Resenha: [Star Wars] Estrelas Perdidas - Claudia Gray

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016


Título: Star Wars - Estrelas Perdidas
Autora: Claudia Gray
Classificação: 4.6 (Skoob)
Páginas: 446
Editora: Seguinte
Gênero: Young Adult, Ficção


Ciena Ree e Thane Kyrell, nativos do planeta Jelucan, se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: Entrar para a academia e pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, eles focam seu tempo em treinar para serem os melhores, mais inteligentes e definitivamente excelentes pilotos, para conseguir servir ao Império da melhor forma possível.

"O poder da frota imperial era maior que o de qualquer outra força de combate em toda a história. Observar as naves voando numa formação precisa lá no alto e nunca se desviarem das rotas prescritas emocionava Ciena profundamente."

Somos apresentados à dois personagens totalmente cativantes, leais, e que possuem uma força de vontade imensa em alcançar seus objetivos, que acreditam que o Império está trazendo ordem e organização para toda a bagunça que a antiga república havia causado.

Todos deveriam amar o Imperador Palpatine. Todos diziam que ele era a pessoa mais corajosa e inteligente da galáxia, que era ele quem havia trazido a ordem depois do caos das Guerras Clônicas.

Ciena vivia nos vales de Jelucan, com sua família humilde e batalhadora que lhe criara com muito amor. Thane já era de uma classe social elevada, mas que não possuía nenhuma relação afetiva com sua família, que só pensava em riquezas e nunca lhe dava atenção. Desde quando se conheceram quando crianças, se conectaram pelo simples motivo de possuírem o mesmo sonho, e juntos eles conseguem ingressar na academia, e manterem aquela conexão criada desde os oito anos de idade. A maneira como ela respondia à pilotagem de Thane e a maneira como ele respondia à dela não exigiam reflexão. Era instintivo. Aqueles incontáveis dias voando pelos vales de Jelucan haviam ensinado ambos a se comunicar sem palavras.


A amizade dos dois aos poucos se transforma em algo mais. É um romance que acontece naturalmente, que é inevitável, e que ao decorrer do tempo, tanto Ciena, quanto Thane começam a perceber que o que existe entre eles é mais do que ser melhores amigos, eles são o porto seguro um do outro. No entanto, quando oficialmente começam a fazer parte das tropas imperiais, e presenciar algumas atrocidades causadas pelo Império e pela Aliança Rebelde, Thane e Ciena terão sua lealdade testada, e as diferenças políticas irão afastar seus caminhos em lados opostos da guerra galáctica. Vidas serão perdidas durante essa rebelião, e elas serão o estopim para as escolhas que Thane e Ciena irão tomar. 

Este é um livro bem escrito, que flui bem e não é nem um pouco cansativo. Tem um enredo que é empolgante, e que leva o leitor a conhecer melhor, como é se preparar para ingressar no Império, seguir um juramento, manter uma amizade acima de todos os obstáculos e cumprir seus deveres com moralidade. Todo o período de preparação para entrar na academia e até quando se tornam militares, são muito bem retratados e detalhados por Claudia Gray.

Estrelas Perdidas tem uma narrativa em terceira pessoa, que aborda através dos pontos de vista de Ciena e Thane, os principais acontecimentos desde que a Rebelião surgiu até a queda do Império Galáctico, liderado pelo Imperador Palpatine. Os eventos que a autora Claudia Gray descreve, são absolutamente interessantes e originais, e passam na cronologia dos filmes, (episódio VI - O retorno de Jedi) mas com foco nos personagens criados pela autora.

Esse livro definitivamente entrou na minha lista de preferidos. Não pense que esse livro tem foco totalmente em um romance ambientado no universo de Star Wars, porque não é, o lado político é tão bem desenvolvido, que você sabe realmente o que é estar em dois lados de uma guerra. E é uma leitura recomendada para quem já é fã, e também para aqueles que se interessam pelo universo e não estão familiarizados com a saga. Para aqueles que já apreciam Star Wars, alguns personagens já famosos serão mencionados, como: Leia, Luke Skywalker, Darth Vader, entre outros, mas nada que faça um iniciante se sentir perdido ou fora do contexto. 

Você vai encontrar em Estrelas Perdidas, um romance épico, a questão da ambiguidade moral e da honra (no que diz respeito ao serviço do Império), amizade verdadeira, lealdade e claro, você vai ansiar pela Força. Vai conhecer a  perspectiva de dois personagens muito bem criados, divertidos e carismáticos. 
"[...] a Força tem por hábito reunir as pessoas na hora certa."

29 comentários :

  1. Oi, Mih! Tudo legal?

    Puxa, Star Wars! Uau!!!
    Tenho que ler urgente! ;)
    Adorei as fotografias! Um luxo! Parabéns! ;)

    Beijos!
    Participe do "Carnaval com Livros" no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que li sobre Star Wars foram os livros do Darth Vader e seu filhos. Tenho lido muitas resenhas referentes a esta saga, e uma melhor que a outra. Este também me interessou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oii...poxa nunca li sobre Star Wars...Não conheço mto...Mais li mtos comentários sobre, tdo mundo flando super bem....Apesar d não ser um gênero q eu curto ler...quem sabe um dia em interesso...Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Star Wars sempre é ótimo de se ver e ler, incrível como uma história pode ter tantas vertentes e tantos pontos de vista.
    Tem vários livros de Star Wars que eu estou doido para comprar e este é mais um que entrou na lista.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro Star Wars! Tenho vários livros, e uma lista extensa ainda. Adorei a resenha! Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Bem.. sou suspeita para comentar sobre Star Wars!! Amo os filmes, mas admito nunca li os livros.. (Nem sabia que existiam até pouco tempo hehe XD)
    Gostei muito da história deste livro, gosto de livros de romance e unir isso ao universo de star wars é uma combinação perfeita!! *-*
    Mih parabéns pela resenha e pela fotos!! haha Adorei

    ResponderExcluir
  7. Bem.. sou suspeita para comentar sobre Star Wars!! Amo os filmes, mas admito nunca li os livros.. (Nem sabia que existiam até pouco tempo hehe XD)
    Gostei muito da história deste livro, gosto de livros de romance e unir isso ao universo de star wars é uma combinação perfeita!! *-*
    Mih parabéns pela resenha e pela fotos!! haha Adorei

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti aos filmes de star wars e nunca li nenhum livro relacionado, porém tenho muita curiosidade! Já estou combinando de quando ficar de férias, fazer maratona dos filmes e de alguns livros rsrsrs. Adorei a resenha e, com certeza, já coloquei na minha lista de desejados!
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mih, sobre o universo de Star Wars só li os livros que foram publicados pela Editora Aleph, por isso morro de curiosdade em conferir os que foram lançados pela Seguinte. E depois de ler sua resenha, me senti ainda mais motivada para fazer a leitura. Adorei o fato de expor romance junto as cenas mais complexas também.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  10. Oiê tudo bem?
    Eu, acredite ou não, nunca li ou vi nada sobre Star Wars, mas estou querendo mudar e começar por essa série que está tão bem falada pelos blogueiros que eu vejo por aê. Acho o que a história me aguarda bem interesante e você simplismente amou rsrs. Só me deixou mais curiosos para ler rsrs. Até masi vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Oi Mih, eu não manjava nada de Star Wars até este livro cair nas minhas mãos e eu me deparar com uma história muito bem escrita e viciante. Adorei o livro e depois que conclui, corri para os filmes e me senti uma nerdona enquanto assistia, mas uma nerdona feliz!!!
    Como você bem ressaltou na resenha, a questão política da história é o ponto alto da trama!!!
    Amei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie Mih.
    Amei esse livro também, apesar de fã de Star Wars e de também ser meio suspeita, eu amei demais esse livro, tudo nele grita referências e o casal... quero uma continuação para saber como as coisas se desenrolam para o lado deles, sem mais.
    Ótima resenha.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Olá Mih,
    Fiquei muito feliz em saber que o livro não é cansativo, pois essa é a primeira impressão que tenho ao pensar em livros escritos com base no universo de Star Wars. Outra coisa que me agradou é o fato de encontrarmos um romance épico, coisa que não esperava.
    Pelo visto, a autora fez um bom trabalho nessa história e isso me animou para ler logo. Já anotei a dica e espero curtir a leitura.
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, leia sem medo de se arrepender. É um ótimo livro, mesmo que para alguns, se passar no universo Star Wars faça desanimar. Pelo contrário, vai fazer você gostar mais. :)

      Excluir
  14. Oiee ^^
    Que bom que você gostou do livro, e que foi uma das melhores leituras do ano \0/ mas eu não o leria. Não gosto muito de Star Wars...hehe' simplesmente é algo que eu não tenho a mínima vontade de conhecer, por mais que conheça muita gente que curte e é fã. Parece ser um livro complexo também.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Dryh :/
      Para quem gosta de ficção (com romance), realmente é um excelente livro.

      Excluir
  15. Adorei sua resenha!! Nunca li nada sobre o universo Star Wars, apesar de gostar dos filmes. Provavelmente irei começar por esse, que me chamou muita atenção! Sem contar que só leio críticas positivas sobre ele :D Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem??

    Adorei sua resenha, super me cativou! Assim como eu acho que o livro também vai. Só pelo fato de ter entrado pra lista de favoritos, já é um grande ponto. Amei as fotos, ficaram lindas ilustrando a resenha :) parabéns

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu li esse livro Estrelas Perdidas, e gostei bastante da trama proposta pela autora. Confesso que fiquei bem angustiada com os dois personagens, e não imaginava como seria o final. É um ótimo livro, que todos deveriam ler.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei querendo mais livros ambientados no universo de Star Wars escrito pela autora. O final deixou gostinho de quero mais.
      :)

      Excluir
  18. Olha eu nunca li nada a respeito ou desse gênero nem mesmo o filme eu já cheguei assistir,não foi aqui desespero por ler ou assistir,mas tbm não será algo descartável,com certeza vou dar alguma atenção para ele,adorei as fotos e a resenha.
    Bjo Bjo!

    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  19. Oi *--*

    Sabe que nunca nem ao menos assisti os filme da saga? Pois é. Sempre que penso neles vem uma baita preguiça e saber que em nenhum momento a leitura ficou cansativa me deixou cuiosa aind amais por ter um romance épico <3

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Stefani, não faz isso. Não deixa o tempo passar pra conhecer mais de Star Wars rsrsr. Quando ver, vai adorar e vai pensar "porque eu não vi/li antes" =D

      Excluir
  20. Olá lindona,

    Você gosta de Rock <3 <3 <3
    Sou louca apaixonada por Star Wars e já estou adquirindo aos poucos todos os livros da série lançados pela Aleph para que eu leia todos em sequência sem faltar nenhum e adore esse aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ♥ Leia simmm. E compre mesmo, todos da Aleph. São lindos!

      Excluir
  21. Olá,
    Eu fiquei bastante curiosa para ler esse livro assim que vi o lançamento. Eu sou muito fã de Star Wars e quando vi que seriam lançados vários livros, fiquei louca para comprar, incluindo esse. Gostei de saber mais sobre ele porque me deixou com mais vontade de ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca li nenhum livro de Star Wars! Eu amo a série de filmes, mas livros eu sempre me perco na cronologia deles. Nunca sei por qual livro começar. Pra min é muito confuso. Mas como sou muito fã vou dar uma chace para os livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, assim como falei na resenha. Esse é um livro que não é necessário ter lido nenhum outro antes. Porque ele é único. Nem mesmo ter assistido aos filmes. Mas já que você é uma fã da franquia, vai acabar reconhecendo o tempo cronológico dos eventos narrados no livro, que se encaixam entre os episódios.

      Espero que leia, e goste assim como eu. :)

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.