Livros Por Temas #11: Steampunk

terça-feira, 22 de março de 2016

Oi Gente!

Na nossa coluna vamos falar sobre um gênero que eu tenho um apego muito especial: Steampunk! Mas afinal de contas, tanta gente fala sobre esse gênero e eu não sei o que significa! Vem cá que eu vou explicar tudinho pra vocês.


Período Vitoriano + Ficção Científica + Fantasia = Steampunk

 O gênero mescla todas essas vertentes e aproximadamente na década de 90 ganhou essa definição. Basicamente, tratam-se de obras ambientadas no passado, na grande maioria das vezes no período vitoriano (quando a rainha Vitória governou a Inglaterra), mas os paradigmas tecnológicos ocorrem mais cedo que na história real, sendo que esses avanços ainda sim são baseados na ciência e tecnologia da época. Além disso muitos detalhes de fantasia são utilizados, como poderes especiais, e criaturas já conhecidas da ficção sobrenatural, como vampiros, lobisomens, zumbis e etc. E é claro sempre encontramos um pouquinho de romance no meio de tudo isso, apesar de não ser o foco.

Agora que já entendemos do que se trata o gênero, e que mistura tudo o que gostamos, vou indicar pra vocês algumas séries bem legais, recheadas de tudo isso que falamos!


Alma? - Gail Carriger - O Protetorado da Sombrinha #1

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

--> Conhecia a série a muito tempo, mas só comecei a ler agora em 2016 e já estou completamente apaixonada! Uma mocinha que não abaixa a cabeça para ninguém, não tem medo de enfrentar um vampiro, ainda temos o período da história que eu amo, e um mocinho lobisomem muito sexy! Tudo pra ser a história perfeita. No Brasil a série é publicada pela Editora Valentina, e possui 5 volume, mas somente quatro foram lançados.


Anjo Mecânico - Cassandra Clare - 
As Peças Infernais #1
Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.

---> As Peças Infernais é uma série spin off de Instrumentos Mortais, os acontecimentos dessa série se passam antes de TMI, na Londres Vitoriana. Aposto que muita gente não tinha feito a conexão ou entendido que a série se encaixa no gênero Steampunk, mas é só observarmos os elementos. Essa é uma das minhas séries preferidas da vida, com o triângulo amoroso mais destruidor de todos os tempos. Pode ser lida antes de TMI, vai ajudar a compreender bastante a história dos caçadores das sombras. No Brasil a trilogia completa já foi publicada pela Galera Record.

13560468
The Iron Duke - MelJean Brook - Iron Seas #1
Depois que o Iron Duke libertou a Inglaterra do controle de Horde, ele se tornou instantaneamente um herói nacional. Agora Rhys Trahaearn construiu um império mercantil através do poder e medo que seu nome impõe. Quando o corpo de um garoto é jogado de um dirigível em sua porta, trazendo a detetive e inspetora Mina Wentworth pra dentro de seu mundo, ele pretende fazer dela sua próxima conquista.
Mas quando Mina descobre a identidade da vitima, ela se vê diante de uma conspiração que ameaça a vida de todos os ingleses. Para salvá-los, Mina e Rhys vão entrar numa corrida através de terras exiladas infestadas de zumbis e mares perigosos. Mina vai perceber que o perigo não está apenas no "countryman", ela vai se ver tentada a deixar tudo de lado pelo Iron Duke. (tradução livre)

---> Essa foi uma das séries que encontrei na pesquisa, e possui muitas recomendações positivas, acredito que apesar de todo o mistério e aventura, o romance parece ser muito bom, e por isso fiquei mais ansiosa pra conferir. São 4 livros na série e mais um com previsão para sair ainda, infelizmente não foi publicada no Brasil.

The Girl In The Steel Corset - Kady Cross - Steampunk Chronicles #1
Em 1897 na Inglaterra conhecemos Finley Jayne, uma garota de dezesseis anos completamente sozinha, exceto pela "coisa" dentro dela. Quando um jovem lorde tenta tirar vantagem de Finley, ela luta contra ele, e o vence. Mas nenhuma garota vitoriana normal, possui um lado negro que a faça capaz de ganhar de um homem adulto com apenas um soco. Apenas Griffin King consegue enxergar a magia negra dentro da garota, que a faz tão especial, que a faz se sentir como um "deles". O duque vai levá-la com ele, apesar dos protestos do grupo de desajustados que ele faz parte: Emily, que possui suas próprias habilidades especiais e um amor não correspondido por Sam, que é um ciborgue, e Jasper, um caubói americano com um segredo obscuro.
Griffin está investigando um criminoso chamado de O Maquinista, o grande responsável por trás de vários crimes relacionados a autômatos. Finley acredita que ela pode ajudar, e finalmente ser parte de alguma coisa, finalmente se encaixar. Mas O Maquinista está consciente do pequeno grupo de Griff, e quer destruí-los, e não vai demorar para que a confiança seja testada. Pelo menos Finley sabe do lado de quem ela está, mesmo que ninguém pareça acreditar nela.

---> Me apaixonei primeiramente pelas capas dessa série, (clique aqui e veja), depois li a sinopse e fiquei maluca pra conhecer logo, a série é inclusive recomendada pela Colleen Houck no goodreads. São quatro livros na série e infelizmente também não foi publicada no Brasil, vamos torcer! 

Leviatã - Scott Westerfeld - Leviatã #1
Em lados opostos, mekanistas lutam com aparatos mecânicos movidos à combustível e darwinistas usam imensos animais geneticamente fabricados, e adaptados para a batalha. Alek Ferdinand, príncipe do império austro-húngaro, está sem saída. Perdeu seu título e o apoio do povo, restando apenas um imenso ciclope Stormwalker e um grupo leal de homens. Por outro lado, Deryn Sharp é uma jovem plebeia que se disfarça de homem para ingressar na Força Aérea Britânica. Os caminhos dela e de Alek se cruzarão de maneira inesperada, levando-os a bordo do Leviatã para uma viagem que que mudará suas vidas.

---> Scott Westerfeld é autor da série distópica Feios, e já ouvi diversos comentários sobre como sua escrita é brilhante. Sou curiosa com essa história a muito tempo, me chamou muita atenção e quero mesmo conhecer, espero não me decepcionar, as opiniões que encontrei variam muito. No Brasil a trilogia é publicada pelo Grupo Record, que mantiveram as capas maravilhosas!


Incarceron - Catherine Fisher - Incarceron #1

Imagine uma prisão tão grande e tão vasta, a ponto de conter corredores e florestas, cidades e mares. Imagine um prisioneiro sem memória, que acredita firmemente ter nascido no Exterior, mesmo que a prisão esteja selada há séculos e que apenas um homem, em cuja história se misturam realidade e lenda, tenha dela conseguido escapar.
Agora, imagine uma garota vivendo em um palácio do século XVII movido por computadores, onde o tempo parece ter sido esquecido. Filha do Guardião, está condenada a aceitar um casamento arranjado, cujos segredos a aprisionam em uma rede de conspirações e assassinatos, da qual ela deseja desesperadamente fugir.
Um está dentro. A outra, fora.
Entretanto, os dois estão aprisionados.
Conseguirão enfim se encontrar?
Incarceron reserva ao leitor a emocionante aventura de Finn e Claudia, dois jovens que desejam, a qualquer custo, destruir a barreira que os separa da liberdade.

---> Sempre achei que Incarceron e Leviatã faziam parte da mesma série por terem capas parecidas, agora já sei que são duas séries diferentes e vocês também, aposto que se confundiam. Essa série aqui também possui bastante mistério e uma pegada distópica, fiquei curiosa. A duologia também foi muito elogiada por Sarah J. Maas e Colleen Houck, no Brasil é publicado pela Novo Século.


Dearly Departed - Lia Habel -
Gone With The Respiration #1

Ela é Nora Dearly, uma garota neovitoriana de 17 anos que sofre com a morte dos pais e vive infeliz aos cuidados da tia interesseira. Ele é Bram Griswold, um jovem soldado punk, corajoso, lindo nobre...e morto! No ano de 2187, em meio a uma violenta guerra entre vitorianos e punks, surge um perigoso vírus, capaz de matar e trazer novamente à vida. As pessoas tornam-se zumbis, mas nem todos são assassinos e devoradores de carne. Há os que lutam para que o vírus não se espalhe, apenas Nora tem o poder da cura em suas mãos, ou melhor, em, seu sangue. Ela não sabe disso, e corre perigo, e Bram vai assumir papel de protegê-la.

---> Esse foi o primeiro Steampunk que li, me apaixonei, viciei, chorei. Maravilhoso! Um livro que envolve tudo que eu sempre amei, fantasia, distopia, ficção cientifica, uma cultura do século XIX, e um romance avassalador, mais que recomendado! São dois livros que no Brasil foram publicados pela Editora ID, como essa editora não existe mais, podem ser difíceis de achar e custar um pouco caro, mas vale a pena. Eu não li o segundo livro, então não sei dizer se ouve mesmo um encerramento, porque foram publicados em 2012 e a autora afirmou ter mais um livro, mas nunca foi escrito.

A Corte do Ar - Stephen Hunt - Jackelian #1
Quando a órfã Molly Templar testemunha um assassinato brutal no bordel onde foi colocada como aprendiz, seu primeiro instinto é correr de volta para o orfanato em que cresceu. Ao chegar lá e encontrar todos os seus amigos mortos, percebe que ela era o verdadeiro alvo, pois seu sangue contém um segredo muito cobiçado pelos inimigos do Estado.
Enquanto isso, Oliver Brooks é acusado pela morte do tio, seu único familiar, e forçado a fugir na companhia de um misterioso agente da Corte do Ar. Perseguido pelo país, Oliver se vê cercado de ladrões, foras da lei e espiões, e pouco a pouco desvenda o segredo que destruiu sua vida.
Molly e Oliver são confrontados por um poder antigo que se julgava destruído há milênios e que agora ameaça a própria civilização. Seus inimigos são implacáveis e numerosos, mas os dois órfãos terão a ajuda de um formidável grupo de amigos nesta aventura cheia de ação, drama e intriga.

---> Comprei esse livro a muito tempo, tem uma capa linda que abre com uma transparência, super legal! Ainda não li, e os comentários variam muito entre positivos e negativos, vou precisar confirmar por mim mesma. No Brasil temos dois livros lançados pela Saída de Emergência, selo de fantasia que não existe mais da Editora Arqueiro, vamos precisar aguardar pra saber se eles vão publicar os outros volumes, já que a série é composta por seis.

These Vicious Masks - Tarun Shanker -
These Vicious Masks #1
Jane Austen e X-men se misturam nessa eletrizante aventura de romance paranormal que se passa na Londres Vitoriana.
Inglaterra, 1882. Evelyn está entediada pela sociedade e suas expectativas. Quando sua amada irmã Rose, desaparece misteriosamente, ela ignora as ordens de seus pais e viaja para Londres para encontrá-la, acompanhada do arrojado Mr. Kent. Mas eles não são os únicos procurando por Rose. O solitário e recluso Sebastian Braddock também está procurando por ela, e declarando que as duas irmãs possuem poderes especiais de cura. Evelyn está convencida que Sebastian deve estar louco, até ela descobrir que esses estranhos contos sobre pessoas extraordinárias, são verdadeiros, e que sua irmã pode estar num perigo ainda maior do que ela temia.

---> Muito curiosa pra essa série também! Principalmente porque na sinopse mencionam dois amores da minha vida, Jane Austen e X-men <3 Esse é o primeiro livro dos autores, e saiu em Fevereiro de 2016, ou seja, novidade fresquinha em steampunk pra quem já leu e ama o gênero. Nenhuma notícia sobre essa publicação no Brasil.

13507512
Kiss of Steel - Bec McMaster - London Steampunk #1

Muitas pessoas evitam o perigoso distrito de Whitechapel. Para Honoria Todd, esse é na verdade o seu céu particular e último lugar seguro, mas a que preço?
Blade é conhecido como mestre dos "rookeries" e ninguém ousa cruzar o caminho dele. Comenta-se que ele enfrentou o exército de Echelon com apenas uma mão, e que desde que ele foi infectado pelo sugador de sangue, ele se tornou ainda mais rápido, forte e quase imortal. Quando Honoria aparece a sua porta, seu tênue controle chega muito perto de se perder. Ela é tão... inocente. Mas ele não viu que sua espinha dorsal é feita de aço e que ela pode ser a única salvação que ele tem procurado.

---> Achei que essa era uma série com uma pegada mais sexy, então fiquei curiosa e acho que tem algumas pessoas do público do blog que gostam bastante também. São cinco livros publicados, e autora ainda está escrevendo um que será lançado ainda em 2016, essa é mais uma das que quero muito ver no Brasil!


Espero que tenham gostado do post, eu adorei descobrir séries novas e já coloquei na minha lista. Em breve aqui no blog todas as resenhas de Protetorado da Sombrinha, fiquem de olho! E deixem nos comentários o que curtiram e o que já leram.


9 comentários :

  1. Oiii, adorei esse post. Comecei a me interessar pelo steampunk quando li Alma?, e acabou se tornado meu queridinho. Algumas outras séries mencionadas eu ouvi falar, mas não li. E, depois desse post fiquei curiosa e com vontade de ler os que não saíram aqui no Brasil. Obrigada pelas dicas 😉

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostei do post, ainda não conhecia esse nome Steampunk nem sabia sobre o que era por isso achei bem interessante e já li Anjo Mecânica pois já deu para ter uma ideia e quero muito ler O Protetorado da Sombrinha que é uma serie que está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada do gênero e o primeiro será O Protetorado da Sombrinha. Preciso ler algo da Cassandra e pode ser que seja essa trilogia ;) sempre tive vontade de ler Dearly Departed, pena que não teve o terceiro livro. Uma coisa em comum nos livros são as capas lindas ♥ todas são muito bonitas.

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Eu ainda não li nada desse gênero... Mas "O Protetorado da Sombrinha" me atrai bastante... As capas são fantásticas e espero poder ler em breve...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Uaal! Adorei!!! Não li nenhum gênero assim, fiquei curiosa! Parabéns pela resenha perfeita! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carla!!

    Eu não conhecia tantos livros do gênero assim, mas Corte do Ar e Alma? já estão na minha lista para serem lidos. Estou muito animada com algumas resenhas que li sobre eles.

    A trilogia Peças Infernais é maravilhosa e eu fiquei completamente apaixonada pela escrita da Cassandra Clare por causa desses livros.
    Muito bom mesmo.

    Adorei o post!

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto do tema, mas recentemente li A Corte do Ar e foi um sofrimento a leitura que não fluía, e que mto diz e pouco explica...
    Tem vários citados que estão na minha lista de compras...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.