Resenha: Sombra e Ossos [Trilogia Grisha #1] - Leigh Bardugo

sexta-feira, 18 de março de 2016



Título: Sombra e Ossos [Trilogia Grisha #1]
Autora: Leigh Bardugo
Classificação: 4.4  [Skoob]
Páginas: 288
Editora: Gutenberg
Gênero: Young Adult, Fantasia



Depois de ficar órfã, Alina Starkov nunca esperou que coisas boas aconteceriam em sua vida. Ao ser levada para um orfanato, ela conhece Malyen Oretsev, um garoto gentil e também sozinho, que se torna seu melhor amigo, e com o passar do tempo ele se torna seu primeiro amor.

"Apenas você e eu", disse Maly.
"Sério?"
"É sempre apenas você e eu, Alina."
Quando crianças eles são recrutados para estudarem em uma determinada área, escolher uma carreira. Alina se torna uma cartógrafa, Maly se forma como o melhor rastreador do regimento que serve ao Rei. A fim de registrar diversos locais, eles partem para uma expedição, na qual precisam mapear a Dobra das Sombras. Localizada no Não Mar, a Dobra é uma faixa repleta de escuridão, que divide o reino, e onde se encontram seres aterrorizantes e perigosos conhecidos como Volcras. Nessa jornada Alina está acompanhada de seus amigos, inúmeros militares, e até Grishas poderosos - Mestres da Pequena Ciência, pessoas que são capazes de controlar alguns elementos - para garantir que nada dê errado, no entanto ela ainda tem receio de que algo poderá dar errado no momento em que farão a travessia.

Por incrível que pareça, Alina estava certa. No momento em que adentram à escuridão, nada consegue parar os Volcras de atacarem. Ela vê integrantes dos regimentos sendo mortos e simplesmente não pôde fazer nada para ajudar, até o instante em que Maly está incapaz de se defender  de um dos Volcras, e por instinto ela tenta ajudar seu amigo. Não portando nenhuma arma Alina acaba revelando um poder que nem ela sabia que existia.

A partir deste acontecimento a vida da nossa protagonista é virada de cabeça para baixo. Sendo tirada do seu regimento ela é levada para o Castelo Real, para treinar com outros Grishas e aprender a usar seu poder. Após esta grande mudança, Alina conhece Darkling, o Líder dos Grishas, que acredita que o poder dela é a solução para destruir a Dobra das Sombras.


Separada de seu melhor amigo e indo para um lugar desconhecido, Alina terá que se adaptar neste mundo totalmente diferente em que foi jogada. A Corte Real não é o que ela imaginava, porque se encontra em um mundo extravagante, cheio de mentiras e que com certeza não se sente bem vinda. Estando com a proteção constante de Darkling, que emana tanta confiança e segurança estando ali por ela, uma atração envolvente entre os dois começa a surgir. E como nem tudo é o que o parece, segredos que vão sendo revelados durante sua estadia na Corte, farão com que Alina fique divida entre seu coração e mente, entre os sentimentos e o que é bom para o seu povo, mudando tudo o que sempre acreditou.
Eu me lembrei da segurança que tinha me inundado com o toque do Darkling, e aquela sensação estranhamente familiar de um chamado ecoando em mim, um chamado que precisava de resposta.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Alina, que é uma ótima personagem. Leigh Bardugo consegue nos passar todos os sentimentos, detalhes do desenvolvimento e crescimento da protagonista ao chegar na Corte Real sem ter ideia de como dominar seu poder. Maly é mais um personagem que vai entrar na lista dos "book-boyfriends" da minha vida, apesar de vermos pouco dele neste primeiro livro, eu já me apaixonei totalmente. Darkling com sua aura negra e misteriosa, também me conquistou com seu charme.

A editora Gutenberg merece os parabéns pela edição super bem feita de Sombra e Ossos. Com uma diagramação maravilhosa, tanto no mapa que se encontra no inicio quanto nos detalhes das páginas que dividem cada capítulo. Super recomendo, com certeza irão amar a escrita da Leigh Bardugo, finalizei o livro em dois dias porque você simplesmente não consegue parar. A Gutenberg já lançou a trilogia completa e estou ansiosa para adquirir os próximos livros!

Livro II - Sol e Tormenta || Livro III - Ruína e Ascensão 




  

~xoxo

10 comentários :

  1. Oi, Nikolle!
    Meu box chegou essa semana e só estou esperando acabar o semestre para maratonar as leituras *-*
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Luiza!!! você vai gostar muito!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi!
    li esse livro e adorei com certeza a diagramação está linda e a historia me conquistou principalmente a Alina e bem legal ver seu crescimento ao longo do livro e também adorei esse mundo que a Leigh Bardugo criou !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom não é? A Alina é sensacional e a escrita da autora maravilhosa!

      ~~xoxo

      Excluir
  3. Nikolle!

    Estou louca para pegar esse livro! Todo mundo só me diz maravilhas dessa trilogia e ainda não consegui tempo para pegar o primeiro! Mas irei arrumar esse tempo de alguma forma! Hahahaha

    Adorei sua resenha, as ilustrações são lindas e agora estou mais ansiosa para ler! Hahahaha

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina!!! O LIVRO É ÓTIMO, é bem diferente e a historia é maravilhosa. Diagramação lindinha neh?

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  4. Oi...
    Ainda não li nenhum livro, mas parece realmente ser uma trilogia fantástica!!! Amo quando os livros trazem mapas... Parecem que noa levam realmente ao lugar onde os fatos se passam... Amei a resenha....
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoooro livros com mapas ♥ a diagramação também não deixa a desejar!
      espero que tenha a oportunidade de ler

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.