confusões, pela primeira vez na vida, encontra uma mulher que o rejeita. Ela é a bela veneziana Francesca Bruni e, para conquistá-la, Casanova usa os mais variados disfarces e estratégias, colocando em jogo sua reputação e até mesmo a sua vida. Engraçado, romance de tirar o fôlego, figurinos lindos e a apaixonante Veneza, receita para um filme maravilhoso sem dúvidas.
O filme é baseado na vida do escritor e aventureiro Giacomo Casanova, que defendia ideais de liberdade já no século XVII, uma aura mágica envolve toda a sua vida de debochado, libertino, colecionador de mulheres, escroque e conquistador.





A Duquesa

Mais uma vez Keira Knightey rouba a cena, ela é a rainha em interpretar damas de romances históricos gente! O filme é baseado no livro de Amanda Foreman " Georgiana - Duquesa de Devonshire". Georgiana Spencer casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire, que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco. Amo os figurinos, pra variar, e a história da personagem é maravilhosa.




O Libertino

Johnny Depp em toda a sua elegância em um filme de época! O filme lançado em 2005 é baseado em uma peça de teatro na verdade, e conta a história do segundo conde de Rochester, um notório boêmio e poeta da corte inglesa.
John Wilmot, o 2º Conde de Rochester, é um rebelde provocador e um gênio literário da restauração inglesa do século XVII. Wilmot é convocado pelo rei Charles II a escrever uma peça, com a responsabilidade de que ela precisa ser magistral e que impressione a corte francesa. Apaixonado pela atriz Elizabeth Barry, o desejo de Wilmot em transformá-la em uma estrela e sua inteligência subversiva terminam por escandalizar a sociedade de Londres da época.






 Elizabeth I e Elizabeth - A Era do Ouro

Vou roubar um pouquinho no final escolhendo um filme e sua sequência, a verdade é que esse filme é considerado ficção histórica, e não exatamente um romance, por abordar de maneira muito real e verídica muitos fatos da história da Inglaterra e da vida da monarca suprema, brilhantemente interpretada por Cate Blanchett. Mas pra quem gosta do gênero, esse filme é mais que obrigatório (de preferência se visto logo após A Outra, porque os fatos históricos se interligam), intrigas, traições, guerra e claro um pouco de romance. O filme foi indicado ao Oscar de diversas categorias, e ganhador do Globo de Ouro de melhor atriz pra Cate Blanchett.


Espero que tenham gostado do post gente, coloquem os filmes que não viram na listinha, garanto que vale a pena! Claro que alguns filmes que adoro não mencionei aqui, como Orgulho e Preconceito e Para Sempre Cinderela, mas a Paola do Blog Livros e Fuxicos, que também está participando do Especial Romance Históricos, mencionou esses no post dela, clique aqui e confira!
Beijos e até a próxima!



6 comentários :

  1. Tô adorando esse especial "Romances de Época", alguns filmes eu já conhecia, mas devo confessar que não vi nenhum deles até o fim (rs), não fazem muito meu gosto, acho que o único filme histórico que já vi várias vezes é Os Três Mosqueteiros :/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra saber se alguns foram realmente adaptados de livros, tipo Elizabeth, ou se apenas existem livros que falam do mesmo tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara! Ah sim os que não foram baseados em um livro específico eu comentei, Tristao e Isolda possuem várias versões diferentes, mas existe o livro com o nome. Shakespeare apaixonado, Casanova e Elizabeth foram baseados em vários relatos biográficos diferentes das vidas de seus protagonistas, portanto vários livros. E O Libertino como mencionei, foi baseado na peça de teatro. Os outros foram baseados em livros que coloquei as capas.
      Espero ter esclarecido.

      Beijos

      Excluir
  3. Eu já vi alguns desses que você listou: Shakespeare Apaixonado, Anna Karenina, Marie Antoinette e Tristão & Isolda. São muito bons!!
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla!!

    Adorei os filmes que colocou no post, mas meu preferido de época sempre será Orgulho e Preconceito! <3

    Ainda não tive a chance de assistir alguns dos filmes que indicou como Tristão e Isolda e O Libertino, mas vou tentar ver também!

    Os outros títulos são maravilhosos com certeza e me encanto cada vez que assisto! <3

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ja coloquei Ana Karenina e A duquesa na minha lista, adorei as indicações e tô aqui pra confirmar que Tristão e Isolda é o melhor, assisti com uma penca de garotos e todos gostaram do filme.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.