Resenha: A Escola do Bem e do Mal - Soman Chainani

domingo, 24 de janeiro de 2016


Título: A Escola do Bem e do Mal - Escola do Bem e do Mal #01
Autor: Soman Chainani
Classificação: 4.1 (Skoob)
Páginas: 352
Editora: Gutenberg
Gênero: Fantasia; Infantojuvenil


Olá, Leitores.
A Escola do bem é para formar Princesas, Príncipes e Heróis, já a Escola do Mal e para formar os vilões. Todo Conto de Fadas conta com essas duas categorias, você gostaria de ir para essa escola e estudar para qual posição?



Na Floresta Primitiva
Há duas torres erguidas
Na Escola do Bem e do Mal,
A Pureza e a Malícia.
Quem nelas ingressar
Não tem como escapar
Se um Conto de Fadas
Não vivenciar.

De quatro em quatro anos dois jovens da cidade de Gavaldon são recrutados/raptados para a Escola do Bem e do Mal, depois de levados esses jovens nunca mais retornam. Algumas pessoas acreditam que eles são levados para viverem um Conto de Fadas, as vezes em alguns livros que as crianças dessa cidade leem alguns desses príncipes, princesas ou vilões se parecem com jovens que já foram levados. 

Sophie acredita fielmente que é uma princesa e que precisa ser levada para a Escola e viver seu Conto de Fadas. Ela é linda, uma moça que se encaixa perfeitamente nas características de uma princesa. Longos cabelos loiros, pele perfeita e sempre está fazendo o bem por onde passa. Sua boa ação do momento é ser a melhor amiga da estranha da cidade. Agatha vive no cemitério com sua mãe, não possui amigos, sempre se veste de preto e seu cabelo é curto, preto e ensebado. Uma verdadeira bruxa, mas ao contrário de Sophie ela não acredita nos Conto de Fadas.

"Nós achamos que sabemos de que lado estamos", disse, no teatro silencioso. "Achamos que sabemos quem somos. Separamos a vida entre o Bem e o Mal, o belo e o feio, a princesa e a bruxa, o certo e o errado."
Ela olhou para o menino-fada mordedor.
"Mas e se existirem coisas no meio?"

A cidade inteira estava reunida na praça tentando proteger seus jovens de serem raptados para a Escola, todas as crianças acima de 12 anos já estavam aptas a serem levadas. Sophie e Agatha estavam com 14 anos. Enquanto tudo que uma queria era ir para a escola a outra não podia acreditar em nenhum desses contos de fadas, mas o Diretor da escola já as tinham selecionados. As duas são levadas para a escola e cada qual colocada no grupo em que sua personalidade mais se assemelhava. 


A partir desse momento nossa história/Conto de Fadas começa a tomar forma. A maioria dos alunos da escola são filhos de pessoas que já participaram de Contos de Fadas, Sophie e Agatha são chamadas de leitoras. Existem duas torres no terreno da escola, a Torre do Bem onde seus habitantes são chamados de Sempre, com aulas de: Embelezamento, Etiqueta para princesas, Comunicação com animais entre outras, já na Torre do Mal os habitantes são chamados de Nunca e com aulas de: Enfeiamento, Treinamento para corcunda, Maldições, Armadilhas mortais...

Uma Bruxa e uma Princesa não podem ser amigas, será que no meio disso tudo Sophie e Agatha conseguirão manter sua amizade? Conheceremos também o príncipe Tredos, filho do Rei Arthur. Ele não quer cometer os mesmos erros de seu pai e quer escolher bem sua princesa. A rixa entre os Nunca e os Sempre não tem fim, Sophie quer seu Felizes para Sempre na escola e Agatha acredita que o seu Felizes para Sempre é retornando para a cidade de Gavaldon.

Eu gostei bastante da leitura, o livro é escrito em terceira pessoa, conseguimos saber o que acontece com todos os personagens e quais são seus desejos mais íntimos, conhecemos realmente se os corações dos nossos protagonistas são Puros para o lado do Bem ou para o do Mal. 
"Você não é do Mal, Sophie", respondeu Agatha, tocando seu rosto decomposto. "Você é humana."
Uma pessoa havia me falado que tinha odiado essa leitura, eu confesso que fiquei com um pé atrás quando comecei o livro, mas a obra conseguiu suprir as minhas expectativas. O Beijo do Amor Verdadeiro me surpreendeu e eu estou bem animada quanto a leitura do próximo exemplar. O segundo livro - Um Mundo Sem Príncipes - já foi lançado no Brasil e eu não sei quando o terceiro será lançado.

Essa foi minha leitura de Janeiro do Desafio I Dare You, sempre quando penso em férias penso em aventura e Sophie e Agatha me levaram para conhecer uma maravilhosa, um verdadeiro Conto de Fadas.

Termino por aqui e deixo minha Quote favorita do livro e as capas dos próximos exemplares.
"Ninguém disse que você é má, Agatha", Sophie suspirou. "Você é apenas diferente."
Agatha espremeu os olhos."Diferente, como?"
"Bem, pra começar, você só veste preto."
"Porque não suja."
"Você não sai de casa."
"Lá ninguém fica me olhando."
"No concurso Crie um Conto, a sua história terminou com Branca de Neve sendo devorada por abutres e e a Cinderela se afogando na banheira."
"Achei que era um final melhor."
"Você me deu um sapo morto de de aniversário."
"Para lembrar que todos nós morremos e acabamos podres embaixo da terra, comidos por minhocas, e que devemos aproveitar nossos aniversários enquanto ainda temos tempo. Achei atencioso,"
"Agahta, você se vestiu de noiva no Halloween."
"Casamentos são assustadores."
  

11 comentários :

  1. Que gracinha de capa, as outras também. E que estante MARAVILHOSA!!!! Não consigo não ficar reparando nessas coisas.. Adorei o quote, além do final da cinderela e da branca no conto da Agatha. Parece ser um livro bem leve e gostoso de ler. Admito que algumas aulas na torre do mal parecem ser bem mais legais haha

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa bem fofa e sinopse quando li, logo chamou minha atenção. Infelizmente não tenho, mas é um livro que quero ter!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As capas representaram bem seu núcleo, acredito eu. São um encanto!
    Achei a resenha maravilhosa e eu não poderia deixar de acrescentar mais este livro em minha lista de desejados, que só cresce.
    Sempre fui apaixonada por contos de fadas e seus finais felizes, e saber como os príncipes, princesas e vilões são formados muito me intrigou a descobrir. Espero ler em breve!
    Bjs, Paula!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da capa desse livro e dos próximos também. Achei a história bem divertida embora seja o confronto entre o bem e o mal, no melhor sentido da palavra. Bruxa e fada serem amigas. Nos contos de fada tudo é possível. O quote que vc escolheu me deu uma vontade enorme de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não conhecia esse livro, gostei muito da sinopse e da resenha ele parece ser um livro bem interessante já coloquei na minha lista de leitura bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não é meu tipo de livro, mas já adorei a Agatha e leria só pela sua personagem. Essa quote é ótima. Fiquei curiosa pra saber o que existe no meio. As capas são uma graça.

    ResponderExcluir
  7. Gente, amei esse quote! Agatha me representou e muito hahhahahah
    Eu queria ler esse livro, mas, como você, vi muitas resenhas negativas e fiquei com um pé atrás. Acho que vou dar uma chance.
    Essa história me lembrou muito o filme Descendentes, da Disney.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Saudações Lady Paula,
    Eu tenho o livro na prateleira, já comecei a leitura 3 vezes e não engatei em nenhuma! E o livro tem todos os elementos que me conquistariam - em teoria -.
    Espero conseguir terminar, em algum momento da vida!


    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queens Castle


    Alice no País das Armadilhas
    A Chama da Esperança

    ResponderExcluir
  9. Paula!
    Além da capa ser linda, gostei da história toda, principalmente porque tem bruxa, conto de fadas, etc...
    Não li ainda, mas pretendo.
    “ Educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado.” (Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser bem interessante, contudo não é o tipo de história que me atrai. Mas é uma ótima pedida pra quem gosta do gênero!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula!
    Adoro livros de fantasia e se tiver um pouco de Contos de fadas, gosto mais ainda. Só li resenhas boas sobre "A Escola do bem e do mal" e estou com muita vontade de ler. Comigo também acontece de gostar de um livro que outra pessoa falou "mal".
    Sei que a maioria já comentou, mas a capa é linda! Adorei sua estante.
    Beijos

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.