Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

sábado, 12 de dezembro de 2015


Título: Dez coisas que aprendi sobre o amor
Autora: Sarah Butler
Classificação: 3.7 [Skoob]
Páginas: 256
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Alice é uma mulher que gosta de ser livre, sendo feliz viajando e estando o mais longe possível de casa, pois não reconhece mais sua família, que traz muitas memórias de sua mãe que morreu, quando ela era mais jovem. Mas agora ela precisa voltar para Londres, porque seu pai está doente, e suas irmãs insistiram que ela viesse para passar mais um tempo com ele. E partir daí vamos conhecer cada mínimo sentimento de Alice, em relação a cada membro da família, e o fato da sua volta sempre trazer mais lembranças de sua mãe.


Daniel é um mendigo, que vaga pelas ruas de Londres, sempre procurando por "Ela", uma pessoa que ele nunca conheceu, mas que tem várias coisas a dizer e explicar. Durante a história iremos conhecer mais sobre ele, seu passado e seu presente, e a busca constante por sua filha que não sabe da existência dele.

O livro é dividido em partes com narração de Daniel e partes de Alice, cada início de capítulo descobrimos "Dez coisas" sobre eles, "Dez coisas que não fariam", "Dez motivos para...", "Dez coisas sobre alguém...", e durante esses capítulos os personagens conversam com nós. Os dois tem vários pontos em comum, além das listas citadas acima, como uma paixão por coisas minimalistas, mas que tem detalhes que ninguém nunca percebe,  que achei particularmente bem interessante. Também nos deparamos com a carga de diversos sentimentos que cada um carrega, principalmente a culpa, a perda e a necessidade de um  segunda chance.

Eu  tive um certo problema com o tipo de narração, pois essa interação criada pela autora faz parecer que já conhecemos a história toda, e isso me confundiu, e as vezes ficava perdida no enredo. O tempo todo queremos descobrir qual a conexão dos personagens principais, e a cada capítulo temos um pedaço da história de cada um. Conhecemos muito de Londres por causa de Daniel, que vai nos dizendo nomes de ruas e locais na cidade e o sentimento para cada lugar que já pisou. Ficamos com um final aberto, onde cada um pode imaginar o que vai acontecer dali pra frente, e sinceramente um pouco surpreendente, pois aquilo eu não imaginaria que a autora iria colocar. 


Talvez por não ser o meu estilo preferido de livro, a história não me conquistou, não sou muito de ler dramas, ou livros com foco em história familiar, para isso a autora (o) tem que me convencer muito, o que não foi o caso. Indico para quem gosta do estilo, e de uma escrita bem detalhista e densa, onde para entender o personagem não damos de cara com aparência das coisas, e sim como eles se sentem em relação a tudo.


26 comentários :

  1. Oi, Nik!
    Gostei muito da sua resenha. Mesmo que você não tenha gostado do livro, destacou os lados positivos.
    Também não é meu tipo preferido de leitura. Então, vou passar a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Luiza, não meu gênero preferido mas talvez algumas pessoas gostem mais!

      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  2. Nik, apesar de muitos leitores terem feito muitos elogios á obra, também não me sentir atraída para ler. Talvez seja porque seu enredo não me surpreendeu, e por saber que você ficou perdida na história, tudo se confirmou. Enfim, não pretendo ir atrás do livro, mas talvez um dia eu sinta interesse em lê-lo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que pude ajudar com o enredo que o livro traz para você!

      Excluir
  3. Que capa maravilhosa!! E o título me chamou bastante a atenção. Adorei essa parte das listinhas, gosto quando encontro coisas diferentes nos livros, além do mais, a história parece ser bem diferente do que eu estou acostumada a ler. Tenho um sério problema de ler uma resenha e já querer ler o livro todo desesperadamente e isso aconteceu bem agora!!
    xx owamandab@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler Amanda, já que gostou tanto! o livro é bem surpreendente.

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  4. Oi, Nik!
    Gostei muito da resenha e fiquei bastante interessada no livro. Acho que me dou melhor com histórias desse tipo do que você, já que disse que não é muito do seu feitio :/
    PS: Achei essa capa linda e a diagramação parece ótima também.
    Beijo.

    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito meu estilo ler drama familiar ou algo do tipo. Mas já que você curte, com certeza irá gostar do livro!
      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  5. Gosto de uma escrita detalhista, mas acho que assim como você também ficaria perdida. E quando a gente não gosta muito do estilo do livro e não se identifica com a escrita fica difícil analisar. Mesmo assim estou com vontade de lê-lo.
    Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se interessou fico feliz se ler e gostar do livro! Não era muito meu gênero por isso não curti muito :)

      Excluir
  6. Gostei da tua resenha mas no momento não tenho interesse em ler o livro embora seja de um dos generos que eu mais goste.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nik, tudo bem? Já li os primeiros capítulos do livro e quero muito terminar! Eu amei o começo e as listas me deixaram ainda mais curiosa quanto ao que aconteceria a seguir... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que quando finalizar tenha gostado do desfecho!

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  8. Confesso que no momento esse tipo de leitura eu passo, quem sabe em um futuro eu não o leia.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que tenho um problema sério com finais abertos, então acho que isso me incomodaria nessa leitura. E isso de idas e vindas confunde mesmo, tem que estar super atento para não se perder. Acho que esse eu vou acabar passando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não curto muito finais abertos Cecília, e também é um gênero que não leio muito.

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  10. Oi!
    O livro tem uma boa historia e achei diferente pois mostra a relação de pai e filha mas não é o tipo de leitura que gosto de fazer, ainda mais sendo uma leitura detalhista que me incomoda muito e com uma final em aberto !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter esclarecido os pontos do livro. :)

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  11. Estava doida pra ler esse livro, mas depois de ler sua resenha perdi um pouco a vontade e ele ja saiu da minha lista de prioridades, não gosto de livros que ficam com o final aberto, gosto de finais completos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samira, qunado estiver numa vibe de ler livros do estilo, volte ele pra su lista de leitura, talvez você goste.

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
    2. Comprei esse livro recentemente! Obrigada pela dica!

      Excluir
    3. De nada miga!!! depois que ler comenta o que achou aqui!

      bjs bjs

      Excluir
  12. O livro parece conter uma estória muito comovente!! Gosto de livros que nos fazem refletir sobre alguma coisa, pois às vezes somos meios relapsos!! Poderia arriscar um palpite em relação ao final do livro, mas deixa pra lá!! Posso errar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao é uma boa se você tiver a oportunidade de ler, com certeza irá gostar, já que curte o estilo.

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.